Moto 1000 GP – Barros vence e Chofard quebra recorde em Curitiba

domingo, 19 de agosto de 2012 às 20:07

Moto 1000 GPEm sua volta às pistas de motovelocidade mais de cinco anos depois da última participação no Mundial de Superbike, Alexandre Barros foi ao topo do pódio. Ele venceu neste domingo (19) a segunda etapa do Moto 1000 GP, pela categoria GP 1000, no Autódromo Internacional de Curitiba. O argentino Luciano Ribodino, seu companheiro de equipe na Alex Barros Racing, e Pierre Chofard, da Pitico Race, completaram o pódio.

A participação de Barros no Moto 1000 GP faz parte da estratégia de desenvolvimento de seu filho Lucas Barros, que disputa a categoria GP Light, e de Ribodino. “É o projeto desde a criação da equipe, acompanhar o Luciano na pista, então eu tenho treinado, mas não corrido. Não posso dizer se vou ou não correr a temporada toda. Vai depender do que os patrocinadores decidirem”, disse o piloto, que não disputou a etapa de São Paulo.

Ribodino comemorou o resultado. “Estou muito contente por correr no Brasil, no Moto 1000 GP, em conseguir um pódio. Estou aprendendo muito. Na corrida de hoje eu tive uma dificuldade com o câmbio, não conseguia engatar as marchas, isso me fez perder rendimento”, declarou o argentino. Ele chegou a sair da pista ao fim da reta oposta na décima volta, quando liderava a prova pela segunda vez, e caiu para o quarto lugar.

Um dos grandes destaques da corrida ficou por conta de Chofard, que largou em terceiro e teve um duelo particular com o companheiro de equipe Alan Douglas no início. Pierre esteve em segundo em duas oportunidades. Na segunda, da 10ª à 16ª volta, pressionou bastante o líder Barros – e, tal qual ocorrera com Ribodino, saiu da pista ao fim da reta principal, depois de errar o ponto de frenagem, perdendo o segundo lugar para o argentino.

“Eu fiz uma boa corrida, tive duas ótimas disputas. Foi bom competir contra um cara do nível do Alex”, avaliou. “Eu vinha bem, bem próximo dele, e infelizmente errei um ponto de freada. E, além de me distanciar da briga pela vitória, perdi o segundo lugar. Mas estou contente por me sentir competitivo”, avaliou o piloto, que empata com Ribodino na vice-liderança com 33 pontos, a cinco de Alan Douglas, que terminou a corrida em quarto.

Além de tomar parte de disputas que mereceram aplausos do público presente ao autódromo localizado na cidade de Pinhais, Chofard consolidou um feito histórico: estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para a pista paranaense. Ele cobriu os 3.695 metros do traçado em 1min20s975, a volta mais rápida já cronometrada em uma corrida de motovelocidade no circuito. “O nosso ritmo estava bom, mesmo”, definiu, cometido.

Douglas, campeão em 2011 e líder da temporada, teve uma atuação conservadora e terminou em quarto. “A gente não tinha o melhor dos acertos aqui, então o importante é marcar o máximo possível de pontos”, ponderou. O quinto colocado foi o paulista Ricieri Luvizotto, paulista inscrito com a Aprilia da Target Race. Em sexto ficou o paranaense Gustavo “Gringo” Rodríguez, com a BMW da Grinjets. Ele foi vencedor da subdivisão GP Máster.

Depois de 18 voltas, o resultado final da GP 1000 na segunda etapa do Moto 1000 GP foi o seguinte:

1º) Alexandre Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, 24min41s051
2º) Luciano Ribodino (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 6s982
3º) Pierre Chofard (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 10s179
4º) Alan Douglas (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 12s088
5º) Ricieri Luvizotto (Aprilia RSV4 APRC), Target Race, a 34s500
6º) Gustavo Rodríguez (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 34s501
7º) Victor Moura (BMW S1000RR), Compezione VMX Racing, a 50s247
8º) Carlos Poton Medeiros (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 1min14s142
9º) Daniel Lenzi ((Honda CBR 1000RR), Grinjets Superbike, a 1 volta
10º) André de Araújo Carvalho (Suzuki GSX-R1000), SBK Rio, a 1 volta
11º) Eduardo Costa Neto (Honda CBR 1000RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
12º) Sérgio Laurentys (BMW S1000RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
13º) Eliandro Simonini, (Kawasaki ZX-10R), Moto 3, a 1 volta
14º) Walter Haertel Júnior (Honda CBR 1000RR), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
15º) Alberto Braga (Suzuki GSR-R1000), Center Moto Racing Team, a 1 volta
16º) Sidnei Scligliano (Suzuki GSX-R1000), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
17º) Elson Tenebra Otero (Kawasaki ZX-10R), Rota K/Vaz Racing, a 1 volta
18º) Nelson Gonçalves de Oliveira (Suzuki GSX-R1000), SBK Rio, a 1 volta
19º) Darci Cezar Anadão (Honda CBR 1000RR), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Carlos Quintas (Kawasaki ZX-10R), Center Moto Racing Team, a 2 voltas
NÃO CLASSIFICADOS
Marcos Christian Salles (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 6 voltas
Hélder Shad (BMW S1000RR), SBK Rio, a 9 voltas
Victor Braga (Suzuki GSR-R1000), SBK Rio, a 14 voltas
Murilo Colatreli (Kawasaki ZX-10R), Colatreli Racing, a 16 voltas
Melhor volta: Chofard, na 5ª, 1min20s975, média de 164,273 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A classificação da GP 1000 depois de duas corridas é esta: 1º) Alan Douglas, 38 pontos; 2º) Luciano Ribodino e Pierre Chofard, 33; 4º) Alexandre Barros, 28; 5º) João Simon, 20; 6º) Ricieri Luvizotto, 18; 7º) Gustavo “Gringo” Rodríguez, 15; 8º) Eduardo Costa Neto, 13; 9º) Murilo Colatreli, 11; 10º) Jaime Cristóbal, Sérgio Laurentys e Alberto Braga, 10; 13º) Victor Moura, 9; 14º) Carlos Poton Medeiros, 8; 15º) Daniel Lenzi, 7.

 

Com punição a Iatauro, Andreghetto herda vitória na GP Light

Na pista, Nick Iatauro obteve neste domingo (19) sua primeira vitória no Moto 1000 GP. O piloto paulista da Pitico Race, pole-position, recuperou-se da perda de pelo menos oito posições após a largada e cruzou em primeiro lugar a linha de chegada após as 15 voltas da segunda etapa, no Autódromo Internacional de Curitiba. Contudo, uma punição aplicada instantes depois pela direção de prova deixou-o em terceiro no resultado final.

Com punição, consolidada com o acréscimo de 10 segundos ao tempo total de proval, Iatauro caiu para o terceiro lugar na classificação oficial. Renato Andreghetto, seu companheiro de equipe, terminou a prova em segundo e foi declarado vencedor, repetindo o resultado da abertura do campeonato, em São Paulo. Lucas Barros, que recebeu a bandeirada em terceiro, herdou o segundo lugar, também repetindo sua posição final da etapa paulista.

Iatauro foi punido pela direção de prova sob alegação de ter feito sob bandeira amarela, na oitava volta, a ultrapassagem sobre Barros, que lhe valeu a liderança da corrida, mantida até a bandeirada final. “Fiquei chateado, mas homens de verdade aprendem com o erro. Eu aprendi”, limitou-se da dizer o piloto da Pitico Race, que até então comemorava sua primeira vitória. Ele sai de Curitiba como quarto colocado no campeonato.

Andreghetto, que havia vencido também a etapa de abertura do Moto 1000 GP, em Interlagos, ampliou para 11 pontos sua vantagem sobre o vice-líder Barros. “Na pista, não consegui acompanhar o ritmo do Nick, que esteve muito forte durante o fim de semana todo. É uma vantagem considerável, mas ainda é cedo para falar em campeonato. Cumprimos só 25% do campeonato”, alerta o piloto da Pitico Race, que chegou a 51 pontos.

Barros liderou uma corrida da GP Light pela primeira vez. Assumiu o primeiro lugar na segunda volta, superando o paranaense Gustavo Herrera, e manteve-se à frente até ser ultrapassado por Iatauro. Na 12ª volta, perdeu o segundo lugar para Andreghetto. “Quando o Nick passou, tentei acompanhar o ritmo dele, mas a minha suspensão não permitia. Eu poderia cair. Ele estava muito rápido, conseguia sair mais lançado das curvas”, descreveu.

Herrera, que havia sido o mais rápido do treino de aquecimento horas antes da corrida, assumiu a liderança na largada. Com a Kawasaki da equipe Billy, acompanhou o ritmo de Barros, Iatauro e Andreghetto até as voltas finais, quando a queda de rendimento o fez perder contato com os líderes. Foi quarto colocado. O paranaense Everton Felizardo, da Grinjets, e o baiano Daniel Gurgel Mendonça, da MPM, ambos com BMW, ficaram em quinto e sexto.

Uma das imagens marcantes da corrida foi a queda sofrida por Marlon Felizardo, irmão e companheiro de equipe de Everton, na 11ª volta. O piloto perdeu o controle da BMW da equipe Grinjets na saída do S de alta e bateu com violência na proteção de pneus. Apesar da imagem forte do impacto, o piloto saiu ileso.

Após 15 voltas, considerada a punição aplicada a Iatauro, o resultado final da GP Light em Curitiba foi o seguinte:

1º) Renato Andreghetto (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, 21min19s075
2º) Lucas Barros (BMW S1000RR), Alex Barros Racing, a 2s409
3º) Nick Iatauro (Kawasaki ZX-10R), Pitico Race, a 6s418
4º) Gustavo Herrera (Kawasaki ZX-10R), Errera Racing Sport, a 17s408
5º) Everton Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 27s580
6º) Daniel Gurgel Mendonça (BMW S1000RR), MPM Racing, a 35s099
7º) Francisco Snoeck (BMW S1000RR), KF Corval Racing Team, a 36s632
8º) Pablo Moysés (BMW S1000RR), BH Racing, a 36s877
9º) Flávio Sukar (Kawasaki ZX-10R), KV Corval Racing Team, a 47s363
10º) Henrique Castro Araújo (Suzuki GSX-R1000), BSB Motor Racing, a 50s292
11º) Wesley Godoy (Suzuki GSX-R1000), The Doctor’s Curitiba, a 1min05s337
12º) Rodrigo de Assis Fonseca Souza (BMW S1000RR), Euroville, a 1min05s917
13º) André Luiz Paiato (BMW S1000RR), Paiato Racing, a 1min07s370
14º) Marcelo Garcia Cortes (Ducati 1198), SBK Rio, a 1min09s048
15º) Taciano Silva Nunes (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 1 volta
16º) Tiago Pavanelli (Suzuki GSX-750), K10, a 1 volta
17º) Pedro Barata Lins (Yamaha YZF-R1), Center Moto Racing Team, a 1 volta
18º) Edson Luiz (BMW S1000RR), Speed Racing, a 1 volta
19º) Abner Henrique Gatto (Suzuki GSX-R1000), Duas Rodas Racing Team, a 1 volta
20º) Alexsandro Tiago Pires (Kawasaki ZX-10R), Center Motor Racing Team, a 1 volta
21º) Sérgio Prates Pereira (Kawasaki ZX-10R), Motrix-Scigliano Racing, a 2 voltas
22º) Edson Errera (Honda CBR 1000RR), Errera Racing Sport, a 2 voltas
23º) Guilherme Emmer Gomes (Honda CBR 1000RR), SBK Rio, a 2 voltas
24º) Carlos César Donvito (Honda CBR 1000RR), Cigano Racing, a 3 voltas
NÃO COMPLETARAM
Marlon Felizardo (BMW S1000RR), Grinjets Superbike, a 5 voltas
Alessandro Ferraz (Honda CBR 1000RR), Tripa Team, a 1 volta
Paulinho Kamba (Kawasaki ZX-10R), KF Corval Racing Team, a 3 voltas
Joniran Saling (BMW S1000RR), Speed Racing, a 15 voltas
Melhor volta: Iatauro, na 9ª, 1min22s849, média de 160,557 km/h

 

Após acidente no warm up, André Veríssimo comemora vitória na GP 600

O piloto paulista André Veríssimo conquistou na manhã deste domingo (19) a vitória na segunda etapa do Moto 1000 GP, pela categoria GP 600. Com a Kawasaki ZX-6R da Motrix-Scigliano Racing, ele valeu-se da superação para confirmar o resultado no Autódromo Internacional de Curitiba, onde sofreu um acidente horas antes da largada, no treino de aquecimento – sua moto teve de ser reparada em poucos instantes, em tempo para a largada.

O segundo colocado na prova foi o gaúcho Rafael Bertagnolli, piloto da Honda CBR 600RR da Bertagnolli Racing. Líder do campeonato, ele consumou na última volta a ultrapassagem sobre o sul-mato-grossense Walter Pimentel, que lhe valeu a segunda posição. Pimentel largou da pole-position e levou a Kawasaki da Pimentel Racing ao terceiro lugar, mas foi desclassificado pelo resultado da vistoria técnica – Cadu Colocci herdou a posição.

Veríssimo assumiu a liderança na em definitivo na oitava volta, depois de revezá-la com Pimentel. “Eu era melhor no miolo, o Walter era mais rápido na reta, então que tinha de me defender. Saí atrasado, perdi dois treinos por causa de problemas na moto, mas a equipe acabou acertando e eu recuperei”, falou o vencedor. “Também recuperei parte do que perdi em Interlagos, onde fui pole e não terminei a prova. O foco é o campeonato”, acrescentou.

Bertagnolli destacou a regularidade que pretende manter. “Eu também podia ter vencido, mas estou feliz com o segundo lugar. Não assumi nenhum grande risco, corri pensando no campeonato. O campeonato não é só vencer, é conseguiu pontuar bem em todas as etapas”, disse o gaúcho, que segue em primeiro na classificação com 45 pontos, 12 à frente do vice-líder Cadu Colocci, que terminou a corrida deste domingo em quarto.

Pimentel, antes do anúncio da punição, comemorou o fim de semana que marcou sua estreia na competição. “Gostei, adorei a disputa. Tive um fim de semana de corrida de verdade, fiz pole, liderei a corrida, fui para o pódio. É claro que lamento o problema que gerou minha exclusão da corrida, mas não contesto a decisão dos comissários. Agora vou tentar correr a temporada toda”, avisou o representante de Campo Grande, piloto da Pimentel Racing.

A disputa pelo quarto lugar na prova – que acabou valendo a terceira posição – definida na linha de chegada, literalmente. Colocci completou a prova apenas três milésimos de segundo à frente do mineiro Diego Nunes Moysés, da BH Racing, assegurando a posição em disputa e mantendo a vice-liderança do campeonato. Ambos competem com motos Yamaha. Gustavo Cicarelli, com a Triumph 679 da Errera Racing Sport, ficou em quinto lugar.

Depois de 15 voltas, o resultado da segunda etapa da categoria GP 600 foi o seguinte:

1º) André Veríssimo (Kawasaki ZX6-R), Motrix-Scigliano Racing, 22min17s783
2º) Rafael Bertagnolli (Honda CBR 600RR), Bertagnolli Racing, a 1s369
4º) Carlos Eduardo Colocci (Yamaha YZF-R6), XBK Rio, a 44s241
5º) Diego Moysés (Yamaha YZR-R6), BH Racing, a 44s244
6º) Gustavo Cicarelli (Triumph 675), Errera Racing Sport, a 46s029
7º) Fábio Teixeira Neto (Yamaha YZR-R6), BH Racing, a 1min08s913
8º) Gilvan Costa (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 1min23s989
9º) Felipe Caporali (Honda CBR 600RR), SBK Rio, a 1min34s442
10º) Fabrício Castro (Honda CBR 600RR), BH Racing, a 1 volta
11º) Edson Fibla (Honda CBR 600RR), RF Racing Mobil Rush Team, a 1 volta
12º) Fernando Lira Júnior (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 1 volta
13º) Lucas Moysés (Honda CBR 600RR), BH Racing, a 2 voltas
14º) Babi Paz (Kawasaki ZX6-R), SBK Rio, a 2 voltas
NÃO COMPLETARAM
Rodrigo Souza (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 9 voltas
Diego Guimarães de Faria (Honda CBR 600RR), BH Racing, a 11 voltas
Genildo Silva (Honda CBR 600RR), KF Corval Racing Team, a 11 voltas
DESCLASSIFICADO
Walter Pimentel (Kawasaki ZX6-R), Pimentel Racing, a 1s876
Melhor volta: Pimentel, na 5ª, 1min26s963, média de 152,961 km/h

A próxima etapa do Moto 1000 GP tem suas provas confirmadas para o dia 23 de setembro em Santa Cruz do Sul (RS). Depois disso, a categoria terá etapas em Brasília (DF), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ) – as duas últimas terão rodadas duplas para as categorias GP Light e GP 1000.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.