Malditos comissários, Batman

segunda-feira, 25 de maio de 2015 às 20:15
f1-verstappen-x-grosjean

Verstappen vs Grosjean - Mônaco 2015

Por: Adauto Silva

Se tem algo pior que juiz de futebol, esse “algo” é comissário de corrida da F1. Uma praga que quase nunca acerta.

Alguém entendeu a punição ao Alonso? A imagem é clara, o espanhol colocou por dentro de Hulkenberg, que não o viu e fechou a curva como se ninguém já estivesse ocupando aquele espaço. Se houve um culpado foi o próprio Hulk, que demorou a fechar a porta. Demorou mais inclusive que Raikkonen ao fechar a porta para Ricciardo, caso quase igual onde ninguém foi punido.

Quase igual? Então não é igual e por isso o veredicto foi outro. Errado. O caso do Alonso é logicamente menos passível de punição do que o caso do Ricciardo, pelo simples fato de que o espanhol já tinha colocado o carro inteiro, enquanto o australiano tinha apenas meio carro ao lado. O certo era não punir ninguém nesses dois casos.

Mas por que? Primeiro que fazer corrida numa “pista” como Mônaco já é um contrassenso. Ora, não há como fazer uma ultrapassagem absolutamente limpa numa pista onde não cabem três carros um ao lado do outro. Se o piloto da frente colocar seu carro no meio da pista, quem estiver atrás não passa, ainda mais em alta velocidade.

Então das duas uma; não façam corrida em Mônaco, ou se quiserem fazer por questões comerciais, os comissários precisam estar cientes que todas as tentativas de ultrapassagem resultarão num risco absurdamente alto de pequenas batidas ou até grandes acidentes, a menos que o piloto da frente permita o de trás ultrapassar.

E isso nos leva ao caso do jovem, impetuoso, técnico e excelente Max Verstappen. A FIA adora pegar algum piloto para bode expiatório. Desde que começou essa palhaçada de aplicar punições sem critérios, sempre tem algum piloto específico que será punido, caso se envolva em qualquer batida. É fácil saber quem será o “Cristo” da vez, basta que um mesmo piloto erre seguidamente em duas ou três corridas e pimba, “é esse mesmo”.

Verstappen se tornou um calo para a FIA. A entidade deu a super licença ao garoto e se arrependeu imediatamente. “Ah, ele é muito jovem”, “Se andar bem vai dar a impressão que a F1 está muito fácil”, “O pai dele era um vaca brava” e etc.

A FIA se arrependeu tanto que até mudou as regras para as próximas super licenças. Agora eles têm um sistema de pontuação absolutamente bizarro.

Mas voltemos ao GP de Mônaco, como sempre uma corrida monótona para quem está assistindo. O jovem Verstappen se deu mal quando sua equipe fez um pitstop desastroso de 31 segundos e o jogou no final do pelotão. Mas Verstappen não se deu por vencido e veio pra cima da galera. Já tinha feito uma ultrapassagem sensacional sobre nada menos que Pastor Maldonado (o atual Cristo dos comissários) no mesmo lugar e do mesmo jeito que tentou depois sobre Grosjean.

Depois do pitstop horrível, ele estava na pista pronto para tomar volta de Vettel. A corrida estava sonolenta como sempre. Mas Verstappen deixou Vettel passar e o seguiu de perto. Aproveitou quando Sainz abriu para Vettel e passou também. Na hora fiquei em dúvida se foi meio sem querer ou se ele planejou aquilo. Aí fez a mesma coisa sobre Bottas e vibrei, afinal alguém estava animando a corrida fazendo o inesperado de forma brilhante. E esse alguém estava sendo justamente o mais jovem da pista, aquele que a FIA tinha se arrependido de dar a super licença.

A próxima vítima seria Grosjean. Verstappen inclusive mostrou sua inexperiência ao avisar sua equipe no rádio que “ultrapassar os caras aproveitando quando eles estivessem tomando volta era mais fácil.” A Lotus – assim como todo mundo – escutou isso e avisou Grosjean: “Fica esperto porque o Verstappen está vindo muito rápido e vai tentar te passar quando você for dar passagem para o Vettel, que está vindo para te colocar volta.”

Vettel inclusive já tinha aberto de Verstappen quando chegou em Grosjean, mas ao invés do francês dar passagem imediatamente, ele demorou um pouco, o que foi suficiente para Verstappen colar em Vettel novamente. Mas Grosjean foi esperto ao abrir para Vettel e Verstappen não conseguiu ir na carona.

Mas ficou perto, na verdade grudado em Grosjean. As câmeras de TV tinham até esquecido dos caras lá na frente, uma vez que quem estava tornando a corrida atraente era o jovem belga-holandês. Então Max andou mais duas ou três voltas atrás de Grosjean e resolveu atacar no final da reta do box, no mesmo lugar que tinha ultrapassado Maldonado, que “coincidentemente” tem um carro igual ao de Grosjean.

Nesse momento a TV mostrava a câmera onboard de Max. No meio da reta a ultrapassagem parecia iminente. Levantei do sofá e gritei: “Vai garoto!!” E ele foi, tirou para a direita e POW, deu uma senhora porrada no pneu traseiro direito de Grosjean e encheu o guard rail de frente! “PQP!!!”, disse eu.

Passado o susto da porrada, comentei com meu filho que sempre assiste as corridas comigo que achei que Grosjean tinha freado cedo demais. Meu filho também estava com essa impressão. Mas resolvemos esperar pelo replay para darmos nosso veredicto.

Sim, Grosjean freou cedo demais, bem mais cedo que vinha freando antes. Isso não o torna culpado pelo acidente. Frear um pouco mais cedo é uma das melhores defesas de posição que existe e é legítimo. Você coloca seu carro na frente do adversário que quer te ultrapassar e freia um pouco mais cedo nas curvas que antecedem os pontos de ultrapassagem na pista. Ao fazer isso você obriga seu adversário a também frear antes, mas só começar a acelerar depois de você na reta seguinte.

O problema é que Verstappen não ia usar a reta seguinte para tentar ultrapassar. A ultrapassagem era ali e naquele momento. Por isso o acidente.

Culpados? Absolutamente ninguém. Foi um típico acidente de corrida, que acontece desde o kart passando por todas as categorias do mundo até chegar na F1.

Automobilismo é um esporte de risco! Por mais que você minimize os riscos, eles sempre estarão ali, mas a F1 parece ter se esquecido disso completamente. Se querem corridas limpas e asseadas em Mônaco, deviam mudar o nome de GP de Mônaco para Procissão de Mônaco.

Adauto Silva

Leia e comente outras colunas do Adauto Silva

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.