O que Lewis Hamilton deve fazer? Por Adauto Silva

terça-feira, 25 de setembro de 2012 às 16:14
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Muito tem se dito e publicado sobre o novo contrato de Lewis Hamilton com a McLaren, mas os detalhes não são totalmente conhecidos.

O que se sabe até agora é o seguinte:

Hamilton está sob um contrato de 5 anos com a McLaren assinado para estrear na Formula 1 em 2007. O contrato termina no final desta temporada. Durante a vigência do atual contrato, Lewis Hamilton conquistou um título, um vice-campeonato, 24 pole-positions e 20 vitórias. Na história da McLaren somente dois pilotos conquistaram mais vitórias para a equipe; Ayrton Senna e Alain Prost.

O grande problema é que a McLaren originalmente propôs uma enorme redução de salário a Hamilton. No contrato atual ele ganha cerca de 15 milhões de libras por ano (+/- U$ 24 milhões/ano). No novo contrato, a McLaren alegou a crise mundial para abaixar o salário dele para 10 milhões de libras (U$ 16 milhões) pelos próximos 3 anos.

Além disso, a McLaren amarra os seus patrocinadores aos pilotos, o que não dá quase margem nenhuma ao Hamilton tentar buscar a grande redução que a McLaren propôs.

Agora, a McLaren aumentou a proposta em mais 2 milhões de libras (como o Autoracing publicou ontem a noite) por ano, mas ainda está longe da Mercedes, que tudo indica ter oferecido a Hamilton as mesmas 16 milhões de libras que paga a Schumacher (???) e ainda lhe dá carta branca para buscar patrocinadores pessoais. A empresa que cuida da carreira de Hamilton estima que eles possam conseguir no mínimo mais 4 milhões de libras / U$ 6.5 milhões de patrocínios pessoais por ano.

Conclusão:
É muita diferença. São 8 milhões de libras ou U$ 13 milhões/ano perfazendo um total de U$ 39 milhões nos três anos de contrato.

Por outro lado a McLaren é uma equipe vencedora. O futuro ninguém pode garantir, mas o passado recente da McLaren é muitíssimo melhor que o da Mercedes, que conquistou apenas 1 vitória desde que retornou como equipe oficial à Formula 1 em 2010.

Estrutura e muito dinheiro não faltam à Mercedes, mas eles definitivamente ainda não tem a expertise da McLaren, embora tenham Ross Brawn e grande parte da equipe técnica que construiu o carro campeão de 2009. Isso pode ser suficiente para fazer a equipe crescer e se tornar muito competitiva em pouco tempo? Eu aposto que sim.

Hamilton conhece a estrutura da McLaren e se mesmo assim decidir ir para a Mercedes, será porque ele viu algo especial lá.

Pergunta:
O que você faria no lugar de Lewis Hamilton? Deixe seu comentário abaixo!

Um abraço!

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto

AS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.