O custo do sucesso da Red Bull na Formula 1

sexta-feira, 10 de junho de 2011 às 5:53

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Christian Horner e Dieter Mateschitz

A empresa de bebidas energéticas austríaca Red Bull não é conhecida por ser uma das grandes “gastadoras” na história da F1, mas isso não significa que suas equipes passaram por qualquer dificuldade em algum momento. De acordo com uma reportagem publicada no caderno de negócios do jornal inglês The Independent, a Red Bull de Dieter Mateschitz gastou U$ 690 milhões na F1 desde que comprou a equipe da Ford no final de 2004, até a preparação do carro em 2009 que se tornaria campeão em 2010 .

Pode parecer muito, mas pelo sucesso alcançado com o título de Sebastian Vettel em 2010, na verdade é uma pechincha. Veja porque:

Em 2005, seu primeiro ano como equipe Red Bull Racing, a empresa gastou U$ 96 milhões. Em 2006 este valor subiu bastante e foi para U$ 140 milhões. Em 2007 subiu ainda mais e chegou a U$ 146 milhões. Em 2008 o investimento foi ligeiramente menor; U$ 135 milhões.

O grande impulso veio em 2009 quando a Red Bull colocou U$ 175 milhões na sua principal equipe de Formula 1, quase o dobro do que investiu no primeiro ano.

Para maximizar o tempo, o trabalho de desenvolvimento de um carro de Formula 1 começa no ano anterior ao que ele será lançado, e em 2009 a Red Bull aumentou 18,8% seu investimento em pesquisa e desenvolvimento, o que necessitou de recursos da ordem de U$ 93 milhões. Naquele mesmo ano a Red Bull investiu também R$ 8 milhões para melhorar suas instalações de engenharia e, embora o numero de funcionários tenha permanecido em 592 pessoas, houve um aumento de salários de 21,9% na média, o que gerou uma folha de pagamento de U$ 75 milhões naquele ano. Acredita-se que Vettel tenha recebido U$ 16 milhões e Webber U$ 6 milhões deste montante.

A Red Bull tem sido acusada de violar o acordo de restrição de custos, que foi assinado por todas as equipes. Em 2010 por exemplo, estima-se que eles gastaram U$ 302 milhões contra U$ 258 milhões da McLaren. Resta saber se existe alguma verdade nestas acusações, já que é muito difícil para alguém de fora afirmar onde e como a restrição de recursos está sendo aplicada. Como foi noticiado no início deste ano, o chefe de equipe Christian Horner pronunciou-se a favor do acordo e foi além; gostaria que o acordo restringisse ainda mais os custos.

Por outro lado, de acordo com o Formula Money, publicação que monitora toda a movimentação de recursos financeiros da categoria, a empresa Red Bull tem se beneficiado tremendamente com o sucesso de sua equipe de Formula 1. A Red Bull tem sido a marca mais mostrada pela TV e escrita na mídia mundial entre todas as que participam da Formula 1 nos últimos dois anos. Esta super exposição é barata quando comparada ao que seria necessário gastar em publicidade paga. Em 2009, para ter um tempo similar na mídia como teve na Formula 1, a Red Bull teria que gastar U$ 224 milhões. E em 2010, U$ 360 milhões.

Além disso, a Red Bull Racing é uma equipe rentável. Teve um lucro, antes dos impostos, de U$ 6,3 milhões em 2009. Ainda perde em rentabilidade para a McLaren, mas o impulso que gera para seus energéticos é estimado em centenas de milhões de dólares.

AS – www.autoracing.com.br

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