Moto GP – Comissão confirma mudanças nos testes e no uso da eletrônica

domingo, 13 de setembro de 2015 às 8:16

Moto GP

A Comissão de Grandes Prêmios reuniu-se no GP de San Marino para discutir alterações nos regulamentos técnico e desportivo do Mundial de Motovelocidade. Composta por Carmelo Ezpeleta (presidente da Dorna), Ignacio Verneda (CEO da FIM), Hervé Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA) na presença de Javier Alonso (Dorna), Mike Trimby (secretário da reunião) e Corrado Cecchinelli (diretor de tecnologia da Moto GP), a Comissão decidiu, em reunião em 12 de Setembro em Misano, o seguinte:

Regulamento Técnico da Moto GP

Eletrônica da Moto GP – Efeitos Imediatos

O critério para a utilização de sensores adicionais foi confirmado. Cada construtor pode nomear um sensor adicional que poderá não estar disponível para todas as equipes. Contudo, os dados deste sensor só podem ser utilizados para compilação de dados e não podem ter qualquer efeito em estratégias de controle.

Além de quaisquer sensores homologados, haverá também uma lista de equipamentos livres, que serão os únicos outros equipamentos autorizados a se comunicar com a ECU. Detalhes dos equipamentos livres serão publicados no regulamento dos Grandes Prêmios.

Regulamento Desportivo – Efeitos para 2016 (a partir de 9 de vovembro de 2015)

Restrições aos Testes – Moto 3 e Moto 2

Atualmente os pilotos de Moto 3 e Moto 2 estão limitados a testar em dois circuitos nomeados, um circuito de GP e outro não, em qualquer altura. Isto levou a situações em que alguns pilotos com mais capacidades financeiras tenham testado de forma quase constante. Houve também problemas para as equipes assegurarem datas de testes em alguns circuitos com disponibilidade limitada. No futuro, os pilotos poderão testar em qualquer circuito durante um máximo de dez dias.

Restrições aos Testes – Moto GP

Várias alterações foram aprovadas para refletirem o fato de já não existir uma categoria Open nesta classe. Em resumo, as alterações são:

Os construtores com as suas próprias equipes serão autorizados a testar com os seus pilotos contratados por um máximo de cinco dias em qualquer circuito, por oposição a apenas um circuito nomeado. Eles poderão continuar a testar com os respectivos pilotos de testes fazendo uso da distribuição de pneus de testes.

Equipes de Aluguel (“Lease Teams”), que atualmente estão limitadas a testar apenas com pilotos de testes, serão agora autorizadas a testar em qualquer circuito por um máximo de cinco dias com os pilotos contratados. Contudo, já não serão permitidos testes adicionais com pilotos de testes.

Não há alterações às atuais restrições de testes para as equipes Concessão.

Para todas as classes, os testes privados autorizados são uma adição aos testes oficiais organizados pela Dorna e IRTA. Além disso, as atuais regras que impedem a realização de testes entre 1º de dezembro e 31 de janeiro, ou durante os 14 dias que antecedem uma corrida no mesmo circuito, continuam inalteradas.

EB - www.autoracing.com.br

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