Na Espanha, BMW Team Brasil segue em busca de um lugar no pódio da FIA GT Series

quinta-feira, 26 de setembro de 2013 às 15:40

Ricardo Zonta e Sergio Jimenez

O clima de evolução e confiança embala o BMW Sports Trophy Team Brasil para a quinta etapa de rodada dupla da FIA GT Series, que acontece neste final de semana (dias 28 e 29 de setembro) na cidade de Navarra, ao norte da Espanha. Como aconteceu na Eslováquia, a programação em solo espanhol também será mais curta. A realização dos treinos livres e a classificação para definição do grid será no sábado (28) e as duas corridas acontecem no domingo (29). O canal SporTV vai exibir a Corrida Classificatória ao vivo no SporTV 3 (5h15 de Brasília) e a Corrida Principal em VT no SporTV (11 horas).

Cacá Bueno está confiante e acredita que a equipe pode brigar para estar entre os ponteiros. “A equipe tem conquistado um resultado bacana nos treinos e com boa evolução. Pelo que vi do traçado, não acho que pode ser um circuito que favoreça tanto o modelo BMW Z4. As duas últimas pistas (Zandvoort e Eslováquia) favoreciam mais. Porém, o carro vem evoluindo bem, por isso acredito que temos chance de brigar pelo pódio. Temos um boa equipe, evoluímos bastante e estamos focados em melhorar cada vez mais o nosso desempenho – mesmo sem estar na disputa pelo título”, considerou.

O pentacampeão da Stock Car quer encerrar sua participação na FIA GT Series com o pé direito. “Em Navarra, espero que possamos fazer um belo fechamento de ano, buscando um lugar no pódio. Essa será a última disputa do campeonato para três dos quatro pilotos que começaram o projeto. Não poderemos fazer a etapa de Baku, devido à mudança do calendário do FIA GT, que coincide com outro campeonato que disputamos aqui no Brasil, então é a nossa chance de fechar com chave-de-ouro”, lembrou o carioca.

Outro que aposta na evolução é Allam Khodair, companheiro de Bueno, a bordo do carro #0. “Como estamos em evolução constante, eu acredito que a etapa será a melhor. Além disso, é possível que tenhamos a tão sonhada equalização. Espero que em Navarra estejamos no pódio, que estamos buscando e batendo na trave. Quanto à pista, só veremos se favorece ao BMW Z4 quando chegarmos lá. Mas, andei treinando no simulador e assisti algumas on-boards. Gostei bastante do traçado”, disse o Japonês Voador.

Sérgio Jimenez comenta sobre as novidades da etapa, já que o circuito de Navarra é novo para todos, e, além disso, o carro #21 contará com um estreante. “É mais uma pista nova para a equipe. Uma pista que ninguém andou. O Ricardo (Zonta) é o único que conhecia, mas como ele não poderá comparecer, então será outro grande desafio para nós. Mas tem sido assim o ano todo, e não é algo que nos assusta. Além disso, terei um parceiro novo – o Átila Abreu, que é um piloto muito bom e que vem para somar na equipe. Espero que ele pegue a mão do carro rápido, pois é um equipamento bem manhoso de pilotar. Na Eslováquia, batemos na trave do pódio, mas estamos confiantes em um bom resultado na Espanha”, observou o piloto de Piedade.

Em ritmo de estreia

Quem não vê a hora de acelerar o modelo BMW Z4 na FIA GT Series é o piloto Átila Abreu, que fará sua estreia pela equipe BMW Sports Trophy Team Brasil. Natural de Sorocaba, Abreu será o novo companheiro de Sérgio Jimenez a bordo do carro #21.

“Estou muito animado com a minha estreia na FIA GT Series, pois será o meu primeiro contato com um carro como o BMW Z4 e em uma pista desconhecida, o que em particular eu gosto muito. Além do mais, essa será a minha volta às pistas Europeias, depois de oito anos. Estou muito contente e espero que eu possa ajudar a equipe a ter uma boa performance, e quem sabe brigar por um pódio, o que, sem dúvida, seria maravilhoso”, salientou.

Para tentar driblar a típica ansiedade, Abreu fez questão de buscar o máximo de informações sobre o campeonato, as regras, as equipes e pilotos. Desta forma, ele espera chegar à Espanha e poder fazer uma rápida adaptação. “A ansiedade e o frio na barriga são normais, todo piloto tem que ter essa sensação. O que procuro fazer é me inteirar de todos os assuntos possíveis, do que pode e o que não pode na categoria, para tentar ao menos ter o mínimo controle da situação”, observou.

Outra lição de casa feita por Átila Abreu foi analisar o traçado. “Me pareceu ser uma pista relativamente rápida, com algumas freadas em curva e um pouco ondulada, mas é difícil julgar por vídeos. Devo chegar à Espanha antes, justamente para poder andar com mais calma no circuito e conhece-lo um pouco melhor. Alguns pilotos preferem jogar no simulador antes, para conhecer a pista, o meu estilo é um pouco diferente, prefiro andar a pé na pista, olhar todos os detalhes ao vivo. De qualquer maneira, gostei do que vi, parece ser um circuito moderno e muito bem estruturado, perfeito para um evento deste porte da FIA GT Series”, encerrou o estreante.

Confira os horários da 5ª etapa da FIA GT Series na Espanha (horários de Brasília):
Sábado, dia 28 de setembro

5h00 às 6h20 – Treino Livre 1
7h35 às 8h50 – Treino Livre 2
12h00 às 13h00 – Treino Classificatório (definição do grid Corrida Classificatória)

Domingo, dia 29 de setembro 
4h00 às 4h20 – Warm up
5h15 às 6h15 – Corrida Classificatória (resultado define grid da Corrida Principal)
9h15 às 10h15 – Corrida Principal

Classificação do Campeonato (Categoria Pro Cup) – após quatro etapas (oito corridas):
1. S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 94
2. F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 75
3. R.Rast/Mayr-Melnhof (Team WRT Audi R8 LMS), 63
4. M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 53
5. A.Zuber/M.Parisy (Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C), 39
6. Kox/Rosina (Blancpain Reiter Lamborghini LP560-4), 36
7. K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 31
8. S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 30
9. C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29
R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 29

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.