Nascar Truck Series – Nelsinho Piquet é oitavo em Kansas

sábado, 4 de junho de 2011 às 22:19

n_piquet.1Com o oitavo lugar nas 250 milhas do Kansas, Nelsinho Piquet obteve seu segundo top-10 na temporada 2011 da Nascar Truck Series. O piloto brasileiro agora é o 15º do campeonato, com 203 pontos.

“Sempre eu penso na vitória e ainda estou me adaptando a encarar um oitavo lugar como um resultado importante. Assim, se não estou entre os três primeiros não posso falar que saio totalmente satisfeito. A equipe ficou contente pelo top-10 e eu acho que no fim das contas, considerando tudo que aconteceu na prova, foi bom ter terminado desse jeito”, afirmou o piloto do Chevrolet Silverado número 8.

Assim como na corrida anterior, em Charlotte, no Kansas Nelsinho Piquet foi o melhor estreante na classificação: começou prova na quarta posição.

Quando surgiu a bandeira verde, a picape da equipe Kevin Harvick Inc. teve dificuldade de acompanhar o ritmo dos líderes. Ainda assim, a equipe optou por manter Nelsinho na pista quando houve a primeira bandeira amarela, no giro 17 –momento em que alguns adversários fizeram o primeiro pit stop, ficando portanto numa janela de paradas diferente da estratégia definida para o brasileiro.

A picape número 8 oscilou entre a 6ª e a 10ª e posições até a parada nos boxes, realizada sob bandeira verde na volta 52. Piquet Jr. voltou à pista em 26º e vinha escalando o pelotão quando houve uma nova bandeira amarela.

Ele era 22º na relargada da volta 65, quando foi fechado pela caminhonete número 32, em manobra que provocou nova bandeira amarela. Cinco voltas mais tarde, na relargada seguinte, foi atingido por trás por outro competidor e por pouco sua prova de estreia no Kansas não acabou no muro. “Ainda bem que deu para salvar naquela hora. A dificuldade de cair para o fundo do pelotão é que os caras que de lá, às vezes, são mais precipitados”, comentou Nelsinho, obrigado a fazer nova parada nos boxes durante a bandeira amarela provocada pelo incidente.

Ele retornou à pista com o equipamento danificado. “Abriu um buraco na parte traseira e isso pode ter afetado a aerodinâmica da caminhonete, que passou a ficar muito dianteira. A pista é lisa e já não estava com o melhor grip. Depois dessa parada, ficou mais difícil ainda.”

Na relargada da 76ª volta, o brasileiro estava em 24º lugar. No giro 133, era o sexto –e chegou a disputar o quinto lugar com Kyle Busch, piloto da Sprint Cup Series que costuma correr também algumas provas da Truck (sem marcar pontos no campeonato).

Na última relargada da corrida, na volta 137, Nelsinho ficou “encaixotado” atrás da picape número 22 e caiu para décimo. Ele então conseguiu recuperar duas posições e recebeu a bandeira quadriculada na volta 167 brigando pelo sétimo lugar.

“Foi uma experiência interessante. Disputar posições no fundo do pelotão e na frente acrescenta ao meu aprendizado. Mas o melhor é andar sempre entre os primeiros e é isso que eu espero que aconteça na próxima corrida, no Texas”, finalizou o brasileiro.

A nona etapa da temporada da Nascar Truck Series acontece nesta sexta-feira, no mesmo autódromo que receberá a sétima etapa do campeonato da F-Indy no sábado.

EB – www.autoracing.com.br


Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.