Mercedes precisa urgentemente de um piloto de ponta

sábado, 3 de dezembro de 2016 às 12:38
Quem será o companheiro de Hamilton em 2017?

Quem será o companheiro de Hamilton em 2017?

Com a aposentadoria precoce e surpreendente de Nico Rosberg, atual campeão mundial, a equipe dominante dos últimos três anos se vê num dilema; contrata um semi-novato como Pascal Wehrlein – que será mastigado como café da manhã pelo Hamilton – ou um piloto comprovadamente de ponta para fazer frente a Lewis, que acaba de ser eleito o melhor piloto do ano pelos chefes de equipe da F1?

Eu não teria dúvida nenhuma, traria um piloto de ponta. Não só porque a Mercedes não sabe se vai continuar dominando em 2017, como também não ficaria refém de Hamilton, que se tiver apenas um bom piloto como companheiro, vai nadar de braçada dentro da Mercedes e transformar Toto Wolff e Niki Lauda em seus cachorrinhos de estimação.

Prost – com exceção de Senna -, Alonso, Schumacher e Vettel foram mestres em fazer suas equipes sempre terem um piloto submisso como companheiro de equipe para eles poderem mandar na equipe e terem sempre o melhor equipamento, estratégia e prioridade no desenvolvimento do carro. Mas Hamilton não é assim, não é sua característica. O inglês sempre aceitou qualquer adversário como companheiro de equipe.

Na minha lista de prioridades, eu teria pela ordem Alonso, Ricciardo e Verstappen como alvos. Pra mim eles são os únicos pilotos capazes de disputar com Hamilton, como o excelente Nico Rosberg conseguiu nesses últimos três anos.

Rosberg se aposenta em seu auge. O nome disso obviamente é medo. Sua aposentadoria extremamente precoce só confirma que a F1 é de fato um moedor de gente, como disse na minha coluna anterior. Nico simplesmente não aguenta mais um ano sob uma pressão quase desumana para “confirmar” seu título tentando bater Hamilton mais uma vez.

Só para deixar claro, gosto muito do Nico. Pra mim foi um dos pilotos que teve a maior evolução na carreira desde que acompanho F1 em 1972. Antes havia sido o Mansell, agora Nico se equiparou a ele em termos de evolução como piloto.

Pra mim Nico é hoje um dos melhores pilotos da F1 e faria frente a qualquer outro do grid atual, que é um dos melhores desde muito tempo.

Além disso Nico é um cara honesto, um cara correto que jogou duro contra Hamilton algumas vezes, mas sempre dentro dos limites da ética dos pilotos. A única dúvida foi aquela batida na Espanha esse ano, mas acho que ele errou o calculo, nada proposital para forçar a batida.

Hamilton é um piloto “a la Senna”. Quer vencer tudo, desde o par ou ímpar, passando pelos primeiros treinos livres de qualquer final de semana como as corridas e os campeonatos que disputar. Faz um jogo psicológico muito forte com a equipe e seus companheiros e guia com o coração nas luvas. Ele deve estar extremamente mordido com a perda do título deste ano e vem com sangue nos olhos em 2017.

A principal diferença entre Senna e Hamilton é que o brasileiro era obcecado pelo trabalho. Senna somava seu imenso talento a uma obsessão pelos detalhes junto à equipe e na fábrica. Hamilton confia muito em seu talento e seu ponto fraco é que às vezes subestima os detalhes. E foi esse ponto fraco que Rosberg explorou, principalmente neste ano.

Mas Hamilton deve ter aprendido que o talento muitas vezes não é suficiente. Suar muito a camisa é absolutamente necessário em ambientes altamente competitivos como a F1, por isso deve vir muito forte em 2017.

Minha quarta opção para a Mercedes – pensando mais no futuro – seria Carlos Sainz. O espanhol é jovem, extremamente técnico e tem personalidade, que é outro quesito primordial para disputar entre os grandes. Lógico que ele está muito bem amarrado à empresa Red Bull, tanto que a Renault o quis, mas não conseguiu ($$$) por causa da multa. Mas para a Mercedes não seria um grande problema pagar a multa.

E Vettel? Pra mim ele não é páreo para Hamilton. Perdeu feio em 2014 para o novato na equipe Ricciardo e este ano tomou um sufoco desgraçado de um piloto-aposentado-em-atividade como Raikkonen. Imagina o que Lewis faria com ele… E acho que Vettel nem aceitaria um eventual convite da Mercedes, afinal ele teria muito a perder sendo batido impiedosamente pelo Negão.

De todos que citei como eventuais companheiros de Hamilton, somente Alonso, provavelmente o melhor deles, não deve ter multa na McLaren. Não? Explico. Todos os pilotos de ponta tem clausula de desempenho com suas equipes que vale tanto pra ele quanto para a equipe que libera as partes, caso a colocação no campeonato seja abaixo de “X”.

Então que venha Alonso para termos uma super temporada em 2017.

Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.