Piloto da Semana: Fórmula Indy – Etapa de Sonoma – 21/09/2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 às 16:58
Simon Pagenaud

Simon Pagenaud

Nome: Simon Pagenaud. Nascimento: 18 de maio de 1984, em Poitiers (França). Equipe: Team Penske/Chevrolet (F-Indy). Títulos: Campeão da Fórmula Atlantic (2006); Campeão da Fórmula Indy (2016).

Simon Pagenaud tornou-se neste domingo o mais novo campeão da Fórmula Indy. E foi de forma incontestável, já que chegou à 16ª e última etapa em Sonoma como líder do campeonato, e venceu a corrida, sua quinta vitória no ano.

O francês, em seu segundo ano de Penske, largou na pole position e liderou praticamente toda a prova. Só perdeu a liderança momentaneamente após suas paradas nos boxes, especialmente entre a 63ª e a 70ª volta, para Hélio Castroneves.

O brasileiro da Penske adotou uma tática diferente. Segundo no início da prova, caiu para terceiro após o primeiro pit stop, atrás de Will Power (Penske). Com isso, resolveu antecipar sua segunda parada e fez quatro no total.

Hélio voltou em oitavo na 70ª das 85 voltas, passou Marco Andretti (Andretti) na 73ª mas não conseguiu superar Josef Newgarden (Carpenter), ficando em sétimo. Enquanto isso, Power teve problema de câmbio na 36ª volta, provocando a única bandeira amarela da prova e decidindo ali o título em favor de Pagenaud.

No duelo pelo vice-campeonato, Power levou a melhor sobre Castroneves. Já pela vitória, Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan) foi o adversário de Pagenaud nas voltas finais: pressionou mas não conseguiu passar, terminando em segundo.

Juan Pablo Montoya (Penske), que perdeu o lugar para Rahal no segundo pit, fechou o pódio em terceiro. Atrás dele ficaram dois carros da Andretti: Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay. Tony Kanaan (Ganassi) foi 13º após ter rodado na primeira volta, e Scott Dixon (Ganassi) 17º devido a uma troca de capacete.

Simon Pagenaud foi campeão da Fórmula Atlantic em 2006 e no ano seguinte estreou na Champ Car, último ano da cisão da Fórmula Indy. Nas temporadas seguintes disputou a American Le Mans Series, ao lado de Gil de Ferran, tendo como seu melhor resultado o vice-campeonato na classe LMP2 em 2009. Também participou das 24 Horas de Le Mans, e em 2011 foi segundo colocado na prova com um Peugeot.

A estreia na Indy se deu em 2011, disputando três corridas pelas equipes Dreyer & Reinbold e HVM Racing. No ano seguinte, já pela equipe de Sam Schmidt, foi quinto colocado no campeonato, sendo terceiro em 2013 e quinto de novo em 2014. Foram quatro vitórias, resultado que o levou para a Penske em 2015. O primeiro ano foi de fracos resultados, mas no segundo foi dominante, com cinco vitórias (Long Beach, Barber, Indianápolis, Mid-Ohio e Sonoma) e seis poles. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Simon Pagenaud (F-Indy) obteve a vitória entre os internautas com 31% dos votos.Nico Rosberg (F1) ficou na segunda posição com 28% dos votos.

Texto: Eduardo Behling – www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.