Piloto da Semana: GP da Alemanha – 03/08/2016

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Três vezes campeão da F1 (2008, 2014 e 2015).

Lewis Hamilton, da Mercedes, ampliou sua vantagem na pontuação antes das férias de verão da Fórmula 1 com uma vitória dominante no GP da Alemanha em Hockenheim.

O atual campeão mundial tirou proveito da má largada do pole position e companheiro de equipe Nico Rosberg para assumir a liderança antes da curva 1 e controlou a corrida. Foi o sexto triunfo de Hamilton em sete etapas; agora, ele tem 19 pontos de vantagem sobre Rosberg.

Daniel Ricciardo, da Red Bull, garantiu a segunda colocação, 6.9s atrás, com seu companheiro Max Verstappen completando o pódio em terceiro.

Rosberg largou mal e caiu para quarto, enquanto Verstappen passou Ricciardo por fora na curva 1 para ficar em segundo atrás do líder Hamilton.

Na primeira rodada de pit-stops, Mercedes e Red Bull separaram as estratégias, com Rosberg e Verstappen colocando os pneus supermacios e Hamilton e Ricciardo recebendo os macios. Contudo, todos eles acabaram fazendo três paradas.

Verstappen enfrentou dificuldades com aquela borracha, permitindo que Rosberg reduzisse a diferença e então parasse cedo para tentar retornar à frente. A Red Bull reagiu e também chamou o holandês; ele voltou à frente, mas Rosberg pegou o vácuo na reta antes do hairpin.

O alemão mergulhou por dentro, com Verstappen se movimentando na zona de freada antes de lhe dar um pouco de espaço. Rosberg entrou forte demais na curva, empurrando Verstappen para fora. Depois de uma investigação, o piloto da Mercedes recebeu uma punição de 5s.

Hamilton e Ricciardo ficaram mais tempo na pista antes de suas segundas paradas e colocaram os supermacios. Verstappen e Rosberg haviam saído com os macios.

Isso ajudou Ricciardo a ultrapassar Verstappen, e quando ele colocou outro jogo de supermacios no último pit-stop e Hamilton voltou aos macios, o australiano foi em busca da vitória. Porém, Hamilton tinha sobras, aumentando seu ritmo quando era necessário para se manter à frente e vencer mais uma vez.

Rosberg aparentemente foi segurado por mais de 5s em sua última parada e retornou em quarto, perdendo todas as esperanças de subir ao pódio.

Após seis anos e um título na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e já no segundo foi campeão ao obter sete poles e 11 vitórias nas 17 etapas iniciais: Malásia, Bahrain, China, Espanha, Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão, Rússia, Estados Unidos e Abu Dhabi.

Em 2015, o domínio foi ainda maior. Em 19 etapas, foram 11 poles e dez vitórias (Austrália, China, Bahrain, Canadá, Inglaterra, Bélgica, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos). O tri foi confirmado com três provas de antecipação. O ano de 2016 não começou bem, mas Lewis Hamilton já está em plena recuperação, tendo vencido as provas de Mônaco, Canadá, Áustria, Inglaterra, Hungria e Alemanha. Já é líder do campeonato, e a briga pelo quarto título é uma realidade. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 35% dos votos. Daniel Ricciardo (F1) ficou na segunda posição com 32% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt – www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.