Piloto da Academia Ferrari, Enzo Fittipaldi disputa F4 Alemã e Italiana

Enzo Fittipaldi

Em uma época em que o País está carente de talentos nas categorias de ponta do automobilismo internacional, um brasileiro trilha sua carreira tendo como aliado os ensinamentos da escuderia mais tradicional da F1. Aos 16 anos, Enzo Fittipaldi é o mais jovem piloto da tradicional Ferrari Driver Academy, sendo o único brasileiro a integrar o programa que já revelou nomes como Sergio Perez, Jules Bianchi e Lance Stroll para a F1.

Neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e irmão mais novo de Pietro (campeão da World Series em 2017), Enzo foi selecionado para a Ferrari Driver Academy em 2016 após uma seletiva com 10 pilotos de 15 a 18 anos de idade. E já com as cores da tradicional equipe italiana, ele obteve destaque na F4, onde estreou neste ano com um pódio em Nurburgring, estabelecendo assim seu nome como um dos melhores novatos da Europa em 2017.

Para a próxima temporada, Enzo já confirmou presença em dois dos principais certames europeus de F4: no campeonato italiano e no alemão, ambos pela tradicional equipe Prema Powerteam, que já revelou pilotos para F1 como Stroll, Charles Leclerc, Pierre Gasly e Antonio Giovinazzi. Ontem, Fittipaldi foi o mais rápido nos testes coletivos em Mugello, na Itália.

“É uma honra poder fazer parte da Ferrari Driver Academy, que, além do apoio no desenvolvimento da carreira, que ajuda a abrir portas rumo à F1, dá aos pilotos escolhidos todo suporte técnico em Maranello, onde temos à disposição uma estrutura impressionante. Estou aprendendo muito e isso será importante em um campeonato tão competitivo quanto a F4 Italiana e Alemã, que reúne pilotos do mundo inteiro”, diz Enzo, que corre com o patrocínio de Baterias Moura e PLGG Sports.

Nesta sexta-feira, Fittipaldi também aproveitou os treinos de pré-temporada para testar um F3 na pista de Silverstone, na Inglaterra. O calendário de 2018 será intenso para o brasileiro, incluindo pistas do Mundial de F1. Na F4 Italiana, o piloto irá correr em circuitos tradicionais como Monza e ainda terá uma rodada especial em Paul Ricard (França), que marcará a primeira etapa da história da competição a ser realizada fora da Itália. A pista francesa volta a receber a F1 em 2018.

“A F1 é o sonho de todo menino que começa no kart e depois passa para os monopostos e, mesmo sabendo das dificuldades da carreira de todo piloto na Europa, é ótimo contar com um diferencial como o apoio da Ferrari Driver Academy para atingir este grande objetivo que é correr na principal categoria do automobilismo mundial”, diz Enzo, conquistou quatro top-5 na sua temporada de estreia na Itália.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.