Piloto da Semana: 02/08/2017

quarta-feira, 2 de agosto de 2017 às 17:14
Lucas di Grassi

Lucas di Grassi

Nome: Lucas Tucci di Grassi. Nascimento: 11 de agosto de 1984, em São Paulo, SP (Brasil). Equipe: ABT Schaeffler Audi Sport (Fórmula E). Títulos: Kart (1997 a 2000); Campeão da Fórmula E (2016/17).

Lucas di Grassi pode, enfim, soltar o grito de “é campeão”. O piloto brasileiro sagrou-se, na tarde deste domingo (30) em Montreal, no Canadá, o terceiro campeão da categoria dos carros elétricos.

Depois de chegar à rodada dupla final com dez pontos de desvantagem em relação ao então líder Sébastien Buemi, da Renault eDams, Lucas virou o jogo ao marcar a pole position e vencer a prova do sábado (29) de ponta a ponta, ao passo que o rival suíço foi desclassificado por estar abaixo do peso mínimo.

Precisando de, no mínimo, um quarto lugar, Lucas largou da quinta posição e fez uma corrida conservadora, enquanto Buemi tinha problemas e forçava no final do pelotão. Com o suíço fora da zona de pontos, o brasileiro da ABT Schaeffler Audi Sport podia correr com mais tranquilidade. E assim o fez. Terminou em sétimo lugar para comemorar o título da categoria dos carros elétricos, que vem crescendo em tamanho, expressão e relevância.

“Hoje é o melhor dia da minha carreira”, resumiu o brasileiro. “Acreditei na Fórmula E desde o primeiro dia porque o mundo, incluindo o esporte a motor, está mudando. Três anos atrás, nós vencemos a primeira corrida da história da Fórumula E e agora, finalmente, conquistamos o título. A equipe ABT, a Schaeffler e a Audi Sport desempenharam um trabalho perfeito. Aqui em Montreal, na melhor pista que a Fórmula E já construiu, nós éramos rápidos desde o início”, descreveu.

Na temporada 2016/2017, a terceira na história da categoria dos carros elétricos, o piloto brasileiro venceu duas corridas, conquistou três pole positions e foi ao pódio sete vezes em 12 etapas – só ficou fora dos pontos na etapa de Paris. No final, a consistência foi decisiva na luta pelo título – que possibilitou tirar uma diferença que chegou a ser de 43 pontos em relação ao líder e ainda virar o jogo no final -, com desempenhos de recuperação espetaculares registrados em Hong Kong e, principalmente, no México, onde também venceu.

Lucas encerra a temporada com um total de 181 pontos, contra 157 de Sébastien Buemi. A corrida deste domingo foi vencida pelo francês Jean-Éric Vergne. A temporada 2017/2018, cujo pré-calendário inclui uma corrida em São Paulo no mês de março, começa em 2 de dezembro nas ruas de Hong Kong.

Lucas di Grassi tem uma carreira bastante variada. Após ser bem-sucedido em categorias de base, chegou à GP2 em 2006. Foi vice-campeão e terceiro colocado em duas oportunidades. Passou um ano na Fórmula 1, em 2010, pela estreante equipe Virgin. Teve destaque também no Mundial de Endurance (WEC) pela equipe oficial da Audi. Marca pela qual entrou na Fórmula E, a categoria de carros elétricos da FIA, na qual “bateu na trave” em duas temporadas até ser campeão. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lucas di Grassi (FE) obteve a vitória entre os internautas com 59% dos votos. Kimi Raikkonen (F1) ficou na segunda posição com 15% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.