MotoGP e a Evolução das espécies

terça-feira, 12 de setembro de 2017 às 0:57
Johann Zarco - Misano 2017

Johann Zarco – Misano 2017

Colaboração: Carlos Alberto Goldani

Existem duas teorias sobre a evolução das espécies humana que podem ser aplicadas, com poucos ajustes, no atual estágio da MotoGP. A primeira foi formulada pelo naturalista francês Lamarck em 1809 e pode ser resumida na frase “O uso desenvolve, o desuso atrofia”. A segunda é conhecida como a Teoria da Seleção Natural do inglês Charles Darwin e indica que os organismos mais bem adaptados ao ambiente em que vivem têm maior chances de sucesso.

Os bancos de dados da MotoGP disponibilizados para consulta livre no site oficial indicam que alguns dos resultados desta temporada que podem causar algum tipo de surpresa tem explicações lógicas. Por exemplo, a ascensão da equipe Tech 3, satélite da Yamaha não é gratuita, Johann Zarco é o piloto que registra a maior quilometragem percorrida nos testes oficiais, Andrea Dovizioso, um dos líderes do campeonato, é quem tem a maior quilometragem acumulada durante as etapas da competição.

Os cinco primeiros colocados na corrida pelo título pertencem a três equipes oficiais de fábrica (Ducati, Honda e Yamaha), estiveram em 32 das 39 posições de pódio já disputadas, lideraram 247 das 323 voltas realizadas nas 13 etapas e além deles só Zarco, Petrucci, Lorenzo e Folger em alguma oportunidade ocuparam a primeira posição durante alguma prova. Se o índice analisado for o número de poles, Zarco é o único fora dos top five que já largou na primeira posição, uma vez. O campeonato está excelente, cheio de surpresas e reviravoltas, os líderes estão rigorosamente empatados em número de pontos (algo semelhante aconteceu em 2015 com Lorenzo e Rossi), entretanto no frigir dos ovos as ideias de Darwin prevalecem, as equipes com mais recursos humanos e financeiros obtêm os melhores resultados.

O pior pesadelo de um piloto da MotoGP é estar liderando uma prova nas voltas finais de um GP e ser informado pelas placas do pit wall que está sendo seguido de perto pela moto #93. Nestas condições existe apenas uma certeza, se houver uma mínima chance Márquez vai tentar a vitória, se não houver chance Márquez vai tentar assim mesmo e se for virtualmente impossível, Márquez vai tentar a ultrapassagem. Os exemplos são inúmeros, já na sua terceira participação na MotoGP em 2013, GP de Jerez, ele envolveu-se em um contato lateral e levou vantagem sobre Jorge Lorenzo na disputa do 2º lugar, no mesmo ano na última volta do GP de Assen entrou lado a lado com Valentino Rossi em uma curva onde só cabe um, o italiano cortou a chicane e venceu a prova.

Nas últimas etapas do mundial de 2015, em uma prova fantástica na Austrália, Lorenzo era postulante ao título e estava disputando a liderança do campeonato ponto a ponto com Valentino Rossi, o espanhol liderava faltando duas curvas para o final e foi ultrapassado por Márquez. Este ano na Áustria ele tentou uma manobra impossível sobre Andrea Dovizioso, até tomou a frente por breves instantes, não conseguiu posicionar a moto para fazer a curva e devolveu a posição e em Misano impediu a primeira vitória da carreira de Danilo Petrucci na MotoGP ultrapassando-o na última volta.

É da natureza do piloto. Recentemente, sobre o episódio ocorrido com Dovizioso na Áustria, Márquez declarou que sabia ser improvável ter sucesso, mas que não conseguiria dormir se não tivesse tentado. O jovem piloto espanhol desenvolveu um controle absurdo sobre a sua RC213V, na prova em Misano em pelo menos três oportunidades ele exagerou ao tomar uma curva e a traseira de sua moto deslizou demais, a máquina trepidou (wobble) e Márquez conseguiu retomar a dirigibilidade, nesta mesma prova realizada com a pista encharcada ele conseguiu registrar na última volta o melhor tempo de todo o GP. Não é apenas um dom natural, Márquez, assim como todos os pilotos que participam da MotoGP, treina exaustivamente. Corroborando as ideias de Lamarck, suas habilidades estão superdesenvolvidas.

A exemplo do que aconteceu no Catar e Circuito das Américas em 2016, os esforços do vencedor não foram reconhecidos e respeitados pelos torcedores que afluíram às comemorações do pódio em Misano. Marc Márquez foi vaiado pelo público ao receber o seu troféu. É até compreensível um nível de frustração pelo resultado, um espanhol se impor sobre dois nativos em um dos templos do motociclismo italiano, inaceitável foi o fato dos espectadores ovacionarem durante o warm up pela manhã uma queda do campeão do ano passado. Em relação a este episódio a reação do piloto foi educada, quando perguntado sobre como recebeu as vaias, respondeu que entendia a frustração dos fãs de Valentino e dos italianos em geral, afinal mesmo na ausência forçada de seu maior ídolo, grande parte do público portava bandeiras amarelas com o nº 46, porém ficou triste ao ver sua queda comemorada pelo público, era uma prova de MotoGP e não um espetáculo no Coliseu. Aproveitou a oportunidade para pedir aos espanhóis que comparecerem em Aragon em duas semanas evitarem este tipo de atitude.

Antológica a cena de Johann Zarco empurrando a sua moto com pane seca no final do GP, um esforço maiúsculo para conquistar um único ponto no mundial.

Carlos Alberto Goldani
Porto Alegre – RS

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