Piloto da Semana: 500 Milhas de Indianápolis – 27/05/2015

quarta-feira, 27 de maio de 2015 às 15:54

Juan Pablo Montoya

Nome: Juan Pablo Montoya . Nascimento: 20 de setembro de 1975, em Bogotá, Colômbia. Equipe: Team Penske (Fórmula Indy). Títulos: Campeão da Fórmula 3000 (1998); Campeão da CART (1999).

Após 15 anos, Juan Pablo Montoya voltou a triunfar nas 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais importante do automobilismo. O colombiano é o líder absoluto da Fórmula Indy após seis etapas, na segunda temporada após seu retorno.

A corrida foi emocionante, com várias alternativas e dominada pelos carros da Chevrolet, personificados pelas equipes Penske e Ganassi. A liderança foi alternada em especial entre Scott Dixon (Ganassi), Tony Kanaan (Ganassi), Simon Pagenaud (Penske), Will Power (Penske), Montoya (Penske)  e Charlie Kimball (Ganassi).

Montoya caiu para a última posição logo na primeira volta da corrida, após ser tocado por trás por Simona de Silvestro (Andretti) e precisar trocar a asa traseira. Ele voltou para o pelotão da frente após a segunda das seis rodadas de pit stops, devido ao bom momento de sua parada.

O colombiano saiu de seu último pit stop logo atrás de Power, à frente de Dixon. Foram os três que lutaram de forma árdua pela liderança após a última relargada, a 15 voltas do final, pois Pagenaud teve problemas em sua asa dianteira. O colombiano superou seu companheiro de equipe restando nove voltas, mas logo tomou o troco.

A manobra definitiva se deu a três voltas do final. Montoya ultrapassou Power e resistiu à pressão do australiano atual campeão da Indy até o encerramento, ajudado por um retardatário na reta oposta na volta final.

Montoya estreou no automobilismo americano em 1999, na CART, na época uma das duas subdivisões da Fórmula Indy. Pela poderosa equipe Chip Ganassi, o colombiano foi campeão logo de cara, com sete vitórias. No ano seguinte, ele venceu mais três etapas e não lutou pelo título, mas participou e dominou as 500 Milhas de Indianápolis, corrida válida pela “rival” IRL.

Contratado pela Williams-BMW, Montoya estreou na Fórmula 1 em 2001. De cara mostrou suas qualidades e arrojo, arregimentando milhares de fãs. Quase venceu em sua terceira participação no GP do Brasil, onde se chocou com um retardatário, e acabou ganhando na Itália. Em 2002, fez sete poles e foi terceiro no campeonato, sem vitórias, que voltaram em 2003 (Mônaco e Alemanha), junto com outro terceiro no ano. No ano seguinte, despediu-se da Williams com vitória em Interlagos. Em 2005, Montoya foi para a McLaren. Ausente de duas provas, ele venceu outras três (Inglaterra, Itália e Brasil), sendo quarto na temporada.

Em 2006, sem repetir o mesmo brilho, o colombiano decidiu abandonar a F1 e foi para a NASCAR, onde esteve ininterruptamente até o final de 2013. Correndo pela Ganassi, venceu duas etapas em circuito misto (Sonoma 2007 e Watkins Glen 2010) e participou do Chase em 2009 (foi oitavo no campeonato), mas em geral não brilhou nos circuitos ovais. De volta à Indy, pela Penske, teve uma temporada de adaptação em 2014, vencendo uma prova em Pocono, e em 2015 lidera a temporada desde o início, com vitórias em St. Peterburg e na Indy 500, após 15 anos. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Juan Pablo Montoya (F-Indy) obteve a vitória entre os internautas com 64% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 16% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.