Mercedes-Benz Challenge – Rabelo e Andrade lideram treino livre em Londrina

Adriano Rabelo

Adriano Rabelo

Nesta sexta-feira, durante a primeira passagem do Mercedes-Benz Challenge pelo Autódromo Ayrton Senna, em Londrina (PR), o cearense Adriano Rabelo voltou a surpreender os pilotos locais e também os veteranos. Rabelo, que tradicionalmente se sai muito bem em novas pistas, ficou com o melhor tempo do dia (1m20s416). A segunda posição foi registrada pelo paranaense Raijan Mascarello, que dominou praticamente toda a sessão e só foi superado nos últimos minutos por uma diferença de apenas 0s100.

“Fico muito feliz por conseguir mais uma vez o melhor tempo em uma pista que eu não conhecia. No caso de Londrina, é minha primeira vez na cidade também, mas o resultado se assemelhou a Tarumã, Ribeirão Preto e Cascavel. Vamos ver se continuamos no mesmo ritmo nos treinos de amanhã, para tentar a pole”, disse Rabelo.

Indagado sobre a origem desta aparente facilidade com novos circuitos, ele preferiu dar o crédito para o entrosamento com o modelo CLA 45 AMG com o qual disputa a temporada. “Consegui me adaptar muito bem a este Mercedes-Benz. Com duas ou três voltas, mesmo em uma pista nova, já tenho o carro na mão e isso ajuda em situações como a de hoje. Além disso, tento sempre fazer um reconhecimento de pista, assisto muitos vídeos de corridas naquele determinado circuito, e acompanho o treino das outras categorias durante o fim de semana. Procuro usar todas as oportunidades que tenho para aumentar minha experiência”, acrescentou.

A disputa entre Rabelo e Mascarello promete continuar neste sábado, mas outros pilotos também devem disputar a pole. “Tenho grande experiência nesta pista, só que em corridas de caminhão. Com carros fiz apenas uma prova de protótipos em 2010. Por isso o dia também foi de aprendizado para mim, embora eu já tivesse boa noção da pista. Acho um circuito bem técnico e divertido. Estou confiante e vamos buscar nosso objetivo, que é o pódio”, declarou o paranaense.

A terceira posição no dia foi do gaúcho Pierre Ventura, que obteve seu melhor resultado no ano e promete ser uma das forças da rodada. “Acredito que neste sábado vamos melhorar um pouco, pois não usamos pneus em melhor estado e acredito que estamos na briga. A temperatura será um ponto crítico na corrida, pois o clima está quente e seco. Então, sofremos muito mais com o calor do que sugerem os termômetros, principalmente dentro do carro”, opinou Ventura.

Liderança pela primeira vez – A sexta-feira de treinos livres para a etapa de Londrina ficará marcada na história pessoal de um dos pilotos mais carismáticos do grid da categoria: o paulista Flavio Andrade. Embora já tenha acumulado vitórias na categoria Master da C 250 Cup, Flavio ainda não havia conquistado a liderança geral da categoria. Nesta sexta, ele superou o líder do campeonato, Claudio Simão, por uma diferença de 0s411.

“Meu carro está muito bom, muito bem acertado. Não conhecia esta pista ainda, mas ela me agradou bastante, com curvas de baixa e de média velocidades. Acho que me dou muito bem com esse tipo de circuito, assim como foi no Velo Città, onde também andei rápido na primeira vez”, disse o melhor piloto do dia. “No final testamos um jogo de pneus um pouco melhor, com cerca de 150 km. Longe, portanto, de ser zero quilômetro. Por isso tenho certeza de que vamos fazer uma boa tomada de tempo amanhã à tarde”, completou.

Para Simão, a competitividade deve ser a principal característica do fim de semana, e até mesmo por isso a diferença entre os candidatos à pole position deve ser bem menor neste sábado. “Com o entardecer, os tempos vão baixando, pois o asfalto vai ficando mais frio e os pneus esfriam mais rápido também. O treino de amanhã de manhã vai ser o nosso raio-x para a corrida. Vamos acertar o carro para aquele treino que acontece na hora da corrida”, opinou Simão.

A corrida deste domingo terá largada às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports. Confira os tempo dos primeiros treinos livres:

CLA AMG Cup

1) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports), 1m20s416
2) Raijan Mascarello (Mottin Racing), a 0s100
3) Pierre Ventura (Cordova Motorsports), 0s526
4) Lorenzo Varassin (Cordova Motorsports), 0s669
5) Fernando Júnior (WCR), 0s701
6) Fabio Escorpioni (Hot Car Competições), 0s960
7) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing), 1s167
8) Roger Sandoval (Mottin Racing), 1s241
9) Fernando Amorim (Mottin/Sul Racing), 1s359
10) Renato Braga (Rsports Racing), 1s523
11) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing), 1s672
12) Paulo Varassin (Cordova Motorsports), 2s077
13) Danilo Pinto (Cordova Motorsports), 2s091
14) José Vitte (WCR), 2s098
15) Fernando Poeta (Mottin/Sul Racing), 3s035

C 250 Cup

1) Flavio Andrade (Hot Car Competições), 1m24s942
2) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba Racing), a 0s411
3) André Moraes Jr. (PGL Racing), 0s537
4) João Lemos (PGL Racing), 0s672
5) Cello Nunes (Rsports Racing), 0s706
6) Raphael Teixeira/Rodrigo Cruvinel (Brandão Motorsport), 0s732
7) Carlos Machado Center Bus (Sambaiba Racing), 1s321
8) Peter Michael Gottschalk (Paioli Racing), 1s384
9) Alexandre Navarro (Rsports Racing), 1s431
10) Luiz Barcellos (Center Bus Sambaiba Racing), 2s495
11) Beto Rossi (Paioli Racing), 3s362
12) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing), 3s961
13) Carlos Guilherme/Sergio Kuba (Center Bus Sambaiba Racing), 4s840
14) Ciro Lobo/Fabio Peterson (Center Bus Sambaiba Racing), 6s942

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.