Moto GP – Márquez iguala recorde de Doohan com 12ª vitória em 2014

domingo, 26 de outubro de 2014 às 7:00

Marc Marquez

A corrida de Moto GP na Malásia foi vencida pelo bicampeão Marc Márquez na quente tarde de Sepang. Foram mais de 80 mil espectadores que assistiram ao vivo o piloto da Honda vencer pela primeira vez desde Silverstone – fazendo uma prova perfeita na 17ª etapa e vindo de trás depois de cair da pole após a primeira volta.

Jorge Lorenzo (Yamaha) assumiu a liderança da corrida depois de uma primeira queda de Dani Pedrosa (Honda), que perdeu a frente na Curva 15 quando andava em segundo. Pedrosa se recuperou até 11º antes de sofrer novo acidente.

Valentino Rossi (Yamaha) passou para a liderança no meio da corrida, indo para a frente de Lorenzo e com Márquez logo atrás. Duas voltas depois, Márquez passou para a frente do italiano e construiu boa vantagem para defender a liderança.

A vitória de Márquez foi a 12ª da sua segunda temporada na Moto GP, igualando o recorde de Mick Doohan de maior número de triunfos em uma só temporada da categoria máxima. O resultado fecha a luta pelo título de construtores em favor da Honda e coloca também ponto final na sequência de quatro vitórias da Yamaha.

Stefan Bradl (LCR Honda) superou Bradley Smith (Yamaha Tech 3) no final para terminar em quarto e com o britânico se aproximando muito na última volta apenas para alargar a linha na última curva. Pol Espargaró (Tech 3) fez boa corrida rumo ao sexto lugar depois de ter quebrado o pé em acidente no sábado.

Yonny Hernández (Pramac) cruzou em sétimo depois de quase ter batido na roda traseira de Pol Espargaró no meio da corrida. Andrea Dovizioso (Ducati) voltou a andar em quarto antes de perder várias posições para terminar em oitavo, aparentemente devido a problema técnico.

A lista dos dez primeiros contou ainda com Héctor Barberá (Avintia) e Scott Redding (Honda Gresini). Aleix Espargaró (Forward) e Álvaro Bautista (Gresini) foram ao chão na segunda volta, na Curva 1. Um problema mecânico obrigou Cal Crutchlow (Ducati) a abandonar cedo, sua terceira desistência em três corridas.

A Curva 9 viu Nicky Hayden (Aspar) perder a frente da moto quando perseguia o colega de equipe Hiroshi Aoyama no final do Top 10. O também piloto Open Honda, Karel Abraham (Cardion AB) caiu voltas depois. Danilo Petrucci (IodaRacing) desistiu a cinco voltas do final depois de ter estado em posição de somar pontos. Hiroshi Aoyama (Aspar) também caiu, mas voltou à prova para terminar em 11º. Alex De Angelis (Forward) desistiu na última volta.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Marc MARQUEZ Repsol Honda Team Honda 40’45.523
2 Valentino ROSSI Movistar Yamaha MotoGP Yamaha +2.445
3 Jorge LORENZO Movistar Yamaha MotoGP Yamaha +3.508
4 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda +21.234
5 Bradley SMITH Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +22.283
6 Pol ESPARGARO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +34.668
7 Yonny HERNANDEZ Energy T.I. Pramac Racing Ducati +38.435
8 Andrea DOVIZIOSO Ducati Team Ducati +48.839
9 Hector BARBERA Avintia Racing Ducati +50.792
10 Scott REDDING GO&FUN Honda Gresini Honda +59.088
11 Hiroshi AOYAMA Drive M7 Aspar Honda +1’15.949
12 Michael LAVERTY Paul Bird Motorsport PBM +1’17.966
13 Mike DI MEGLIO Avintia Racing Avintia +1’27.773
14 Broc PARKES Paul Bird Motorsport PBM +1’44.244
Abandonos:
Alex DE ANGELIS NGM Forward Racing Forward Yamaha 1 Volta
Danilo PETRUCCI Octo IodaRacing Team ART 6 Voltas
Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 8 Voltas
Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Honda 9 Voltas
Nicky HAYDEN Drive M7 Aspar Honda 14 Voltas
Cal CRUTCHLOW Ducati Team Ducati 16 Voltas
Aleix ESPARGARO NGM Forward Racing Forward Yamaha 19 Voltas
Alvaro BAUTISTA GO&FUN Honda Gresini Honda 19 Voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.