Nova Ranger 2010: mudanças e maior custo-benefício

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 16:32
Ford Ranger 2010

A Nova Ford Ranger 2010 chega ao mercado em agosto nos modelos diesel e gasolina com cabine dupla ou simples, com novo design e uma série de equipamentos exclusivos que aumentam a conveniência e o conforto. A picape média da Ford passa a contar com três anos de cobertura total de fábrica, além de vir com redução de preços e novas versões que ampliam a sua oferta para 18 opções, a linha mais completa do País.

Imponente, a Nova Ford Ranger 2010 tem no design a sua principal mudança, que tornou a picape mais robusta e moderna. “A Ranger tem tradição e a confiança de nossos clientes pelo seu desempenho e durabilidade. No modelo 2010, trabalhamos no estilo do veículo e ampliamos o seu custo-benefício, oferecendo mais equipamentos de série, menor preço e maior assistência pós-venda”, informa Wilson Vasconcelos Filho, gerente de Marketing de picapes.

A linha ficou também mais completa com a introdução de dois novos catálogos na cabine dupla: o de entrada XL 4×4 diesel e o topo de linha Limited 4×2 a gasolina. Além dessas duas novas opções, ela oferece as versões 4×4 diesel XLS, XLT e Limited, além das 4×2 a gasolina XL, XLS e XLT.

“A Ford é reconhecidamente a marca que mais sabe fazer picapes e a Ranger é um dos ícones desse prestígio, com mais de 6,5 milhões de veículos produzidos no mundo, parte deles no Brasil há mais de 15 anos. Na região, é vendida também em toda a América do Sul”, destaca Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
“Para a Nova Ranger 2010, nossas equipes de design, engenharia, manufatura, vendas e peças e serviços, com o apoio de toda a estrutura Ford, realizaram um cuidadoso trabalho e temos certeza de que os clientes foram os grandes beneficiados com as mudanças”, acrescenta o executivo.

Ford Ranger 2010

Estratégia de preço

A Nova Ford Ranger 2010 traz como diferencial importante a revisão dos preços, que hoje estão entre os menores do segmento tanto na compra como na assistência técnica e peças de reposição. Dentro dessa estratégia de torná-la a melhor compra do segmento, considerando o design, as características técnicas e o nível de conteúdo, a picape da Ford oferece 3 anos de garantia com cobertura total de fábrica.

O preço da Nova Ranger 2010, conforme as versões de motor diesel ou gasolina, tração 4×2 ou 4×4, cabine simples ou dupla, varia de R$45.900 a R$96.730. Somado à oferta dos menores preços de peças e revisão, ele resulta no melhor custo-benefício da categoria, que se mantém ao longo da vida útil do veículo com a manutenção econômica.
“A Ford conta ainda com uma das maiores redes de assistência técnica, formada por 390 distribuidores em todo o País, especializada em picapes. Podemos garantir que estamos entre as melhores opções do mercado em estilo, mecânica, conteúdo e preço”, afirma Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford.

Ford Ranger 2010

Robustez e imponência

Os designers da Ford criaram um desenho imponente, que confere um visual ao mesmo tempo robusto e moderno à nova picape. As mudanças basearam-se em clínicas com os consumidores, com a aplicação de modernas técnicas digitais de criação e uso de materiais resistentes.

É marcante a grade dianteira. Ela possui três barras horizontais, cromadas nas versões de luxo, destacando-se sobre uma tela de proteção ao fundo. O novo capô tem desenho limpo e perfil aerodinâmico. O novo para-choque, em aço e também cromado nas versões topo de linha, evidencia na aparência a sua robustez.

Os novos faróis têm arquitetura moderna. Combinam dois refletores de tamanhos diferentes, complementados por uma lente de vidro injetado, que além do visual moderno produzem um facho luminoso homogêneo e de maior alcance na frente e nas laterais, garantindo eficiente luminosidade à noite. Eles pertencem a uma nova geração de faróis que utiliza a tecnologia NEO (New Efficient Optics).

A lateral tem novo perfil sem vincos na linha de caráter, deixando a superfície “limpa”. Os para-lamas e as caixas de rodas em aço formam uma peça única, garantindo mais resistência e efeito estético harmônico. Novos estribos integrados, novas maçanetas ergonômicas e os retrovisores amplos e aerodinâmicos completam as mudanças na lateral. A identificação do veículo recebeu novo layout, moderno e de visual agradável.

As rodas de liga leve, de 16 polegadas, também são novas. Seu desenho combina com a robustez do veículo, em harmonia com os pneus Scorpion Todo Terreno.

Na traseira, além de detalhes na tampa da caçamba, destacam-se as grandes lanternas de concepção moderna e eficiente. Elas são divididas internamente por molduras prateadas, em contraste com as lentes translúcidas.
“Criamos um conjunto robusto e moderno. Utilizamos as técnicas de design para traduzir os resultados das pesquisas, com o objetivo de oferecer uma picape de aparência ainda mais forte e resistente, características da Ford Ranger”, diz João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford.

Ford Ranger 2010

Conveniência e conforto

Uma série de equipamentos de conveniência e conforto está disponível na Nova Ford Ranger 2010. O interior da picape vem agora na cor preta e traz quadro de instrumentos com novo grafismo, de fácil leitura. A moldura central do painel exibe detalhes na cor prata.

No console, porta-copos e porta-objetos ampliam a conveniência para os ocupantes. Na versão Limited, os bancos de couro têm acabamento perfurado e pesponto aparente.

Entre outros equipamentos e acessórios, a Nova Ford Ranger 2010 oferece:

· vidros elétricos com um toque para cima e para baixo em todas as portas, com sistema antiesmagamento;
· sistema de abertura e fechamento das portas e dos vidros com controle remoto e travamento automático das portas a 20 km/h;
· computador de bordo, de fácil leitura, com informações como pressão do turbo, altitude, autonomia, velocidade média, consumo médio e também tensão da bateria – útil principalmente para quem instala equipamentos auxiliares, como guincho, som ou faróis adicionais no veículo, e precisa monitorar o consumo de energia;
· coluna de direção com ajuste de altura e banco do motorista com ajuste lombar e de altura;
· rádio/CD-player My Connection, exclusivo da Ford, com CD-player MP3/WMA, entrada USB, para iPod e áudio auxiliar (P2), além de conexão para celular e áudio Bluetooth;
· sistema antifurto distribuído DPATS com chave original codificada e sensores localizados no painel de instrumentos e no módulo eletrônico;
· alarme antifurto volumétrico e perimetral, uma exclusividade no segmento;
· sensor de ré com indicador sonoro na versão topo de linha;
· protetor de caçamba em polipropileno e capota marítima na versão topo de linha.

Ford Ranger 2010

1.000.000 km de testes

A Nova Ford Ranger 2010 passou por um programa de rodagem com mais de 1.000.000 km. O desenvolvimento do projeto começou há três anos e envolveu vários protótipos. Todos os componentes foram exaustivamente testados em diferentes tipos de piso. “O ponto forte da Ford Ranger é o seu conjunto mecânico, com comportamento dinâmico equilibrado em qualquer condição de carga ou de piso. Ela também possui ótimos ângulos de ataque e saída para rodagem fora de estrada. Na linha 2010, a missão da engenharia foi manter esse equilíbrio”, explica Linus De Paoli, supervisor de Engenharia da Ford.

Entre os componentes testados inclui-se a suspensão com amortecedores traseiros posicionados do lado de fora das longarinas. O sistema de freios com ABS nas quatro rodas é equipado com acelerômetro longitudinal, que otimiza a frenagem no modo 4×4.

A Nova Ford Ranger 2010 é disponível com motor 3.0 16V PowerStroke Turbo Diesel Electronic, com torque de 380 Nm e potência de 163 cv, um dos mais fortes da categoria, e o 2.3 16V Duratec High Flow a gasolina, com cabeçote, bloco e cárter em alumínio, com torque de 217 Nm e potência de 150 cv. Com desempenho eficiente e econômico, as duas versões de motor produzem uma curva de torque plana e elevada e oferecem a melhor relação peso-potência entre as picapes vendidas no País.

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.