Moto GP – O novo formato de classificação em detalhes

domingo, 27 de janeiro de 2013 às 9:56
Moto GP

Moto GP e suas novidades para 2013

Além das trocas de pilotos, novas caras e melhorias nas motos, a temporada de 2013 da Moto GP vai contar com mais um fator extra – um novo formato de classificação!

Conforme explicado pelo CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, um novo formato de classificação vai ser introduzido na Moto GP para aumentar o espetáculo para os fãs e colocar maior ênfase nos tempos competitivos ao longo das sessões de treinos.

Como em anos anteriores, serão três sessões de treinos livres de 45 minutos que, em um fim de semana normal de corridas, serão disputadas na manhã e tarde de sexta-feira, assim como na manhã de sábado. A diferença para este ano será que os tempos estabelecidos nessas sessões vão contar para a classificação, com os resultados combinados determinando se um piloto vai participar do Q1 ou do Q2.

O Q1 será composto pelos pilotos que tenham apresentado tempos de 11º para baixo, e terá uma duração de 15 minutos. Durante este período os pilotos serão incentivados a garantir um lugar para o Q2, com os dois mais rápidos da sessão juntando-se aos dez mais rápidos dos treinos livres. Isto resultará num grupo de 12 pilotos na luta pela pole position na derradeira sessão de classificação de 15 minutos. Os pilotos que não garantam as duas primeiras posições no Q1 alinham no grid em função dos seus tempos a partir da 13ª posição.

Para responder a qualquer alteração inesperada, ou ajustes necessários, haverá um quatro treino livre de 30 minutos antes das duas sessões de classificação. Este não será cronometrado.

Novo Procedimento:

1. As três sessões de treinos livres existentes não sofrerão alterações, contudo, os tempos combinados dessas sessões vão determinar a participação na última sessão de classificação.

2. Os dez pilotos mais rápidos vão para o treino de classificação 2 (Q2).

3. Todos os outros pilotos alinham no treino de classificação 1 (Q1).

4. Os dois pilotos mais rápidos do Q1 progridem para o Q2, com um total de 12 pilotos competindo pelas 12 primeiras posições do grid.

5. Os pilotos que não ficarem nas duas primeiras posições do Q1 ocuparão as suas posições no grid em função dos tempos apresentados no Q1 e a partir do 13º posto.

Novos horários dos treinos:

1º Dia:
Treino Livre 1 – 45 minutos, cronometrado para participação no treino de classificação
Treino Livre 2 – 45 minutos, cronometrado para participação no treino de classificação

2º Dia: Manhã
Treino Livre 3 – 45 minutos, cronometrado para participação no treino de classificação

2º Dia: Tarde
Treino Livre 4 – 30 minutos, cronometrado para participação no treino de classificação
Intervalo – 10 minutos
Treino de Classificação 1 – 15 minutos
Intervalo – 10 minutos
Treino de classificação 2 – 15 minutos

EB - www.autoracing.com.br

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