Nova SLK 2004 tem motores de 272 a 360 hps 22/01/2004)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 às 20:46
Nova SLK

• Conversível ganhou desenho ainda mais esportivo
• Modelo vem com novo motor V6 de 272 cavalos de potência
• Roadster e cupê em um só veículo, devido à capota variável vario-roof
• Sistema inédito de ventilação aquece a região do pescoço dos passageiros

A Mercedes prepara a nova versão da SLK para ser apresentada em março, durante o Salão de Genebra. O roadster, que está na segunda geração, ficou mais atraente e chama a atenção pelo seu estilo sofisticado com elementos inspirados nos carros esportivos de corrida.

O novo modelo vem com uma capota rígida dobrável que, ao toque de um botão, transforma o cupê em um conversível em apenas 22 segundos. A nova SLK também oferece pela primeira vez o AIRSCARF, um sistema de aquecimento na área do pescoço que libera um fluxo de ar quente a partir dos apoios de cabeça, permitindo ao condutor do roadster manter o teto abaixado mesmo no inverno.

A lista de equipamentos inclui ainda airbags laterais de tórax e cabeça, airbags dianteiros adaptáveis, limitadores de força dos cintos de segurança de dois estágios, controle climático automático, faróis bi-xenon, e transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC. A SLK, que é vendida no Brasil desde 1996, será comercializada a partir do segundo semestre deste ano.

O modelo pode vir equipado com três novos motores que variam de 163 a 360 cavalos de potência. Entre todas as versões, destacam-se a SLK 350, que traz sob o capô um novo motor V6 de 272 cavalos de potência, e o modelo com motor de oito cilindros desenvolvido pela Mercedes AMG.

O estilo e a tecnologia empregados nesta segunda geração da SLK reforçam o desempenho esportivo do conversível. Com motores mais potentes, nova suspensão e um ágil sistema de transmissão, o modelo oferece uma experiência de direção mais dinâmica do que nunca. O tamanho da carroçaria cresceu em 72 mm no comprimento e 65 mm na largura, e agora oferece ao motorista e ao passageiro mais espaço e um maior nível de conforto que a versão anterior.

Estilo dinâmico e esportivo
O design do novo roadster reflete o caráter esportivo e poderoso da nova SLK: um longo capô, um pára-brisas de ângulo agudo, portas largas e um porta-malas curto são as características típicas de um esportivo. Os 30 mm adicionais na distância entre eixos, a distinta forma cônica em forma de flecha na dianteira e na traseira e a silhueta em forma de cunha, contribuem para reforçar essa imagem.

O interior também foi completamente remodelado: o conceito do estilo é caracterizado por botões e demais elementos com superfícies prateadas, criando um grande contraste com o painel de instrumentos de fundo preto. Os clientes que optarem por um interior em couro poderão selecionar entre seis diferentes cores para criar seu próprio ambiente interno.

Carroçaria: a melhor de sua classe em aerodinâmica e volume do porta-malas
As linhas da carroçaria da nova SLK também se destacam por seus méritos técnicos: nenhum outro esportivo dessa classe iguala seu valor de coeficiente aerodinâmico (Cx 0,32), seus padrões de resistência, ou na capacidade de acomodar até 300 litros de bagagem no porta-malas quando a capota está fechada.

O inovador teto vario-roof, com o qual o esportivo estabeleceu novos padrões na categoria em 1996, foi melhorado ainda mais pelos engenheiros. Ele abre e fecha mais rápido e ocupa menos espaço no porta-malas.

Segurança: sistema de proteção com airbags adaptáveis
O aumento de 40% no uso de ligas de aço de alta resistência e outras medidas adicionais permitiram que a nova SLK superasse os altos níveis de segurança estabelecidos pelo modelo antecessor. Os sistemas de proteção dos ocupantes são capazes de reagir de maneiras diferentes de acordo com cada situação: pela primeira vez, a Mercedes está utilizando airbags adaptáveis nessa linha de modelos, que são acionados em dois estágios dependendo da gravidade do acidente.

Os limitadores de força do cinto também funcionam em dois estágios e ajustam-se conforme o tipo de colisão. Em casos de impactos laterais, airbags para o tórax e cabeça entram em ação e protegem os passageiros. Um sensor especial aciona os airbags laterais e ambos os tensionadores dos cintos em caso de capotamento. Já os santantônios localizados atrás dos assentos oferecem proteção adicional em acidentes desse tipo.

Desempenho e luxo

Novos motores geram mais potência e consomem menos combustível
A SLK é o primeiro carro deste segmento a ter um motor de 8 cilindros. A nova SLK 55 AMG estabelece uma nova referência em termos de potência (360 cv), torque (510 Nm) e aceleração (0-100 km/h: 4,9 segundos). A nova motorização trabalha em conjunto com a transmissão automática de sete velocidades 7G-TRONIC – disponível como opcional – que pode ser controlada pelo motorista através de botões localizados no volante.

O modelo também recebeu um novo motor de seis cilindros com cerca de 25% mais potência (272 cv) e 13% mais torque (350 Nm) para o SLK 350. O motor é uma das mais potentes unidades V6 em sua classe de cilindrada e seu caráter esportivo pode ser facilmente reconhecido por seu ronco forte e vibrante. O torque máximo está disponível a partir de apenas 2400 rpm e permanece constante até 5000 rpm. O SLK 350 faz de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos com o câmbio automático 7G-TRONIC.

O motor de 163 cavalos de potência do SLK 200 KOMPRESSOR também faz sua estréia nesta linha de modelos Mercedes-Benz. Este é um dos motores da nova geração de quatro cilindros da marca com o exclusivo sistema TWINPULSE, que oferece maiores avanços em termos de desempenho, torque, suavidade e economia de combustível.

Modelo traz um equipamento inédito: o AIRSCARF
A Mercedes-Benz desenvolveu para a nova SLK um novo equipamento, o AIRSCARF, que faz sua estréia mundial. O sistema permite aos motoristas recolher a capota mesmo com o vento frio para desfrutar com maior freqüência e conforto a experiência de dirigir um automóvel conversível.

O AIRSCARF é um sistema de aquecimento localizado nos apoios de cabeça que, ao toque de um botão, libera um fluxo de ar de temperatura controlada pelas aletas localizadas nos apoios de cabeça para manter os ombros, pescoço e cabeças dos ocupantes do SLK quentes na estrada – agindo como uma espécie de cachecol invisível.

Esse novo desenvolvimento é uma opção exclusiva no mercado de conversíveis. Ele opera em três estágios e é equipado com uma unidade de controle eletrônica, que adapta-se constantemente às condições ambientais – dependendo da velocidade e da temperatura.

O sistema THERMATIC representa uma inovação adicional para um perfeito controle climático dentro do carro, e é equipamento de série no SLK 350 e no SLK 55 AMG. Para os motoristas ainda mais exigentes, a Mercedes-Benz desenvolveu o sistema de controle climático THERMOTRONIC, equipado com sensores solares e de poluentes.

Sofisticação com ou sem capota

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