Miguel Paludo e Eloi Khouri são os poles na decisão da Porsche Carrera Cup

Miguel Paludo

O capítulo final da temporada de sprint da Porsche Cup Império começou a ser escrito nesta sexta-feira com os carros de corrida mais produzidos no planeta em ação na programação oficial do GP Brasil de F1.

Com menos tempo de pista disponível do que nas demais etapas do calendário, os pilotos tiveram a missão extra de classificar os carros logo na primeira saída de pista em Interlagos. Outro desafio foi a quantidade de carros em cada sessão e a habilidade dos pilotos em lidarem com o tráfego. Com apenas duas janelas de treinos na sexta-feira, cada quali teve simultaneamente 23 carros na pista -nas etapas de sprint anteriores, eram quatro sessões de treino distintas.

No caso da tomada de tempo dos carros de motor 3.8, realizada no fim da tarde, os competidores foram desafiados ainda pela garoa no início da sessão.

Some-se a isso o fato de a leitura da pista com a borracha dos pneus da F1 representar um fator adicional de adaptação e os títulos dos quatro campeonatos em jogo, a promessa neste fim de semana é de quatro provas muito disputadas.

A programação de sábado tem início com a classe 4.0 às 10h30. A largada da 3.8 está marcada para 16h25. No domingo a jornada começa com a 3.8 às 9h30 e tem sequência com a 4.0 às 16h25. As corridas da sexta etapa de sprint serão exibidas nos canais Sportv no domingo a partir das 8h30 no Sportv 3, com as provas de domingo ao vivo.

 

Os qualis

4.0
Restando 20 minutos para o fim do treino da categoria Carrera Cup 4.0, Miguel Paludo era o líder com o tempo na casa de 1m36s, com Lico Kaesemodel em segundo e Ricardo Baptista em terceiro, três décimos de segundo atrás da marca de Paludo.

O treino seguia equilibrado e, faltando 13 minutos para o final, os pilotos pararam no pit para colocarem pneus novos e melhorarem os tempos.

Após as trocas, Werner Neugebauer assumiu a ponta do treino, deixando Paludo na segunda posição. A essa altura, Marçal Muller já ocupava a terceira posição e Lici era o quarto colocado.

Nos últimos minutos, Paludo crava o tempo de 1m36s285 e fatura a pole position, apenas 57 milésimos a frente de Neugebauer, segundo colocado. Marçal Muller, JP Mauro e Lico Kaesemodel completam os cinco primeiros colocados do grid.

Na classe GT3 4.0, a pole ficou com Tom Filho, seguido por Sylvio de Barros, Marcio Mauro, Adalberto Baptista e Rouman Ziemkiewicz.

 

3.8

Uma fina garoa caiu antes do começo do treino classificatório da classe 3.8, mas nada que pudesse atrapalhar os pilotos. O treino foi marcado por uma grande alternância de pilotos na primeira posição,

Vitor Baptista foi o primeiro a sentir o gosto de liderar o treino. Logo depois Gaetano di Mauro, outro candidato na disputa do título, assumiu a pole provisória.

Faltando um pouco mais de 20 minutos, Bruno Baptista foi quem assumiu a ponta, posição que segurou até a parada dos pilotos para a troca de pneus.

Após a troca, foi a vez de Murilo Coletta assumir a liderança da classificação, deixando Bruno em segundo e Vitor Baptista em terceiro. Faltando apenas seis minutos para o fim do treino, Eloi Khouri fez uma volta fantástica e garantiu a pole, baixando em mais de meio segundo a antiga marca. Murilo Coletta ainda tentou mas permaneceu na segunda posição, seguido por Gaetano di Mauro, Bruno Baptista e Marcel Coletta.

Na classe GT3 3.8, a pole ficou com Nelson Monteiro. Marcos Billi largará na segunda posição, com Chico Horta em terceiro, Ayman Darwich em quarto e Paulo Totaro em quinto.

 

O que eles disseram:

“A expectativa para a corrida é grande, fazer a pole na corrida da Fórmula 1 tem um sabor especial, ainda mais em uma decisão de campeonato. O balanço para a corrida é muito bom, temos que focar em fazer uma boa largada amanhã e imprimir um ritmo forte. Quero agradecer e mandar um pensamento positivo ao meu engenheiro, Felipe Grizzi, que sofreu um acidente sério e está no hospital. Essa pole é para ele, que mesmo no hospital estava acompanhando”

Miguel Paludo

 

“O carro está muito bom, desde o começo senti isso. Quando sai, fui acertando as pastilhas, que são novas, e senti que o carro está com grip. A volta veio rápido e conforme o pneu esquentava, melhorava mais. Fiz uma estratégia de fazer poucas voltas para não gastar muito. Agora vamos ver amanhã, largar bem e me livrar dos pepinos.”

Tom Filho

 

“Estava com muita saudade. Senti tanta saudade que acabei descontando no simulador, que foi onde eu comecei a focar no setup do carro. Estou fazendo de tudo para ficar um pouco mais fit, já que tenho uma certa idade. Mas, ao invés de ir para a academia fui para o simulador e fiz 20 voltas com uma diferença de um decimo e meio entre elas, então me senti muito confiante. Fiquei muito feliz com a ajuda do Marco Cozzi e com toda equipe, tomara que essa sorte continue amanhã e eu consiga lutar pela vitória”

Eloi Khouri

 

“É complicado fazer um treino classificatório difícil como esse, onde não fizemos nenhuma clinica ou treino livre. Mas conseguimos ganhar ritmo nas primeiras voltas, consegui melhorar o tempo. Abusei um pouco na curva do sol, acabei rodando e troquei os pneus. Estou feliz com o resultado, feliz com o carro e vamos ver como estará nosso segundo jogo de pneus amanhã, vamos ver como nos preparamos para a corrida”

Nelson Monteiro

 

“Quero fazer uma boa largada e pensar no campeonato. O Lico está largando atrás e eu tenho uma vantagem para o Miguel. Foi uma pena, quase consegui a pole”

Werner Neugebauer

 

“A expectativa é das melhores, fiz um classificatória positivo e consegui a terceira posição. Como vou correr com menos peso que os outros pilotos, espero poupar mais pneus que eles e no decorrer da corrida conseguir ataca-los e ganhar as posições. Lembrando que meu foco é a vitória, já que não tenho muitas chances no campeonato”

Marçal Muller

 

“A pista estava bem estranha hoje, bem escorregadia. A expectativa é que a pista mude para amanhã já que a previsão é de chuva. A classificação foi boa, consegui virar um tempo bom na única volta que eu tinha no acerto do pneu. Vou tranquilo amanhã, não estou na disputa do campeonato, então meu único objetivo e fazer uma boa corrida”

JP Mauro

 

“Foi uma pena, no primeiro jogo de pneus fomos segundo, no mesmo décimo do Paludo. No segundo jogo, tivemos a infelicidade de ter um pneu não calibrado. Aí tive que parar para arrumar, mas fiquei com um pneu que não era zero. Sabemos que temos ritmo, fica mais difícil largando de quinto. Vamos fazer uma corrida com cautela mas bastante agressivo”

Lico Kaesemodel

 

“A expectativa é pensar no campeonato, não na prova. Estou largando em segundo lugar, na frente do Adalberto, meu principal concorrente ao título. A estratégia é ficar na frente dele durante toda a corrida”

Sylvio de Barros

 

“O quali foi bem surpreendente. Me achei durante a volta do pneu. Do jeito que estava meu acerto tinha uma grande oportunidade para cravar a volta. Logo na primeira freada o carro parou muito e tive que esperar bastante para fazer a curva. Então entendi a pista com a borracha da F1 e tive a felicidade de seguir forte na volta. Parabéns ao Eloi pela pole porque conseguiu entender muito bem as condições da pista e conseguir uma bela volta. Mas estou muito confiante para a corrida, porque sei que nosso ritmo de prova será muito forte”

Murilo Coletta

 

“Estou contente, não fizemos a pole mas tivemos uma boa volta. Meu objetivo é ficar na frente do Vitor Baptista, que é meu concorrente na briga do campeonato, e nessa primeira fase consegui. Agora é correr, pensar no campeonato e disputar esse título”

Gaetano di Mauro

 

“Acho que foi bom, pouco tempo de treino, mas já estou acostumado. Acho que foi um bom treino classificatório. Infelizmente, como estamos correndo com pilotos mais lentos, acabei sendo atrapalhado, mas são coisas de corrida. Acho que dava para beliscar a pole ou o segundo lugar, vamos em busca da vitória amanhã”

Bruno Baptista

 

“A tomada não foi o que eu esperava. Não foi um problema correr sem treinar, pois eu conheço a pista e o carro. Eu era muito rápido, mas tinha muito trânsito e isso acabou me atrapalhando. Paciência, vamos largar em quinto, mas acho que tenho carro para brigar pela vitória”

Marcel Coletta

 

“Foi uma pena, a gente sabia que tinha um carro bom mas não conseguimos encaixar a volta. Tinha muito trafico, minha melhor volta foi na sexta volta do pneu, então não conseguimos pegar o grip. Não sei se chegava noss três primeiros, mas, mais na frente dava para largar. Agora é manter a calmo e tentar ultrapassar no começo da corrida”

Vitor Baptista

 

 

Os grids:

4.0

Miguel Paludo 1min36s285
Werner Neugebauer 1min36s342
Marçal Müller 1min36s618
JP Mauro 1min36s651
Lico Kaesemodel 1min36s655
Ricardo Baptista 1min36s955
Pedro Queirolo 1min37s278
Tom Filho (*) 1min37s429
Eduardo Azevedo 1min37s500
Sylvio de Barros (*) 1min37s606
Marcio Mauro (*) 1min37s735
Adalberto Baptista (*) 1min37s864
Marcelo Hahn 1min37s928
Rouman Ziemkiewicz (*) 1min38s027
Marcel Visconde (*) 1min38s065
Maurizio Billi 1min38s141
Carlos Ambrosio (*) 1min38s269
Rodolfo Toni (*) 1min38s465
Guilherme Reischl (*) 1min38s925
Dominique Teyssere 1min38s982
Magnus Oheman (*) 1min39s002
Rodrigo Mello (*) 1min39s274
Foressi (*) 1min39s408
(*) GT3 Cup

3.8

Eloi Khouri 1min37s638
Murilo Coletta 1min37s987
Gaetano di Mauro 1min38s011
Bruno Baptista 1min38s044
Marcel Coletta 1min38s138
Enzo Elias 1min38s273
Vitor Baptista 1min38s339
Matheus Coletta 1min38s827
Fernando Fortes 1min39s127
Pedrinho Aguiar 1min39s200
Nelson Monteiro (*) 1min39s863
Marco Billi (*) 1min40s247
Chico Horta (*) 1min40s338
Ayman Darwich (*) 1min40s401
Paulo Totaro (*) 1min40s641
Andre Gaidzinski (*) 1min40s903
Carlos Renaux (*) 1min40s906
Alexandre Auler (*) 1min40s918
Patrick Choate (*) 1min40s978
Ramon Alcaraz (*) 1min41s708
Sangho Kim (*) 1min42s967
Mario Chomali (*) 1min43s937
Leonardo Sanchez (*) 1min45s637
(*) GT3 Cup

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.