Novas equipes da F1, até agora um tremendo fiasco!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 16:22

f1-2010-lotus
Novas equipes da F1, até agora um tremendo fiasco!

Ano passado Luca di Montezemolo disse que as novas equipes que a FIA havia aceitado para entrarem na F1 não tinham condições e fariam fiasco.

Por enquanto a previsão do Montezemolo está perfeita. O fiasco é total. Estamos na segunda rodada de testes de pré-temporada e duas delas não tem sequer carro ainda; Campos e USF1. A Virgin estreou ontem em Jerez e o máximo que conseguiu até agora foi ser 10 segundos mais lenta que o resto.

A Lotus, que tem pinta de ser a “menos pior” das novatas, está apresentando seu carro agora em Londres, ou seja, também já perdeu duas rodadas cruciais de testes de pré-temporada.

A coisa tá bem feia e não dá pinta que vá melhorar. Mesmo com todos os famosos cortes de custos que estão em andamento (estão?), F1 não é brincadeira de criança. Custa caro e exige muita especialização. Os caras constroem carros com chassis e motores diferentes, que andam com combustíveis diferentes para brigar por décimos de segundo, ou seja, é de fato coisa pra gente grande, pra gente que tem experiência, grana e muita especialização.

Esse pessoal novo da F1 veio de categorias monomarca ou quase monomarca, que é algo tecnicamente totalmente diferente da F1. E pior, eles têm pouca grana. Sem muita grana não acontece nada na F1, a não ser fiasco. A equipe USF1 diz que não precisa de túnel de vento. Como assim? Estão loucos? Aerodinâmica é fundamental na F1; e como eles esperam fazer um carro aerodinamicamente eficiente sem túnel de vento e sem testes de pista? Chamando o David Cooperfield para ser o chefe de equipe? A Campos está em situação parecida, senão pior; não tem absolutamente nada a não ser Bruno Senna, que entrou numa gelada sem tamanho.

A coisa está tão confusa que agora apareceu uma “equipe” chamada Stefan GP, que é do milionário sérvio Zoran Stefanovic, implorando um lugar no grid para correr com o equipamento da Toyota do ano passado. Seus “pilotos” seriam Kazuki Nakajima e Ralf Schumacher. Bernie Ecclestone disse que vai arrumar um lugar para eles, acredite ou não.

Este é o legado que Max Mosley deixou para a F1.
E teve gente que criticou Montezemolo…

Um abraço e até a próxima!
Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.