Os top 10 da Formula 1 da década

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 13:49

largada-brasil-2005

Definitivamente esta não foi a melhor década que assisti da Formula 1. Por outro lado foi a que mais acompanhei de perto, tive contato direto com a maioria dos pilotos, alguns engenheiros e muitos chefes de equipe. Fui a várias corridas e treinos, conheci muita gente, fiz contato e amizades com jornalistas brasileiros e estrangeiros. Portanto, a quantidade de informações que tive nesses últimos 10 anos superou em mil por cento tudo que vi antes.

A Formula 1 mudou completamente, assim como o mundo. A internet foi a grande responsável por isso. O que antes estava muito longe de nós, de repente ficou a um clique do mouse, a uma letra do teclado. Graças a internet, hoje sou capaz de realizar um sonho, que é trabalhar e viver daquilo que sempre amei, o esporte a motor.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Vamos ao que considero os 10 melhores pilotos da melhor categoria do mundo nestes últimos 10 anos:

f1-2009-michael_schu2001. Michael Schumacher. Um piloto que ganha 5 títulos numa década não deixa qualquer dúvida de que foi o melhor da Formula 1. Schumacher trouxe a principal equipe de F1, a Ferrari, de volta ao topo depois de 21 anos sem títulos. Se poucas vezes “encheu os olhos” dos fãs durante esta década, ninguém pode duvidar da extrema eficácia deste alemão como piloto de F1. Agora em 2010 ele fará um retorno espetacular à categoria que o consagrou para a história. Se a próxima temporada já prometia muitas emoções, a volta de Schumacher turbina as expectativas de uma maneira que não acontece há muitos e muitos anos no automobilismo. Certamente um grande favorito para 2010.

f1-2009-hamilton_rosto2. Lewis Hamilton. Ser vice-campeão mundial na primeira temporada de F1 tendo Fernando Alonso como companheiro de equipe, e ser campeão na segunda já credencia o inglês Lewis Hamilton como um dos grandes. Piloto de puro talento, instintivo, arrojado e com tocada vistosa, Hamilton usou o ano de 2009 para aperfeiçoar alguns pontos ainda carentes.

Com 11 vitórias e 17 poles em 52 GPs, eu acho que ele melhorou imensamente durante um ano difícil em 2009 e agora é um piloto muito melhor do que era quando conquistou o título em 2008. Um dos principais favoritos para 2010.

 

f1-2010-alonso3. Fernando Alonso. Dois títulos mundiais em cima de Michael Schumacher e vencendo muitas corridas sem ter o carro mais rápido da pista, faz de Alonso um grande campeão. Alonso é rápido, implacável e o preferido de nove entre dez engenheiros que trabalham na F1. Em 2010 será companheiro de equipe do brasileiro Felipe Massa, o que promete muitas emoções, já que ambos tem temperamento forte e trazem uma rivalidade antiga de quando Alonso estava na McLaren. Obviamente Alonso também é um dos principais favoritos ao título da próxima temporada.

 

montoya4. Juan Pablo Montoya. Assim como a imensa maioria dos espectadores da F1, sou um fã declarado do colombiano. Ele é rápido, corajoso, sem rodeios e ótimo de assistir. Para os mais velhos, ver Montoya na pista remete a tempos de Mansell, Keke, Gilles e Peterson, pilotos ultra rápidos de tocada absolutamente agressiva e totalmente instintivos, que hoje não existem mais. Montoya cravou 7 vitórias, 13 poles e 30 pódios para a Williams e McLaren e não teve a sorte de ter conquistado um campeonato do mundo, apesar de chegado bem perto em 2003.

 

 

f1-2010_felipe-massa-rosto5. Felipe Massa. Em 37 anos assistindo F1 – a primeira foi em 1972 no GP do Brasil não válido para o campeonato -, nunca vi um piloto evoluir tanto como Felipe Massa. Muito rápido ele sempre foi, mas faltava aprimoração em outras áreas. Faltava, porque não falta mais. Felipe evoluiu demais tanto dentro quanto fora do carro. Adorado por todos na Ferrari e pelos tiffosi, que entortaram a cara quando a Ferrari o contratou, Felipe não foi campeão em 2008 por mera circunstância. Tem 11 vitórias e 28 pódios até agora. É um dos favoritos ao título de 2010.

 

f1-2009-kimi-rosto26. Kimi Raikkonen. 1 título, 18 vitórias e 16 poles fazem de Raikkonen um dos maiores vencedores da década. Piloto instintivo e de muito talento, sempre pecou pela péssima comunicação. Fez muitas corridas empolgantes e obteve algumas vitórias surpreendentes, principalmente em 2003 e a de Spa neste ano, onde não parecia ter um carro capaz de vencer. Minha opinião é que Raikkonen poderia ter tido mais glórias se tivesse uma atitude mais positiva e comprometida com as equipes onde passou, principalmente na Ferrari.

 

f1-2009-rubens-podio-2007. Rubens Rarrichello. 11 vitórias com Ferrari e Brawn e 2 vice-campeonatos. Como disse Ross Brawn, “em seus dias Barrichello pode vencer qualquer um, inclusive Michael (Schumacher).” Rubinho, como é conhecido por aqui, é o piloto mais querido e um dos mais respeitados da Formula 1. Neste ano, quando muitos o davam como morto, ele disputou o título até a penúltima corrida da temporada. Em 2010 será o primeiro piloto da Williams, equipe que está se estruturando para voltar ao topo da categoria.

f1-2010_button-rosto8. Jenson Button. Sempre se disse que ele era um piloto extraordinário com uma tocada muito refinada. No começo de sua carreira na F1 equipes chegaram a brigar por ele na justiça. Mas o tempo passava e nada acontecia, as vitórias não chegavam. Demorou, mas Button correspondeu logo na primeira vez que teve carro para vencer. Foram 6 vitórias na primeira parte do campeonato deste ano – algumas arrasadoras -, o que o colocou numa posição quase imbatível para o título, que acabou conquistando.

Em 2010 Button escolheu seu maior desafio; saiu da equipe vencedora para ser companheiro de Lewis Hamilton na Mclaren. Alguns o consideram louco; outros como eu o admiram por isso.

f1-2009-vettel_rosto9. Sebastian Vettel. Apenas duas temporadas, uma na Toro Rosso e outra na Red Bull, já foram suficientes para ver o tremendo piloto que este alemão é. Rápido, frio e inteligente, Vettel comete muito poucos erros para sua pouca experiência. Se continuar sua evolução – e tem tudo para isso – certamente conquistará muitas glórias na F1. Foi o vice-campeão em 2009 e tudo indica que poderá disputar o título novamente em 2010, mesmo não estando numa equipe do porte de Ferrari, Mclaren ou Mercedes.

 

f1-2010_buemi-rosto10. Sebastien Buemi. Você deve estar estranhando essa escolha; o suíço Buemi? Por que não Webber, Coulthard ou Kubica? Porque são pilotos que tiveram muito tempo para mostrar a que vieram, mas não conseguiram. Com exceção de Kubica, que ainda pode provar o contrário, os outros dois não passam de burocratas do volante e por isso não merecem estar em lista de melhores. Buemi, por outro lado, é rápido e arrojado. É o primeiro piloto suíço na F1 desde Marc Surer em 1975. Ele parece ter futuro e eu aposto nisso.

 

 

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.