No Texas, Piquet consegue mais um top-5 e agora é sexto na NASCAR TS

sábado, 9 de junho de 2012 às 12:04

nascar12-nelsinho martinsville-350Com a torcida de Rubens Barrichello e de seus filhos, Nelsinho Piquet conquistou o quinto lugar nas 250 milhas do Texas, sétima etapa da Nascar Truck Series. Com o resultado, o brasileiro avançou para a sexta posição no campeonato, 38 pontos atrás do líder.

“Foi um bom resultado, chegando na frente de todos que estão melhor no campeonato. Deu para recuperar pontos importantes”, avaliou o piloto do Chevrolet Silverado #30, que estreou um chassi novo na pista texana. Foi a quarta vez que Piquet Jr correu neste circuito, onde agora acumula dois top-5 e três top-10.

Na temporada 2012, esta foi a terceira corrida que ele terminou entre os cinco melhores e a quinta que figurou entre os 10. O brasileiro só não fez top-10s neste ano nas corridas em que foi envolvido em acidentes, em Daytona e Charlotte.

Na prova desta sexta-feira, Nelsinho contou com dois visitantes ilustres, em meio ao público de mais de 41 mil pagantes. Ele mostrou um pouco da dinâmica da Nascar aos dois filhos de Rubens Barrichello durante a tarde e se encontrou também com Tony Kanaan no grid da prova da Truck Series. A Fórmula Indy, categoria pela qual competem Barrichello e Tony corre neste sábado na mesma pista.

“Foi bacana. Levei os meninos do Barrichello comigo na apresentação oficial dos pilotos e mostramos para eles como é a Nascar. Fizeram várias perguntas e acho que gostaram da experiência. Gosto muito de falar com o Rubinho sobre corridas e foi interessante ouvir suas impressões iniciais sobre o automobilismo nos EUA”, contou Nelsinho.

Como a chuva cancelou a tomada de tempo, o grid foi definido de acordo com as posições dos trucks no campeonato de proprietários -que tem regras um pouco diferentes da disputa entre pilotos. Com isso, então sétimo colocado na classificação, o truck #30 largou em oitavo na noite de sexta.

Nelsinho largou por fora e ganhou posições naquela linha da pista. Na volta 13, enquanto duelava com Todd Bodine pela quarta posição, o brasileiro acionou o rádio para elogiar o comportamento do truck. A briga com o truck#11 durou 18 voltas, até o estouro do motor de Bodine provocar a segunda bandeira amarela da noite. Veio então a primeira rodada de pitstops. O brasileiro entrou em quarto e saiu do box em sexto lugar, com quatro pneus novos.

Ele avançou uma posição depois da relargada e mesmo quando precisou andar pela linha interna da pista apresentava um ritmo de corrida similar a dos líderes. Nessa tocada, Piquet Jr ultrapassou Justin Lofton e Ty Dillon. Ele era terceiro na volta 72, quando aconteceu a quarta bandeira amarela da noite.

Nova passagem pelo box, e Nelsinho alinhou novamente por dentro para relargar em terceiro. Ele foi ultrapassado por um adversário, mas a seguir superou a picape #23, de modo que conservou a terceira posição até a volta 95, quando novamente a corrida foi interrompida com bandeira amarela.

A relargada da volta 100 foi o momento mais crítico para Nelsinho na corrida. “Estava por dentro e de repente fiquei no meio de um three-wide”, contou ele, sobre a situação em que três competidores andam emparelhados na Nascar (com alto risco de acidente). “Então precisei aliviar o ritmo e perdi várias posições, que foram complicadas para recuperar na sequência.”

Na volta 107, com a picape muito traseira, pela primeira vez na prova Piquet Jr saiu do grupo dos dez primeiros. Mas com a sequência das voltas seu rendimento melhorou e na volta 128 o truck #30 aproveitou a sexta bandeira amarela da prova para seu último pitstop. Deixou o box na mesma sétima posição em que havia entrado.

Largando novamente por dentro, Nelsinho tentou atacar por dentro mas acabou novamente dentro de um three-wide. Desta vez ele conseguiu se reposicionar logo pela linha externa, na oitava posição a 20 voltas do final.

Com o pelotão mais espaçado pela pista de 1,5 milha, o truck #30 foi se aproximando de um adversário por vez e escalando o pelotão até o quinto lugar.

“O carro não estava tão bom embaixo como estava na parte de cima. Podia até ter sido menos conservador em algumas relargadas e tentado ganhar uma ou duas posições a mais. Neste ano, acho que está mais difícil recuperar as posições no trânsito”, avaliou Nelsinho.

No domingo, ele estará em Pocono, palco da corrida da Nascar Sprint Cup Series nesta semana, para uma ação promocional da categoria com o Twitter.

A próxima corrida da Truck Series é no dia 28 de junho, no oval de 1,5 milha do Kentucky. Antes desse compromisso, Piquet Jr realiza sua primeira corrida na Nationwide Series nesta temporada, também pela equipe Turner Motorsports. Ele corre a etapa de Road America, no circuito de Elkhart Lake, no dia 23 de junho.

Classificação do campeonato após seis etapas:

1. Justin Lofton 272
2. Timothy. Peters 267
3. Ty Dillon 260
4. James Buescher 249
5. Parker Kligerman 247
6. Nelson Piquet Jr 234
7. Matt. Crafton 223
8. Joey Coulter 219
9. Ron Hornaday 218
10. Todd Bodine 212

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.