Meus 10 melhores da Formula 1 2012. Por Adauto Silva

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012 às 7:15
Pilotos da F1 2012

Pilotos da Formula 1 2012

Se eu já tinha considerado a temporada de 2011 como uma das melhores, o que falar da de 2012? Certamente foi espetacular, só comparável a de 1986, quando Piquet, Prost e Mansell chegaram à última corrida em Adelaide disputando o título.

E se aquela última corrida da temporada em Adelaide foi a melhor dos anos 80, a última de 2012 disputada em Interlagos foi certamente a melhor da última década.

Vários fatores conspiraram a favor da F1 em 2012, mas a grande responsável pelas corridas imprevisíveis e pelo drama todo foi a Pirelli. A fornecedora italiana confundiu totalmente as equipes com sua borracha nova. Todos na F1 demoraram muito para entender como e em quais condições os pneus funcionavam melhor. Demoraram tanto que nas primeiras sete corridas tivemos sete vencedores diferentes.

E mesmo depois disso a situação andou randômica entre as equipes de ponta até Cingapura, quando Red Bull e McLaren entenderam completamente os pneus e então seus carros passaram a ser os mais rápidos em todas as corridas seguintes.

A Pirelli promete confundir as equipes de novo em 2014. Torçamos para que ela consiga!

Agora chega de conversa mole a vamos aos meus 10 melhores de 2012.

f1-maldonado-rosto-650

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10. Pastor Maldonado
Considerado por muitos como sendo um piloto-pagante totalmente estabanado, Pastor é muito rápido. Lógico que ele é demais ansioso e mega-esquentado. Pastor não engole sapo na pista de ninguém. O problema é que muitas vezes exagera, faz verdadeiras barbaridades quando sente que qualquer outro piloto está tentando intimidá-lo ou tirar seu espaço. Algumas vezes ele até tem razão, mas na maioria delas seu julgamento é pobre. Habilidade e velocidade ele tem de sobra, inclusive mostrando isso com sua vitória totalmente improvável em Barcelona, quando aguentou a pressão de Fernando Alonso a corrida inteira sem errar. Mas, como diz o velho ditado, é muito mais fácil acalmar um piloto maluco e extremamente rápido, do que colocar fogo num piloto cerebral, mas lento. 2013 será um ano muito importante para Pastor; ou ele conquista o respeito de todos ou entra na categoria ‘Andrea de Cesaris’.

 

f1-massa-rosto-650

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9. Felipe Massa
Felipe está nesta lista por causa da recuperação que ele conseguiu na temporada. Eu nunca vi coisa igual, e olha que acompanho a Formula 1 há 40 anos. De quase desempregado no meio da temporada, ele teve seu contrato renovado pela Ferrari no final. Depois da pausa de agosto Felipe foi um dos melhores pilotos do grid. Com tantas modificações que a Ferrari fez no carro para tentar vencer o campeonato com Alonso, Felipe aproveitou a oportunidade, “achou” um acerto básico excelente e acelerou muito nas 6 corridas finais. Foi mais rápido que Alonso várias vezes nessas seis corridas e inclusive entregou sua posição em pelo menos três oportunidades para ajudar seu companheiro de equipe, uma vez que ele, Felipe, não tinha mais chances de título. Mas a dúvida em relação a 2013 permanece; se Felipe começar melhor que Alonso a Ferrari o deixará vencer com o espanhol em segundo? Muitos acreditam que não. Eu, como um eterno otimista, acredito que sim. O início da temporada dirá.

 

f1-rosberg-rosto-650

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8. Nico Rosberg
Rosberg é um piloto rápido, constante e que comete poucos erros. Ele não aplicou a surra dos anos anteriores em seu companheiro de equipe, o multicampeão Michael Schumacher, mas o venceu novamente. Mais que isso, ele aproveitou o início de temporada, onde ninguém entendia os pneus, para marcar sua primeira pole e depois vitória na F1. Foi na China, talvez a melhor pista de Nico no calendário. Com exceção do ano de estreia, Rosberg sempre derrotou seus companheiros de equipe, mas no ano que vem ele vai pegar a maior ‘pedreira’ de sua vida dentro da equipe: Lewis Hamilton. Será o ano do filho de Keke mostrar do que é feito.

 

Jenson Button - McLaren F1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7. Jenson Button
Button apanhou feio de Hamilton tanto em classificação quanto em corrida este ano. Nos pontos chegou bem perto, mas por pura falta de sorte de Hamilton. Em classificação a surra foi enorme; 17 x 3 para Hamilton. Apesar disso, Button é um piloto muito inteligente e constante, por isso costuma andar muito bem em corridas com clima instável. 2012 não foi o melhor ano da carreira de Button, ainda mais se compararmos a 2011, mas mesmo assim ele se destacou algumas vezes e venceu três corridas.

 

f1-Mark-Webber

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. Mark Webber
Webber é um caso curioso. Quando o carro não está lá essas coisas ele equilibra a disputa com Vettel e até fica na frente. E isto aconteceu de novo este ano até Silverstone, quando o australiano venceu e abriu 16 pontos de Vettel e apenas 13 atrás do líder Alonso. Mas depois de Silverstone, justamente quando a Red Bull começou a dar sinais de melhora, Webber começou a descer a ladeira. O carro o deixou na mão na classificação na Alemanha e em Spa e nas corridas na Hungria e dos EUA. E nas outras corridas Webber não foi bem. Ele já admitiu que não se adapta bem ao carro quando o difusor soprado funciona melhor e é justamente aí que Vettel aproveita para detonar. De qualquer maneira ele venceu duas corridas, Inglaterra e Monaco, onde não precisou que outros tivessem problemas.

 

f1-kimi-raikkonen

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Kimi Raikkonen
Mesmo há anos sem guiar um F1 Kimi não deixou a peteca cair. Sofreu um pouco na primeira metade da temporada – como eu havia dito num dos Loucos antes de Melbourne -, mas assim que pegou a mão de um carro de F1 novamente passou a andar na frente do rápido, mas ansioso Romain Grosjean. Além de rápido, técnico e muito calmo, Kimi tem um carisma impressionante. Suas tiradas com a imprensa são sempre as melhores e algumas de suas frases no rádio com a equipe são impagáveis. Uma das características que ajuda muito no seu carisma é sua total falta de exigências para com a equipe ou o companheiro. Kimi faz o dele, não se preocupa com o que os outros falem ou façam, reconhece quando não vai bem, não coloca a culpa em terceiros nunca, nem nas entrelinhas. Este ano compensou sua pouca velocidade – em relação a anos anteriores – com uma constância impressionante que o levou ao terceiro lugar no campeonato. E ainda foi brindado com uma vitória em Abu Dhabi.

 

f1-nico-hulkenberg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. Nico Hulkenberg
Este é mais um alemão bota na F1. Nico ficou sem guiar em 2011. No final de 2010 foi dispensado da Williams mesmo depois de fazer uma pole totalmente improvável em Interlagos. Sem patrocinadores pessoais, hoje condição sine qua non para todos os pilotos fora das grandes equipes, Hulkenberg amargou um ano como piloto reserva. E ficar sem correr na F1 atual, onde não se pode treinar, prejudica demais qualquer piloto. Mas a Force India acreditou no seu talento, dispensou o bom piloto Adrian Sutil e colocou Hulkenberg para ser companheiro do “darling” da imprensa inglesa Paul Di Resta. Nico superou Di Resta tanto em classificação quanto na tabela de pontos final, culminando com uma espetacular corrida em Interlagos, provavelmente a pista que Hulk deve gostar mais…

 

f1-sebastian-Vettel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. Sebastian Vettel
Pode parecer injusto o campeão ficar apenas no terceiro lugar na minha lista dos melhores do ano. Mas quem disse que o mundo é justo? Culpa minha? De jeito nenhum. Culpa de Adrian Newey, o engenheiro com o maior número de vitórias e títulos da história da Formula 1. A Red Bull, assim como as outras equipes, não entendia os pneus no início da temporada, portanto Vettel não conseguia fazer nada demais. Na verdade, enquanto a Red Bull não era o melhor carro do grid, Vettel passou bastante tempo atrás de seu companheiro de equipe Mark Webber. Mas com o tempo o carro foi melhorando e Vettel foi junto, inclusive deixando Webber para trás. Vettel é o legítimo campeão, guiou muito bem e não tem culpa se tem o melhor engenheiro da F1 trabalhando para ele, se o carro da Ferrari era lento e se o da McLaren deixou Hamilton com as calças nas mãos em momentos chave. Mas, de qualquer maneira, pra mim ficou a impressão que “se” Alonso ou Hamilton tivessem uma Red Bull, eles teriam vencido o campeonato com mais facilidade.

 

f1-lewis-hamilton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. Lewis Hamilton
Se 2011 foi o pior ano da carreira de Hamilton, 2012 foi o melhor desde sua estreia em 2007. Em compensação foi o pior de sua equipe, que cometeu inúmeros erros nos pit-stops na primeira metade da temporada. E não foram apenas erros de pit-stops. Em Barcelona Hamilton fez a pole, mas não tinha gasolina suficiente para voltar aos boxes. Por isso foi punido e largou em último deixando a vitória para Maldonado. Na China largaria em segundo, mas teve que trocar o cambio e caiu para sétimo. Mesmo assim chegou em terceiro na corrida. Depois perdeu três vitórias certas, duas por culpa do carro, que quebrou quando Hamilton liderava com tranquilidade e uma por azar, quando Nico Hulkenberg tocou em sua McLaren no GP do Brasil. O “se” não vale, não conta ponto, mas serve para avaliar a performance de um piloto, portanto “se” a McLaren não tivesse errado em Barcelona, feito tantas besteiras em pit-stops e dado a Hamilton um carro mais confiável, provavelmente ele teria sido o campeão de 2012.

 

Fernando Alonso - Ferrari

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Fernando Alonso
Mesmo com um carro mais lento que Red Bull e McLaren, Alonso conseguiu se manter na briga pelo título até a última corrida. “Só” isso já o credencia como o melhor do ano, mas Alonso fez mais. Além de só ter cometido um erro na temporada inteira, aquele na largada em Suzuka, o espanhol sempre andou muito forte, sempre no limite para tentar compensar seu carro mais lento. E não cometer vários erros nestas circunstâncias é muito difícil. Alonso teve vários grandes momentos na temporada, mas destaco dois; sua vitória na Malásia na chuva depois de ter se classificado 1.3s atrás das McLarens no seco, e sua magnífica vitória em Valencia, quando largou em 11º e fez uma espetacular corrida de recuperação, culminando com uma ultrapassagem linda em Romain Grosjean logo após a saída do safety-car.

 

Veja a lista dos chefes de equipe e de conhecidos jornalistas ingleses sobre a temporada 2012:

Pos Chefes de equipe Nigel Roebuck James Allen Mark Hughes Keith Collantine
1 Fernando Alonso Fernando Alonso Fernando Alonso Fernando Alonso Fernando Alonso
2 Sebastian Vettel Lewis Hamilton Sebastian Vettel Lewis Hamilton Lewis Hamilton
3 Lewis Hamilton Sebastian Vettel Lewis Hamilton Sebastian Vettel Sebastian Vettel
4 Kimi Raikkonen Kimi Räikkönen Kimi Raikkonen Jenson Button Kimi Raikkonen
5 Jenson Button Jenson Button Jenson Button Kimi Raikkonen Nico Hulkenberg
6 Mark Webber Nico Hülkenberg  – Mark Webber Mark Webber
7 Nico Hulkenberg Mark Webber  – Nico Hulkenberg Jenson Button
8 Nico Rosberg Nico Rosberg  – Nico Rosberg Nico Rosberg
9 Sergio Perez Paul di Resta  – Daniel Ricciardo Sergio Perez
10 Felipe Massa Felipe Massa  – Pastor Maldonado Paul di Resta

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas de Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.