Piloto da Semana: Felipe Nasr – GP2 na Áustria – 26/06/2014

quinta-feira, 26 de junho de 2014 às 15:00

Felipe Nasr

Nome: Luiz Felipe de Oliveira Nasr. Nascimento: 21 de agosto de 1992, em Brasília (DF). Equipe: Carlin (GP2). Títulos: Multicampeão no Kart (2000 a 2007); Campeão da Fórmula BMW Europa (2009); Campeão da Fórmula 3 Inglesa (2011).

Felipe Nasr venceu a sétima etapa da GP2 no Red Bull Ring neste sábado (21/06), com o piloto reserva da Williams na Fórmula 1 liderando desde o início após uma super largada. Foi o segundo triunfo de Nasr na categoria, que se deveu em grande parte ao seu arranque incrível da segunda fila para superar o pole Johnny Cecotto Jr. e Jolyon Palmer antes da curva 1.

Apesar de usar o pneu duro no primeiro trecho, ele abriu uma vantagem de 3.7s nas seis primeiras voltas antes de aliviar seu ritmo e então fazer seu pit-stop com três quartos da distância percorridos. Ele voltou na liderança, perseguido por Stoffel Vandoorne, da ART, que utilizou com sucesso uma estratégia oposta de pneus macios/duros para subir de sexto para segundo.

Circuito repleto, tempo espetacular e um ambiente de corrida pra lá de positivo depois da dobradinha da Williams na classificação da F1 com Felipe Massa na pole. Alinhado em 3º lugar, na 2ª fila do grid, Nasr fez uma largada perfeita na Áustria e já pulou na frente para nunca mais perder a ponta até o final das 40 voltas completadas em 52m32s096, com direito, ainda, à volta mais rápida da prova. Com esse resultado Felipe Nasr descontou 17 pontos da liderança de Jolyon Palmer (que largou em 2º e terminou em 5º) e mostrou todo o seu valor em uma pista inédita para a GP2.

“Foi uma vitória perfeita para nós hoje”, disse Felipe “Tudo se encaixou perfeitamente, esquentei bem os pneus antes da largada e levei vantagem sobre aqueles que estavam em volta. Sabia que tinha que manter a posição nas primeiras curvas e levar a nossa estratégia em frente. O carro estava perfeito – uma delícia de guiar e fazia tudo o que eu pedia. Depois foi só prestar atenção no tráfego e fazer uma série de voltas rápidas antes de parar para a troca de pneus”, explicou.

“A equipe me chamou na hora certa, fez uma parada perfeita e eu voltei ainda em 1º O Stoffel Vandoorne que vinha em 2º chegou perto, mas aí com os pneus novos fiz duas vezes a volta mais rápida da prova e abri com tranquilidade a vantagem que me levou até a vitória. Estou muito feliz de chegar ao topo do pódio outra vez, ouvir o Hino Nacional, admirar a bandeira brasileira lá no alto, ver toda a equipe Carlin lá embaixo, junto com a Williams, a minha família e ainda o Felipinho Massa no colo da mãe e bandeira na mão! Inesquecível!”, finalizou o brasileiro que ainda comentou ter achado estranho não terem deixado que ele subisse ao pódio com a bandeira brasileira. “A festa do Brasil ia ser ainda maior”, brincou o piloto, que abandonou a segunda corrida da rodada austríaca.

Felipe Nasr, após brilhar no kart, estreou nos monopostos em 2008, na Fórmula BMW. Em 2009, foi o campeão da F-BMW Europa, resultado que lhe rendeu a entrada na F-3 Inglesa, da qual se sagrou campeão em 2011. No ano seguinte estreou na GP2, pela equipe DAMS, e desde 2013 está na Carlin, equipe pela qual já obteve duas vitórias e já se põe como candidato ao título neste ano. Para, quem sabe, poder estrear na Fórmula 1 em 2015. Ele é o PILOTO DA SEMANA DO AUTORACING!

Felipe Nasr (GP2) obteve a vitória entre os internautas com 29% dos votos. Valtteri Bottas (F1) ficou na segunda posição com 27%.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.