Piloto da Semana: Daniel Ricciardo – GP do Canadá– 12/06/2014

quinta-feira, 12 de junho de 2014 às 21:34

Daniel Ricciardo

Nome: Daniel Ricciardo. Nascimento: 1º de julho de 1989, em Perth (Austrália). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Renault 2.0 West European WEC (2008); Campeão da Fórmula 3 inglesa (2009).

Daniel Ricciardo colocou fim ao domínio da Mercedes nesta temporada ao conquistar sua primeira vitória na Fórmula 1 em um GP do Canadá empolgante. O piloto da Red Bull ultrapassou a Mercedes de Nico Rosberg quando restavam apenas duas voltas para obter uma vitória surpreendente.

Apesar disso, Rosberg ampliou sua liderança no campeonato com o segundo lugar, já que seu companheiro de equipe Lewis Hamilton abandonou com uma falha nos freios. O campeão mundial Sebastian Vettel chegou em terceiro. A corrida terminou com o safety car na pista por causa do acidente espetacular entre Sergio Perez (Force India) e Felipe Massa (Williams) na freada da curva 1 enquanto lutavam pelo quarto lugar na penúltima passagem.

A primeira metade da prova foi igual a todas as outras desta temporada, com os dois pilotos da Mercedes envolvidos em uma batalha pessoal pela vitória. Rosberg fez uma largada mais lenta do que seu rival, permitindo que Hamilton o atacasse antes da curva 1. Porém, o alemão se defendeu de modo agressivo, travando uma roda e forçando o britânico a sair do traçado, o que lhe custou o segundo lugar para Vettel.

A corrida foi neutralizada pelo safety car na sequência após a colisão envolvendo ambos os carros da Marussia na primeira chicane. Max Chilton perdeu a traseira no meio da curva e atingiu Jules Bianchi, o que provocou um impacto violento do francês com o muro externo e eliminou os dois da prova. Depois da relargada, Rosberg construiu uma diferença de 1.7s, antes de Hamilton poder usar o DRS para ultrapassar a Red Bull de Vettel na reta que precede a última chicane na volta 10.

Rosberg ainda tinha uma vantagem de dois segundos quando fez seu pit-stop na 18ª passagem. Um grande susto na primeira chicane em sua volta de saída deu a Hamilton a esperança de assumir a ponta, mas sua parada foi seis décimos mais lenta, permitindo que o alemão se mantivesse em primeiro.

O campeão mundial de 2008 parecia ter um rendimento melhor com os pneus macios, e Rosberg sentiu a pressão passando reto na última chicane na volta 25. Enquanto os comissários investigavam a escapada do alemão, Hamilton se aproximou novamente. Rosberg foi advertido, mas não recebeu nenhuma punição.

Ambos os pilotos da Mercedes relataram uma perda de potência repentina pouco depois da metade da prova e começaram a perder aproximadamente dois segundos por volta em relação aos seus perseguidos enquanto tentavam levar seus carros até o final.

Eles pararam pela segunda vez em voltas consecutivas, permitindo que Massa assumisse brevemente a liderança, e uma troca lenta do pneu dianteiro esquerdo de Rosberg colocou Hamilton na frente pela primeira vez na corrida.

No entanto, sua alegria durou pouco. Ele foi ultrapassado por seu companheiro na volta de saída após travar as rodas no hairpin, e depois sofreu uma falha no freio traseiro quando tentou dar o troco em Rosberg na última chicane. Hamilton passou reto, mas retornou lentamente aos boxes para abandonar na volta 48.

Rosberg cuidou dos seus freios até o final, ajudado pelo fato de Perez precisar se defender das Red Bulls com pneus bem mais desgastados. Massa usou seu último jogo de pneus macios novos para se recuperar, passando o companheiro Valtteri Bottas e a Force India de Nico Hulkenberg na disputa pelo quinto lugar nos estágios finais e então partindo na perseguição dos quatro primeiros.

Ricciardo deixou Perez (também sofrendo problemas de freio) para trás quando restavam apenas cinco voltas e foi à caça de Rosberg, assumindo a liderança a três voltas do final após usar o DRS na reta oposta. Quando o safety car entrou pela segunda vez depois que Perez – que usou uma estratégia alternativa de um pit-stop para lutar pelo pódio vindo do 13º no grid – e Massa bateram, a primeira vitória de Ricciardo na Fórmula 1 estava garantida.

Daniel Ricciardo iniciou sua carreira no kart aos nove anos de idade, estreando nos monopostos em 2006, pela F-BMW Ásia. Foi campeão pela primeira vez em 2008, na F-Renault 2.0 da Europa Ocidental. No ano seguinte já estava na F-3 Inglesa, sagrando-se campeão de cara. Protegido da Red Bull, testou na Fórmula 1 pela primeira vez ao final de 2009, já sendo efetivado como um dos reservas da equipe, ao mesmo tempo em que passaria uma temporada na F-Renault 3.5. Estreou como titular em 2011, emprestado à pequena HRT. No ano seguinte já apareceu na “satélite” Toro Rosso: foi 18º colocado com 10 pontos, tendo nonos lugares como melhores resultados. Em 2013, com dois sétimos lugares na conta, foi 14º com 20 pontos.

Tal desempenho e a aposentadoria de Mark Webber deram ao australiano a vaga na Red Bull para 2014. E ele não decepciona, sendo o piloto de maior destaque fora a dupla dominante da Mercedes, superando na pista seu renomado companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel. Além da vitória, tem dois terceiros lugares na conta, e só não tem um segundo por conta da desclassificação na Austrália. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Daniel Ricciardo (F1) obteve a vitória entre os internautas com 66% dos votos. Nico Rosberg (F1) ficou na segunda posição com 8% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.