MotoGP – Conheça o circuito de Estoril, em Portugal

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 20:46
O novo traçado de Estoril

Situado em uma cidade localizada na costa do Atlântico, em Portugal, a 28 km de Lisboa, o circuito de Estoril foi utilizado pela primeira vez para uma etapa da MotoGP no ano 2000.

Construído em 1972 por Fernanda Pires da Silva, a pista era utilizada fundamentalmente para provas de Fórmula 2 européias, na década de 70. Melhorias na pista e instalações fizeram com que o circuito recebesse o seu primeiro GP de Fórmula 1 em 1984. A categoria máxima correu por lá até 1996.

Ayrton Senna venceu na F1 em 1985

Considerada uma das pistas mais sinuosas do calendário, Estoril combina curvas longas com setores de freadas fortes, além de retas onduladas e uma chicane bastante difícil, que foi adicionada ao traçado original em 1994.

Os engenheiros enfrentam um desafio complicado na hora de ajustar chassi e escolher pneus devido a sua situação geográfica, pois o traçado está muito perto do Oceano Atlântico e há muitas correntes de vento na região. Sua posição geográfica torna o clima imprevisível, embora a temperatura média seja bastante agradável. Trata-se de umas das pistas preferidas da IRTA para teste de pré-temporada.

A pista tem 4.182 metros de extensão, com 14 metros de largura. É formada por quatro curvas à esquerda, nove à direita e a reta principal se estende por 986 metros.

Motovelocidade estreou em 2000

Corrida de 2009

Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu com absoluta tranquilidade a etapa portuguesa da MotoGP, a 14ª da temporada. Foi a quarta vitória do piloto espanhol na temporada e a segunda consecutiva no circuito do Estoril.

Lorenzo largou na pole position, mas perdeu a ponta para Dani Pedrosa (Honda) após a largada. Superou o compatriota ainda na primeira volta e se consolidou na liderança, que manteve com folga até o final das 28 voltas.

Casey Stoner (Ducati) chegou em segundo, 6s294 atrás de Lorenzo. O australiano retornou após três provas afastado e teve um ótimo desempenho, tendo ultrapassado Valentino Rossi (Yamaha) na segunda volta e Pedrosa na terceira. Só não conseguiu se aproximar do líder.

O piloto da Honda ficou em terceiro. Valentino Rossi em nenhum momento foi ameaça, e chegou em uma burocrática quarta colocação, 23s428 atrás do vencedor. O italiano ainda tem 18 pontos de vantagem para Jorge Lorenzo, restando três provas para o final.

Colin Edwards (Tech 3 Yamaha) ficou em quinto. Para a sexta posição, uma acirrada disputa entre Toni Elias (Gresini Honda) e Andrea Doviziozo (Honda), decidida apenas na bandeirada. Nicky Hayden (Ducati), James Toseland (Tech 3) e Chris Vermeulen (Suzuki) completaram o top ten.

Ocorreram apenas três abandonos. Mika Kallio, de volta à Pramac Ducati, caiu sozinho na sexta volta. Já os italianos Alex de Angelis (Gresini) e Loris Capirossi (Suzuki) tiveram problemas mecânicos.

Lorenzo venceu seu primeiro GP em 2008

Eduardo Behling – 30/10/10
www.autoracing.com.br

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