Piloto da Semana: GP do Brasil – 17/11/2015

Nico Rosberg

Nome: Nico Erik Rosberg. Nascimento: 27 de junho de 1985, em Wiesbaden, Alemanha. Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula BMW Alemã (2002); Campeão da GP2 (2005).

Nico Rosberg conquistou sua segunda vitória consecutiva na Fórmula 1, batendo confortavelmente seu companheiro de equipe na Mercedes, Lewis Hamilton, no GP do Brasil.

O pole Rosberg cortou a frente de Hamilton quando os dois se aproximaram do S do Senna na largada, defendendo agressivamente sua posição e controlando a corrida a partir daí.

O tricampeão mundial perguntou à equipe se sua estratégia poderia ser modificada para lhe dar uma chance de bater Rosberg, mas o britânico acabou fazendo as mesmas três paradas de seu companheiro e cruzou a linha de chegada 7.7s atrás.

A quinta vitória de Rosberg na temporada lhe garantiu a segunda colocação no campeonato de pilotos, já que seu principal rival, Sebastian Vettel (Ferrari), terminou apenas em terceiro.

Foi uma prova sem grandes emoções, com a pequena ameaça de chuva nos estágios finais não se concretizando e somente os carros de Mercedes e Ferrari chegando na mesma volta.

Nico Rosberg começou sua carreira no kart em 1996, aos 10 anos de idade. Anos depois, atuou ao lado daquele que hoje é o seu maior rival na Fórmula 1: Lewis Hamilton. Já nos monopostos, foi campeão da F-BMW Alemã em 2002, atuou de Fórmula 3 entre 2003 e 2004, e foi o primeiro campeão da história da GP2 em 2005.

A estreia na F1 foi no ano seguinte, pela Williams, na qual fez a volta mais rápida em sua primeira corrida, no Bahrain. Com as limitações de equipamento, não conseguiu mais do que pódios ocasionais até 2009, dois em 2008. Foi respectivamente 17º, 9º, 13º e 7º nos campeonatos.

Em 2010 foi para a nova equipe Mercedes, ao lado da lenda Michael Schumacher, que retornava depois de três anos parado. Sempre foi mais rápido do que o compatriota e obteve a primeira pole position e vitória dele e da equipe em 2012, no GP da China.  No ano seguinte, passou a ter Hamilton como companheiro, vencendo dois GPs e obtendo três poles. Até então, foram mais dois sétimos e um nono lugar nos campeonatos.

Desde 2014 a Mercedes é dominante e a briga pelas vitórias e pelo título é interna. No ano passado, o alemão faturou cinco provas (Austrália, Mônaco, Áustria, Alemanha e Brasil) e 11 poles, ficando com o vice-campeonato após disputa ferrenha com Hamilton até a última etapa. Neste ano o desempenho está sendo um pouco mais tímido, pois o título foi definido em favor do inglês com três corridas de antecedência. Mesmo assim, Rosberg tem cinco vitórias (Espanha, Mônaco, Áustria, México e Brasil) e seis poles, cinco seguidas. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Nico Rosberg (F1) obteve a vitória entre os internautas com 52% dos votos. Dale Earnhardt Jr. (NASCAR) ficou na segunda posição com 14% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.