MotoGP – Saiba um pouco mais sobre o circuito Ricardo Tormo

Largada Valencia 2015

Largada Valencia 2015

O circuito Ricardo Tormo tem como característica um grande número de curvas apertadas, interligadas por pequenas retas. A penúltima curva a esquerda e a rápida entrada para a curva 1, contrastam com a sucessão de chicanes que caracterizam o traçado.

Mais indicada para as categorias Moto 2 e Moto 3, Valencia é um desafio incrível para qualquer piloto da MotoGP; um exercício intenso de concentração e preparação, já que a pista pode facilmente apanhar um piloto desprevenido, especialmente pelas condições climáticas daquela região nos meses de outubro e novembro, com a chuva sempre marcando presença.

A pista de Valencia é muito exigente para as suspensões, que devem oferecer um equilíbrio correto na transferência de peso, que alterna constantemente da frente para a traseira, e um “set-up” apropriado para a chuva, que impeça que a moto oscile muito nas acelerações e frenagens.

A pista exige muita aderência dianteira durante uma volta, e com muitas entradas em curva com os freios ainda acionados o equilíbrio entre a agilidade e estabilidade deve recair sobre uma maior maneabilidade da moto.

Ainda assim a moto tem de ser ajustada de forma a não perder velocidade na penúltima curva, ou dificultar a frenagem a 300 km/h.

Uma resposta instantânea à aceleração é algo muito desejável em Valencia, já que as pequenas retas que caracterizam esta pista, exigem saídas rápidas das curvas que as antecedem, e uma entrada forte na próxima curva.

Valencia é uma pista de baixa velocidade – dificultada pelas subidas e descidas que a caracterizam – com a maior parte da volta sendo feita em segunda marcha, e uma seqüência de três curvas feitas em primeira marcha. Não obstante, a maior parte das quedas surgem na seqüência da falta de aderência na entrada das curvas em decida.

Eduardo Behling
www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.