Piloto da Semana: Daniel Ricciardo – GP da Bélgica – 27/08/2014

quarta-feira, 27 de agosto de 2014 às 21:02

Daniel Ricciardo

Nome: Daniel Ricciardo. Nascimento: 1º de julho de 1989, em Perth (Austrália). Equipe: Red Bull-Renault (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Renault 2.0 West European WEC (2008); Campeão da Fórmula 3 inglesa (2009).

Daniel Ricciardo conquistou sua segunda vitória consecutiva na Fórmula 1, enquanto os protagonistas do campeonato, Nico Rosberg e Lewis Hamilton, colidiram no GP da Bélgica.

O piloto da Red Bull está se habituando a tirar proveito dos problemas da Mercedes, e fez outra corrida impecável para se defender de Rosberg, que vinha se recuperando, e garantir o terceiro triunfo de sua carreira.

Rosberg ampliou sua vantagem na liderança do campeonato ao chegar em segundo, enquanto seu companheiro de equipe Hamilton abandonou pela terceira vez na temporada.

Kimi Raikkonen parecia destinado a obter seu primeiro pódio da temporada pela Ferrari, mas acabou superado por Valtteri Bottas (Williams) no final da prova.

O campeão mundial Sebastian Vettel (Red Bull) levou a melhor em uma empolgante batalha pela quinta posição com as McLarens de Kevin Magnussen e Jenson Button e com a Ferrari de Fernando Alonso.

Os pilotos da Mercedes colidiram na segunda volta da corrida, quando Rosberg, que havia perdido a liderança para Hamilton, tentou dar o troco antes da Les Combes. O alemão tentou por fora, mas tocou no pneu traseiro esquerdo do britânico.

Hamilton retornou aos pits com um pneu furado e danos no assoalho por causa de uma breve saída de pista, e passou o resto da prova lutando contra a falta de velocidade de seu W05. Ele abandonou quando restavam cinco voltas.

Rosberg foi instruído a ficar na pista com a asa dianteira ligeiramente danificada após o incidente. Isso o deixou vulnerável, mas ele manteve a ponta segurando uma fila de carros antes de fazer seu primeiro pit-stop na volta 8 e trocar o bico.

O atraso fez com que ele voltasse atrás da Ferrari de Raikkonen, que parou na mesma volta e subiu de sexto para segundo. Rosberg caiu para quarto, enquanto o novo líder Ricciardo (que passou Vettel quando seu companheiro cometeu um erro na saída da Pouhon na quinta volta) abria vantagem.

Rosberg passou para uma estratégia alternativa de três paradas contra as duas convencionais, e entrou nos pits pela segunda vez na 17ª passagem depois de não conseguir ultrapassar Vettel e ser superado pela Williams de Bottas.

Rosberg aproveitou bem seu segundo jogo de pneus médios, apesar de preocupações com a vibração na frente, e subiu para segundo quando os primeiros colocados fizeram suas segundas paradas.

O piloto da Mercedes precisou parar pela terceira vez a 10 voltas do final, o que aliviou a pressão sobre Ricciardo e deixou Rosberg em quarto, atrás de Raikkonen e Bottas, que fez a ultrapassagem na reta antes da Les Combes.

Rosberg subiu rapidamente para terceiro com seus pneus novos, deixando Bottas para trás na Blanchimont e então superando Raikkonen na reta Kemmel na volta seguinte. Ele estava pouco menos de 20s atrás de Ricciardo quando restavam oito voltas e precisava ser cerca de 2.5s por volta mais veloz do que o australiano para superá-lo, mas acabou não conseguindo.

Daniel Ricciardo iniciou sua carreira no kart aos nove anos de idade, estreando nos monopostos em 2006, pela F-BMW Ásia. Foi campeão pela primeira vez em 2008, na F-Renault 2.0 da Europa Ocidental. No ano seguinte já estava na F-3 Inglesa, sagrando-se campeão de cara. Protegido da Red Bull, testou na Fórmula 1 pela primeira vez ao final de 2009, já sendo efetivado como um dos reservas da equipe, ao mesmo tempo em que passaria uma temporada na F-Renault 3.5. Estreou como titular em 2011, emprestado à pequena HRT. No ano seguinte já apareceu na “satélite” Toro Rosso: foi 18º colocado com 10 pontos, tendo nonos lugares como melhores resultados. Em 2013, com dois sétimos lugares na conta, foi 14º com 20 pontos.

Tal desempenho e a aposentadoria de Mark Webber deram ao australiano a vaga na Red Bull para 2014. E ele não decepciona, sendo o piloto de maior destaque fora a dupla dominante da Mercedes, superando na pista seu renomado companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel. Já são três vitórias em 12 etapas, sem dúvida o “melhor do resto”. Até na briga pelo título ele já está. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Daniel Ricciardo (F1) obteve a vitória entre os internautas com 44% dos votos. Felipe Nasr (GP2) ficou na segunda posição com 30% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.