Os 10 melhores pilotos da F1 em 2014

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 às 14:04
Hamilton vs Rosberg em Suzuka

Hamilton ultrapassa Rosberg por fora em Suzuka

Por: Adauto Silva

Gostei bastante da temporada de 2014 da F1. A Mercedes dominou, assim como a Red Bull havia dominado em 2013, 2012, 2011 e 2010. Alguns esquecem disso e então fazem alarde sobre o domínio dos alemães. Esquecem também que a F1 é mérito e sempre o melhor conjunto prevalece e, se esse conjunto estiver dentro das regras que todos concordaram ao fazê-las, só resta aplaudir.

Não tenho procuração nem interesse em defender a Mercedes, mas não posso deixar de reconhecer seus enormes méritos. Eles não apenas tem a melhor unidade de potência, mas também fizeram um carro espetacular, equilibrado, com ótima aero, um chassi excelente e uma suspensão que ajuda a não destruir os pneus como era em 2013.

Mas acima de tudo a Mercedes respeitou o esporte e os fãs ao deixar Hamilton e Rosberg disputarem livremente sem definir um primeiro piloto. E isso fez toda a diferença em relação ao que a Ferrari fazia no começo do século e um pouco o que a Red Bull fez nos últimos anos. Em 2014 todos nós sabemos que ganhou o melhor piloto do ano, até porque ele teve que lutar contra seu ótimo companheiro de equipe até o final.

Seria muito mais fácil e seguro para a Mercedes definir um piloto e dar somente a ele as vantagens de primeiro piloto. Os melhores mecânicos, sempre a melhor estratégia, sempre as últimas inovações do carro e sempre o melhor acerto. Se eles tivessem feito isso, certamente teriam definido o campeão mundial com cinco ou seis corridas de antecedência.

Atrás das Mercedes a disputa foi sensacional. Red Bull, Williams, McLaren e Ferrari disputaram pau a pau inúmeras corridas, protagonizaram inúmeros pegas, alguns antológicos como Alonso x Vettel em Silverstone, Ricciardo x Vettel no Bahrain e em Monza, Alonso x Ricciardo na Alemanha, Ricciardo x Alonso x Hamilton na Hungria, Ricciardo x Vergne em Abu Dhabi, Alonso x Hulkenberg na Malásia, Ricciardo x Bottas em Suzuka e muitos outros. Isso sem contar os pegas entre Hamilton e Rosberg como no Bahrain, que foi uma das melhores corridas da F1 neste século.

Mas sua memória está lhe pregando peças e você não se lembra de quase nada disso? Então assista este VÍDEO

Bem, vamos aos melhores de 2014!

Sebastian Vettel

10. Sebastian Vettel. Muito longe do que se esperava, melhorou no final, apesar de nunca conseguir guiar no mesmo nível de Ricciardo, principalmente em corrida. Vettel foi o piloto que mais sofreu com o banimento do difusor soprado. Sem o dispositivo, a traseira de sua Red Bull ficou muito arisca, o que levou o tetracampeão a desgastar muito os pneus e perder a confiança nas freadas. Agora ele vai para a Ferrari, um carro que até este ano – por causa de Alonso – era acertado para ter uma dianteira solta e traseira pregada, o que teoricamente favorece Vettel e prejudica Raikkonen. Vamos ver se o alemão será capaz de liderar a equipe para ter um acerto a seu gosto. Isso vai contar muito…

Jules Bianchi

9. Jules Bianchi. Além de ter marcado os primeiros e provavelmente únicos pontos da história da equipe Marussia – já que a mesma faliu no final da temporada – Jules Bianchi teve grandes atuações considerando a “cadeira elétrica” que sempre guiou. Sua performance em Mônaco chegando em P8 (P9 após uma punição) e realizando ultrapassagens na pista foi inesquecível. Seu gravíssimo e incomum acidente em Suzuka foi uma pena enorme. O que me resta fazer é juntar-me aos milhões de fãs da F1 e torcer muito para que o simpático  francês (coisa rara) possa se recuperar e ter uma vida digna daqui em diante.

Daniil Kvyat

8. Daniil Kvyat. O russo é bom, muito bom. Rápido e constante – levando-se em consideração que era sua temporada de estreia -, ele conseguiu marcar pontos nas duas primeiras corridas, o que foi um espanto depois da pré-temporada desastrosa de todas as equipes movidas pela unidade de potência da Renault. Muito jovem e com pouca experiência, Kvyat mostrou que aprende rápido. Fez 12×7 em classificação em cima do bom Jean-Eric Vergne e ainda assegurou um lugar na equipe de cima, onde será companheiro de equipe do fortíssimo Ricciardo. Em 2015 ele terá que mostrar ainda mais força e constância em corrida, já que a Red Bull sempre entra para vencer.

Jenson Button

7. Jenson Button. Button envelhece como os melhores vinhos. A McLaren teve um “surto de performance” na corrida inaugural em Melbourne, mas depois tomaram o caminho errado no desenvolvimento do carro e tudo piorou demais no primeiro semestre. Então Ron Dennis deu um “chacoalhão” na equipe e em Button e as coisas começaram a melhorar. O inglês, que vinha apanhando de Magnussen nas classificações, virou o jogo e fez 10 x 9, além de marcar o dobro de pontos do dinamarquês. Tudo isso com a pressão de não saber se continuaria em 2015. Ron Dennis, que preferia Magnussen, chegou a mandar Button começar a buscar outro assento para 2015 em agosto. Mas Button deu a volta por cima, mostrou que ainda é muito valioso e com o apoio dos outros sócios da McLaren e da Honda, manteve-se como titular para 2015.

Felipe Massa

6. Felipe Massa. Depois de um começo de temporada com os costumeiros azares, Massa foi melhorando e entendendo melhor o carro. Suas temporadas nos últimos anos tiveram a tendência de melhorar no segundo semestre e em 2014 não foi diferente. Ajudado também pela equipe, que tinha começado 2014 com complexo de equipe média, a Williams melhorou suas estratégias de corrida no final e desenvolveu bem o carro, o que possibilitou Massa terminar o ano muito forte.

Valtteri Bottas

5. Valtteri Bottas. Já tinha ido muito bem em 2013 quando o carro da Williams era horrível. Neste ano, com um carro muito melhor, foi capaz de mostrar grande talento. Muito focado e inteligente Bottas foi melhorando com o passar da temporada. Um pouco afoito no início, os erros foram ficando cada vez mais raros terminando a temporada em alta. Precisa melhorar as largadas, seu ponto fraco este ano.

Fernando Alonso

4. Fernando Alonso. Normalmente Alonso deveria estar em segundo nessa lista, mas sua Ferrari deste ano era tão ruim, mas tão ruim que mesmo ele não foi capaz de fazer milagres. Ele destroçou Kimi Raikkonen fazendo 3x mais pontos e cravando 16 x 3 em classificação, além de algumas grandes disputas contra carros muito melhores durante algumas corridas. Isso deveria fazer com que a Ferrari o segurasse de qualquer maneira, mas como ninguém entende os italianos, eles liberaram Alonso e ficaram com Raikkonen! Agora o espanhol foi finalmente confirmado na McLaren para 2015 ao lado de Button. Não é o que ele queria, mas é o que restou ao resolver sair da Ferrari. Imagino que um pódio ou outro é o máximo que ele pode esperar para 2015.

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Daniel Ricciardo e Nico Rosberg

2. Nico Rosberg e Daniel Ricciardo. Fiquei numa dúvida tão grande em relação ao segundo melhor piloto de 2014 que resolvi dar como empate. Nico valorizou 100% o título de Hamilton mostrando-se um piloto completo de altíssimo nível. Bateu Hamilton no quesito onde o inglês sempre foi considerado o melhor; na volta lançada. Fez 11 poles e venceu 5 corridas. Nas que ele não venceu andou sempre perto de Hamilton ficando à espreita para dar o bote no menor erro do inglês. Pra mim, Nico entra no hall dos grandes pilotos só ficando abaixo do próprio Hamilton e de Alonso.

E o que falar de Ricciardo? Bateu o tetracampeão e primeiro piloto da Red Bull Sebastian Vettel. E bateu com autoridade, como gente grande. Vettel não teve a menor chance contra ele, tanto que para alguns, sua ida para a Ferrari – atualmente uma equipe nitidamente inferior a Red Bull – foi para fugir de Ricciardo. O australiano venceu três corridas este ano, mesmo com um equipamento claramente inferior. Sim, ele aproveitou quando as Mercedes tiveram problemas, mas foi o único a conseguir fazer isso. E suas manobras de ultrapassagens este ano foram as melhores. Precisas, cirúrgicas, sem nunca dar a menor chance aos adversários. No final dos stints – assim como Hamilton, mas por outra razão – ele estava sempre mais rápido que os outros. Ricciardo anda rápido sem desgastar os pneus, enquanto Hamilton anda rápido com os pneus desgastados, por isso ambos sempre são os mais rápidos no final dos stints. Repare isso no ano que vem.

Lewis Hamilton

1. Lewis Hamilton. Suas 11 vitórias e 7 poles não contam toda a história desse piloto fantástico em 2014. “Hamilton, O Predador” ao contrário de todos os demais campeões da F1 deste século, nunca teve as vantagens de primeiro piloto. Ele venceu um piloto alemão, numa equipe alemã com motor alemão… no braço, não pelo contrato. Todo mundo sabe disso e talvez essa seja a grande razão de sua imensa popularidade no mundo todo. Sou um fã confesso do “Negão” e sua tocada espetacular, principalmente com pneus desgastados, que é quando ele mostra uma habilidade que só os gênios da F1 tiveram.

Adauto Silva

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