Moto 3 – Cortese é campeão antecipado após vitória na Malásia

domingo, 21 de outubro de 2012 às 7:31

Sandro CorteseSandro Cortese conquistou hoje o primeiro título da história da Moto 3 após emocionante vitória em Sepang (Malásia). A corrida teve início sob calor intenso, com Zulfahmi Khairuddin levando a melhor na largada e passando pela traiçoeira Curva 1 em primeiro, mas Jonas Folger assumiu a liderança poucas curvas depois. Efrén Vázquez entrava na luta em terceiro, com Cortese lutando com ele por uma posição no pódio.

Ricardo Moretti caiu e desistiu após poucas voltas, mas felizmente não sofreu qualquer lesão. Louis Rossi chegou ao quarto posto a 16 voltas do final, atacando Cortese que nessa altura era terceiro. Atrás dele, Luis Salom tinha chegado a quinto, enquanto o grupo dos cinco primeiros começava a se isolar a 13 voltas do final.

Na mesma volta deu-se o drama para Rossi, que sofreu queda e desistiu. Isto deu à dupla da Estrella Galicia 0,0, Miguel Oliveira e Alex Rins, assim como a Danny Kent, a possibilidade de se aproximarem do grupo. A dez voltas do final Salom passou por Cortese na reta principal, com o espanhol dando ares de que iria manter acesa a luta pelo título.

Uma volta depois e Danny Kent terminava a sua corrida mais cedo com problema mecânico, enquanto Cortese passava Salom, que teve um susto. A oito voltas do final outra reviravolta com a chegada da chuva em algumas curvas da pista. E isto levou Khairuddin a atacar Folger para assumir a liderança, para grande alegria do público. Mas Folger respondeu com garra e com mais velocidade na reta dos boxes.

Mas os dois primeiros continuaram firmes na luta pela liderança, enquanto Cortese seguia a dupla logo atrás. Salom, que tinha ficado para trás, lutava com Oliveira pelo quarto posto. Contudo, Cortese não estava contente e passou Folger para segundo, indo atrás de Khairuddin. E a verdade é que a corrida acabou com uma tradicional última volta de cortar a respiração, com Cortese passando o malaio na última curva para lhe negar o triunfo em casa.

A vitória de Cortese fez dele o primeiro homem da história a conquistar o título da Moto 3, enquanto Khairuddin estreou no pódio em um GP. Folger completou a lista dos três primeiros logo atrás. Cortese é agora o mais jovem alemão a vencer a categoria mais baixa e apenas o quarto a fazê-lo. É também a primeira vez que uma categoria da Motovelocidade é ganha por uma máquina KTM. O quarto posto foi pra Salom, à frente de Oliveira, Kent, Rins, Vázquez, Niklas Ajo e Adrian Martín.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 29’29.049
2 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha +3.774
3 Casey STONER Repsol Honda Team Honda +7.144
4 Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati +10.518
5 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati +16.759
6 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda +17.276
7 Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati +50.282
8 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART +51.585
9 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART +56.676
10 Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati +57.622
11 Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda-Suter +1’02.805
12 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR +1’02.891
13 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +1’28.989
Roberto ROLFO Speed Master ART 0 Volta
Abandonos:
Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda 2 Voltas
Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 3 Voltas
Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART 3 Voltas
Ivan SILVA Avintia Blusens BQR 3 Voltas
Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing Suter 3 Voltas
Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha 5 Voltas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.