McLaren e Ferrari – Onde elas se encontram?

terça-feira, 6 de maio de 2014 às 17:52
Ron Dennis e Luca di Montezemolo

Ron Dennis e Luca di Montezemolo

Após a recente mudança do chefe de equipe da Ferrari, Luca di Montezemolo reuniu suas tropas com um discurso contundente sobre a mudança da infraestrutura dentro da Scuderia para torná-la mais ágil, com menos níveis de comunicação entre os diversos departamentos. Como sempre, quando a Ferrari faz mudanças internas, os meios de comunicação britânicos influentes e vários observadores zombam de sua “italianisse”.

Mas, como foi recentemente revelado, a McLaren também está mudando a estrutura da equipe para melhorar sua organização, a fim de voltar para a frente do grid. Parte disso foi surpreendentemente ignorado pela imprensa – a necessidade de implementar melhores cadeias de comando e comunicação mais clara entre as divisões.

Após uma análise detalhada de Eric Boullier, diretor de corrida da McLaren, a equipe está agora fazendo alterações que acredita ser fundamentais para o futuro. Além da chegada de Pedro Podromou no próximo ano, novos aerodinamicistas foram recrutados para fortalecer uma equipe que parece esgotada. Tony Salter veio da Sauber e Guillaume Cattelani da Lotus, com Dan Fallows ainda permanecendo um assunto altamente em disputa entre a McLaren e a Red Bull.

Boullier acredita que, em vez de uma revisão completa, serão essas mudanças internas que fortalecerão o pessoal atual e permitirão que a equipe avance.

“A McLaren é composta de indivíduos brilhantes, eles têm vencido muitas corridas e lutado por campeonatos. Estamos fazendo isso para ter certeza de que as mesmas pessoas estarão trabalhando juntas num mesmo caminho com uma liderança forte, boa orientação e ajuda para recuperar o sucesso anterior. Uma vez que tenhamos essa liderança no lugar com uma estratégia clara, então nós temos que garantir que o fluxo de comunicação dentro da empresa seja um pouco mais simples para torná-lo mais rápido e melhor no final. Isso será fundamental para mim – o ponto-chave para conduzir a empresa de volta ao sucesso.”

Pode ser uma coincidência, mas tanto a Ferrari quanto a McLaren – os dois gigantes da Formula 1 – têm tido muitas dificuldades desde a temporada de 2008. Ambas tiveram sucesso esporádico através das temporadas seguintes, mas seus DNAs parecem estar se perdendo com o tempo.

Tanto Montezemolo como Ron Dennis fizeram mudanças depois de terem relaxado um pouco – seja por ambição política ou a construção de uma fábrica. Enquanto Domenicali e Whitmarsh foram companheiros simpáticos – o sucesso não veio e quaisquer alterações não produziram os resultados esperados.

Após o banimento de testes durante a temporada – algo que a Ferrari tinha investido pesadamente com dois circuitos dedicados em Fiorano e Mugello, além de vários pilotos de teste – a equipe italiana vem investindo em recursos eletrônicos para se equiparar aos melhores, incluindo caríssimas ferramentas novas de simulação.

Os problemas com o seu próprio túnel de vento começaram em 2010 e obrigou-os a usar o da Toyota no ano passado. Em outra imagem no espelho, a McLaren também fez uso do mesmo túnel de vento localizado na cidade de Colônia, mas ambas as equipes não conseguiram melhorar seus resultados com as evoluções trazidas para as corridas.

Muitos fãs estão esperando um retorno aos dias de glória da parceria original entre McLaren – Honda, mas o mais prudente é não esquecer que a última vez o motor Honda equipou outras equipes, incluindo BAR e Jordan, seu motor não foi considerado sequer próximo do melhor.

Taki Inoue tornou-se uma pequena celebridade com seus tweets bombásticos, mas pode haver um elemento de verdade em sua última explosão em relação a Honda:

“A Honda na super fórmula é uma m****! A Honda no GT é uma m***a! A Honda na F3 é uma m**da ! A Honda no WTCC é uma meia m*rda! O que você espera da Honda na F1?”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.