PCP (protetor de cockpit) 7 anos de projeto, a outra opção que a FIA não considera

terça-feira, 12 de julho de 2016 às 16:59
PCP (protetor de cockpit)

PCP (protetor de cockpit)

Colaboração: Ubiratan Bizarro Costa

Alguns dias após o acidente de Henry Surtees e Felipe Massa em 2009, foi criado no Brasil o projeto de um dispositivo de segurança de cockpits, o PCP, com design de barras laminares sobre a cabeça do piloto. Na época discutido em alguns sites europeus e nacionais com alguns fãs da F1.

Depois de muitas conversas com o diretor da FIA Charlie Whiting, e de um convite pessoal dele, em 2012 o PCP foi apresentado em Paris para os engenheiros do grupo O.C.R.G de cockpits abertos. Desde lá já foram desenvolvidos mais de 14 modelos diferentes de PCP, todos discutidos com a FIA ao longo destes anos (até os dias de hoje) e enviados para algumas equipes em anos anteriores.

Mas estas equipes sinalizaram que em quanto a FIA não determinasse, nada seria observado sobre este tipo de dispositivo para a F1.

E agora em 2016, a FIA finalmente determina o uso de dispositivo de proteção de cockpit nos carros da F1 para uso em 2017. Testa e aprova seu dispositivo chamado HALO, também com barras laterias superiores, mesmo com a maioria dos fãs da F1 não gostando muito de seu design e uso.

Então, o que observar do PCP depois destes fatos, destes 7 anos de existência e desenvolvimento?

A FIA, recebendo a sugestão do projeto por todos esses anos, não considera o PCP, mesmo tendo detalhes técnicos “consistentes e interessantes”, como a visão frontal do piloto e testes virtuais de resistência por exemplo…

Poderia ser usado como uma opção criada por um fã da F1 em conjunto com a FIA (meio que representando todos os fãs do esporte, algo novo na F1), se tornando mais uma opção de escolha para equipes da F1 ávidas por ideias que aproximem mais suas marcas a seus fãs….

Acredito que muitos fãs curtiriam ver o PCP como mais uma opção no grid, além do Aeroscreen da RBR, do próprio HALO, e quem sabe outras tantas que poderão surgir até 2017.

Já que cada equipe tem seu próprio modelo de carro, por que não ter seu próprio modelo de proteção para o cockpit, e até o PCP, “versão dos fãs”, por que não…

Porém, com as equipes sinalizando mais tempo para análise e estudos neste tipo de equipamento, e a dúvida se realmente o HALO será adotado em 2017, pode ser que o PCP tenha uma chance. Uma coisa é certa, continuará sendo enviado todos os meses para Charlie Whiting e discutido com ele, como venho fazendo desde 2012. Até quem sabe uma aprovação… ou recusa total.

O PCP sempre mantém a abertura total do cockpit livre (como mostrado na imagem que abre a matéria) para o piloto entrar e sair por entre as barras superiores.

Veja abaixo alguns detalhes técnicos do projeto PCP:

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O PCP possui QUATRO pontos de FIXAÇÃO ao redor do cockpit, tornado o dispositivo muito estável e resistente, podendo até ser articulado, ou encaixado, facilitando seu uso ( como apresentado na maquete na reunião da FIA em 2012 ) .

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O PCP possui QUATRO pontos de IMPACTO FRONTAIS, e duas barras laterais superiores, desviando pequenos e grandes objetos da cabeça do piloto.

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O PCP possui um design estético e aerodinâmico que se integra as linhas do F1, mantendo um visual um pouco mais “harmonioso” ao conjunto.

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Visão frontal do piloto com o PCP instalado

Visão frontal do piloto com o Halo instalado

Visão frontal do piloto com o Halo instalado

Abaixo testes virtuais básicos de resistência da estrutura do PCP feitos em software técnico de engenharia para criação de protótipos virtuais. Estes foram dados questionados recentemente por Charlie Whiting da FIA, a dúvida se o PCP suportaria os testes feitos no Halo. Então resolvi simular…

-Material Titânio ancorado em estrutura básica com aplicação de forças equivalentes as aplicadas pela FIA em seus testes físicos ( dados carregados de peso, velocidade, etc, semelhantes aos reais ).

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Isso dá uma ideia que a estrutura do PCP teoricamente suportaria impactos frontais de pneus sem deformar ou romper ( setas azuis superiores ). A força, indicada em vermelho, seria distribuída por igual em toda estrutura. E aparentemente suportaria até a mola que acertou o capacete de Massa em 2009, como no impacto demonstrado na seta azul da pequena aleta central do PCP, caso objetos semelhantes batessem nessa área.

Então, o que vc acha….o PCP seria uma opção viável para a FIA adotar, além do Halo e Aeroscreen, ou não?

Dê sua opinião sobre este projeto.

Conheça todos os detalhes do projeto brasileiro do dispositivo PCP desde seu nascimento em 2009:
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Ubiratan Bizarro Costa
Designer industrial automobilístico

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