Lopez: A Formula 1 não é o centro do universo

terça-feira, 19 de maio de 2015 às 9:45

Gerard Lopez

Quando se trata dos últimos anos na Fórmula 1, Gerard Lopez admite ter alguns arrependimentos.

O proprietário da Lotus vem se mantendo discreto no primeiro quarto da temporada 2015, mas ele diz que simplesmente está ocupado com seus outros negócios. Não é porque ele criticou tanto a distribuição de renda da categoria no final do ano passado, inclusive ameaçando boicotar corridas.

De fato, Lopez declarou ao El Confidencial da Espanha: “No ano passado em Austin, eu fui o primeiro a falar sobre os problemas financeiros da Fórmula 1 em geral. Se eu soubesse que tantos iriam escutar, talvez tivesse dito alguma coisa antes”.

O outro arrependimento de Lopez é ter forçado demais há dois anos, quando Kimi Raikkonen venceu corridas pela organização de Enstone. A Lotus começou a agir como uma equipe muito maior, o que levou ao seu colapso competitivo em 2014.

“Se você tem ambição e um caráter ligeiramente competitivo – e o meu não é ‘ligeiramente’, é bastante – é difícil resistir, mas você mesmo pode se tornar seu pior inimigo”, admitiu ele. “O que eu não faria novamente, talvez, é tentar arriscar na luta pelo primeiro lugar quando estávamos em quarto ou quinto, como fizemos há dois anos”.

Para sobreviver, a Lotus precisou alterar dramaticamente sua estratégia, mas agora está reconstruindo sua força de trabalho reduzida e começando a desenvolver um carro bem melhor impulsionado pelo motor Mercedes. No entanto, Lopez diz que continua preocupado com o futuro da Fórmula 1.

“Primeiramente, ainda é um grande esporte. Porém, o risco é que, na Fórmula 1, todos nós acreditamos que ela é insubstituível. Parecemos pensar que é o centro do universo, quando na realidade temos de nos adaptar ao que está acontecendo do lado de fora”.

“A tecnologia que possuímos aqui é enorme. Somos incrivelmente avançados. Mas o aspecto negativo é que, com tudo isso, por que temos tão poucos patrocinadores ou investidores tecnológicos? Das dez companhias mais ativas do mundo, três não são tecnológicas, e as outras sete não estão aqui”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.