Piloto da Semana: Fórmula Indy – Etapa de Milwaukee – 15/07/2015

quarta-feira, 15 de julho de 2015 às 16:21

Hélio Castroneves

Nome: Hélio Castroneves. Nascimento: 10 de maio de 1975, em Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil). Equipe: Team Penske (Formula Indy). Títulos: Campeão Brasileiro de Kart (1989); Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002 e 2009).

Sebastien Bourdais (KV) andou forte para vencer a 12ª etapa da Fórmula Indy, no Milwaukee Mile, segunda vitória dele na temporada. A chave do resultado final foi a decisão do francês de não antecipar seu terceiro pit stop para durante a primeira bandeira amarela, ao contrário do que fizeram os demais líderes.

Na ocasião, Bourdais vinha em terceiro, atrás de Scott Dixon (Ganassi), que liderava desde a segunda parada, e Josef Newgarden (CFH), que largou na pole e liderou até o segundo pit. O piloto da KV assumiu a ponta e, como não precisava economizar combustível, sempre andou bem mais forte que os demais pilotos.

Bourdais assumiu a ponta em definitivo na 188ª das 250 voltas, ao ultrapassar Tony Kanaan (Ganassi). Depois, mesmo parando restando 37 voltas, manteve-se na frente. Seu maior adversário passou a ser Hélio Castroneves (Penske), que fez uma corrida de recuperação após ter largado em último.

O brasileiro, que vinha em segundo atrás do francês, foi beneficiado por uma terceira e última bandeira amarela a 29 voltas do final, causada por estouro do motor Honda de Justin Wilson (Andretti). Castroneves teria que parar nos boxes de qualquer maneira, mas foi acompanhado por vários pilotos, e com isso caiu apenas para quarto.

Após a relargada, Castroneves deixou Ed Carpenter (CFH) e Juan Pablo Montoya (Penske) para trás, mas não conseguiu chegar em Bourdais. Graham Rahal (RLL) conseguiu acompanhar o brasileiro e fechou o pódio em terceiro, seguido por Montoya, ainda líder do campeonato.

Newgarden foi quinto, Kanaan sexto e Dixon sétimo. Os outros causadores de bandeiras amarelas foram James Jakes (Schmidt), que também teve seu motor Honda estourado, e Ryan Briscoe (Schmidt), que andou em segundo no começo da prova, perdeu terreno nos boxes e rodou sozinho na 131ª volta, atingindo um inocente Will Power (Penske).

Castroneves estreou na antiga CART em 1998, após ser vice-campeão na Indy Lights no ano anterior, correndo pela equipe Bettenhausen. Passou para a Hogan em 1999, e desde o ano 2000 está na Penske, a equipe mais tradicional do automobilismo norte-americano. A primeira de suas 28 vitórias aconteceu em Detroit, em 2000. Pela CART venceu seis vezes entre os anos de 2000 e 2001.

Seu primeiro triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis se deu em 2001. No ano seguinte, a Penske e seus pilotos foram de mala e cuia para a Indy Racing League, então categoria rival da CART na época da “desunião” da Indy, que acabou em 2008. Faturou mais duas vezes a mais famosa prova do automobilismo mundial, em 2002 e 2009, algo até mais importante do que vencer os campeonatos nos Estados Unidos.

Hélio sempre foi um piloto de ponta na Formula Indy: disputou títulos, foi vice-campeão em três oportunidades (2002, 2008 e 2013). Só está faltando o título. Quem sabe ele não chega em 2015? Ainda está na briga. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Hélio Castroneves (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 25% dos votos. Sebastien Bourdais (Indy) ficou na segunda posição com 24% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.