NASCAR TS – Paludo recupera posições e termina prova de Las Vegas em 3º

domingo, 29 de setembro de 2013 às 14:10

Miguel Paludo

O piloto brasileiro Miguel Paludo foi um dos destaques da etapa de Las Vegas da Nascar Truck Series. O gaúcho da Turner Scott Motorsports terminou a prova da Smith’s 350 em terceiro após uma intensa corrida de recuperação. Ainda na primeira parte da prova, com a picape saindo muito de traseira, acabou rodando e caiu para 25º, uma volta atrás dos líderes.

Com o resultado, Miguel Paludo passa a somar 567 pontos no campeonato e volta a ocupar a quinta posição na tabela. Agora, o gaúcho está a somente quatro pontos do quarto colocado, o piloto Jeb Burton.

“Foi uma grande dia para nós aqui em Las Vegas. Consegui um ótimo resultado com o terceiro lugar, ainda mais especial após perder uma volta no começo da prova. Além disso, diminuímos nossa diferença para o líder do campeonato e voltamos ao top-5, mostrando que estamos firmes na luta pelo título. Na última relargada, tentei tudo para passar o Timothy (Peters): sai melhor, inclusive, mas ele me bloqueou e acabei perdendo também o segundo lugar. Mas o saldo foi bastante positivo”, diz Paludo.

A largada da prova se deu com o gaúcho forçando o ritmo e ocupando a sexta colocação nas primeiras voltas. Lutando pela quinta posição, na volta 14 Paludo rodou e provocou a primeira bandeira amarela da etapa. Miguel perdeu o controle de sua picape perto da entrada dos pits, mas não encostou no muro, indo para a grama com seus dois pneus do lado direito murchos.

“A picape estava traseira e também tive o ar de minha frente tirado pelo piloto que vinha à frente (James Buescher), com isso virei passageiro do carro e tudo que pensava era em controlar a saída para evitar batidas e permanecer na corrida”, diz Paludo.

O piloto do #32 parou no box, fez a troca de seus compostos, reabasteceu e voltou em 24. Todavia, a Turner o chamou mais vezes aos pits para fazer novos ajustes. “O fator positivo é que conseguimos fazer paradas e alterar o set up da picape e ela ficou muito equilibrada, permitindo uma corrida de recuperação”, diz o brasileiro.

A relargada da prova se deu na volta 17 com Paludo em 25º. Na posição de Lucky Dog, Miguel torcia para uma bandeira amarela aparecer na prova, pois assim conseguiria recuperar a volta. Tal intervenção se deu na volta 28, quando Brennan Newbarry rodou de forma parecida do brasileiro.

Na 31, a verde se deu com Miguel já na volta dos líderes. Ele era o 24º no momento, mas crescia rapidamente na prova. Na 36 era 20º. Na 46ª, era 17º quando Bryan Silas rodou sozinho, novamente no mesmo local de Paludo e Newbarry. Aproveitando a parada e fazendo um grande trabalho de pits, a Turner colocou Miguel em terceiro ao fazer apenas o reabastecimento. Paludo, só nesta parada, conquistou 14 posições.

A verde se deu na 51, com Miguel sempre forçando bastante. Voltas depois, Brennan Newbarry provocava mais uma amarela ao ser tocado por Ron Hornaday. No momento, Paludo era sétimo e aproveitou a interrupção para ir aos pits fazer acertos.

Relargando em 17º na volta 65, Miguel buscava escalar novamente o pelotão. Na 74, Ross Chastain rodava e fazia a quinta amarela do dia ser tremulada. Fazendo uma estratégia distinta, Paludo não parou nos pits desta vez, o que o fez subir para a sexta colocação na prova.

A verde novamente se deu na passagem 76 e Miguel tratou de ir logo para cima. Em uma bela relargada, lutou pela liderança, mas se manteve dentro do top-5 na sequência. Na 92, a sexta amarela era sacada. Paludo, assim como a grande maioria dos pilotos, parou nos pits para ajustes e combustível.

A verde se deu com 50 para o fim, mas na relargada uma confusão no pelotão intermediário fez a sétima amarela ser acionada. A nova relargada foi dada com 45 para o fim e com Miguel em sexto. O gaúcho da Turner Scott Motorsports mais uma vez teve uma boa saída e pulou para terceiro, pressionando os líderes Matt Crafton e Darrell Wallace.

Com 38 para o fim, a oitava amarela interrompia mais uma vez a prova. Chad Hackenbracht perdeu o controle de sua picape na curva quatro, parte mais crítica do circuito. A verde foi tremulada com 34 para o fim. Paludo perdeu duas posições, mas ainda mantinha uma posição dentro do top-5.

Com 15 voltas para o fim e em bandeira verde, Paludo passava a ser o terceiro colocado, logo atrás de Ron Hornaday e Timothy Peters. Seu ritmo era muito forte. Quando tudo indicava que a corrida terminaria sem mais interrupções, Jennifer Jo Cobb bateu forte no muro, estragando bastante sua picape e provocando a nona bandeira amarela da prova.

Os primeiros colocados se mantiveram na pista – dentre eles Miguel Paludo. Já os pilotos do pelotão intermediário preferiram parar para trocar seus pneus. Com Paludo em terceiro, a relargada se deu no esquema verde, branca e quadriculada. O gaúcho chegou a ir para segundo na saída, mas cruzou a linha de chagada em terceiro lugar, sendo um dos destaques da corrida.

A próxima etapa da Nascar Truck Series será dia 19 de outubro, quando a categoria corre no maior oval da categoria: Talladega. O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Resultado, corrida
(Cinco primeiros colocados)
1º) Timothy Peters
2º) Johnny Sauter
3º) Miguel Paludo
4º) Ty Dillon
5º) Darrell Wallace Jr

Campeonato
(Cinco primeiros colocados)
1º) Matt Crafton, 644 pontos
2º) James Buescher, 603
3º) Ty Dillom, 591
4º) Jeb Burton, 571
5º) Miguel Paludo, 567

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.