Linha Volkswagen 2009 chega equipada com motores de torque elevado

Fox Extreme

O lançamento da linha 2009 da Volkswagen do Brasil traz grandes novidades: o motor EA 111 VHT nas opções 1.0 e 1.6 Total Flex, a chegada de duas novas séries especiais – Fox Extreme e Golf Tech –, além de opções diferenciadas para quem procura modelos com alto nível de equipamentos e visual esportivo.

A Volkswagen do Brasil revisou ainda a oferta de equipamentos de série de cada modelo, acrescentando novos itens sem aumento de preços – o cliente está levando mais, sem pagar por isso. A lista de opcionais também cresceu. E, nela, o grande destaque é a nova linha de rádios: são três opções que podem equipar da versão básica do Gol ao modelo mais sofisticado do Golf, oferecendo interatividade e a mais alta tecnologia em som disponível no mercado.

Fox Extreme

Ainda em interatividade, o novo I-System, ou Sistema Interativo Volkswagen, passa a ser oferecido nas linhas Polo e Golf. Com um toque, o motorista pode conferir numa tela do painel de instrumentos, conectada ao seu rádio, informações como alerta de velocidade máxima (estipulada por ele), avisos de manutenção e revisão do veículo ou detalhes do consumo de combustível. O sistema permite ainda a customização do carro – o motorista escolhe funções como o acionamento remoto dos vidros, do sensor de estacionamento ou ainda o idioma de interação com seu veículo.

“Mais uma vez, estamos mostrando que as preferências e os desejos do cliente é que comandam nossas decisões”, diz o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall. “Nunca houve tantas modificações num único lançamento de ano-modelo da Volkswagen do Brasil.”

Ainda como novidade da linha 2009, a Volkswagen do Brasil está reformulando a oferta de seus modelos, buscando facilitar a escolha do cliente. “Estamos alterando alguns nomes e estendendo outros, como Trend ou Surf, a mais modelos, de forma a tornar a sintonia entre eles ainda maior”, explica Fabrício Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing. “Agora, está mais fácil optar por um Volkswagen.”

Fox Extreme

Os destaques em cada família

Na linha 2009, o destaque para a família Gol (Gol , Parati e Saveiro) é, mais uma vez, o módulo Trend, um sucesso de vendas oferecido para incrementar os modelos a um custo bastante acessível. A linha Fox ganha detalhes de estilo e equipamentos de conveniência estendidos ao CrossFox, que chega oferecendo um novo porta-objetos na caixa do estepe. Chegam ainda uma nova edição do Fox Route e a novíssima série especial Fox Extreme, o primeiro carro “tunado” de fábrica no Brasil.

A família Polo (Polo e Polo Sedan) traz rodas com novo desenho, painel de instrumentos e computador de bordo, entre outros itens, enquanto o Golf passa a oferecer faróis com revestimento de cromo escurecido, palhetas do limpador do pára-brisa “Aerowisher” e volante multifuncional com comandos do rádio e do piloto automático (como opcional). A nova versão Golf Tech, com diversos equipamentos de alta tecnologia, é a “embaixadora” da marca Volkswagen nesse quesito.

“Nossos carros estão mais bonitos, como o cliente quer, e com ainda mais equipamentos de conveniência, interatividade e conforto”, diz Biondo. “A racionalização da oferta também foi pensada para, a partir de agora, deixar esse cliente ainda mais satisfeito na hora de fazer sua escolha entre os modelos Volkswagen.”

Golf Tech

Mais torque e mais prazer ao dirigir

A nova linha de motores EA 111 VHT privilegia o ganho de torque, e foi aprovada pelo cliente em clínicas realizadas pela Volkswagen do Brasil. O projeto também envolveu modificações nas relações da transmissão, ou seja, os motores 1.0 e 1.6 ganharam em economia de combustível, enquanto o nível de emissões de poluentes caiu. Para quem dirige, a a sensação é de que o prazer aumentou, graças às respostas imediatas dos novos propulsores.

O motor 1.0, que equipa a versão de entrada do Fox, passa a oferecer 9,7 mkgf de torque a 3.850 rpm com gasolina e 10,6 mkgf com álcool no mesmo nível de rotações, respectivamente 0,2 e 0,8 mkgf a mais do que a motorização anterior. Outro detalhe importante é que, anteriormente, o pico de torque era atingido em giros mais altos: 4.300 rpm.

Golf Tech

Já a opção 1.6, que passa a sair de fábrica no Fox, CrossFox, Polo, Polo Sedan e Golf, gera 15,4 mkgf de torque a apenas 2.500 rpm com gasolina e 15,6 mkgf com álcool no mesmo nível de rotações, exatamente 1,1 mkgf a mais (nos dois casos) do que era proporcionado pelo antigo projeto, que tinha o pico de torque sendo atingido em 3.250 rpm.

Novos rádios, mais interatividade

Com entradas frontais para cartões do tipo SD-Card e dispositivos USB, a nova série de rádios para a linha 2009 está antenada com a mais alta tecnologia do mercado. O destaque da linha é o rádio AM/FM que oferece novas possibilidades de conectividade no lugar do mecanismo do CD player. Os outros produtos da linha são os CD players Single Din e Double Din, que contam ainda com a tecnologia Bluetooth. Com eles, o cliente pode equipar do Gol básico ao Golf mais sofisticado.

Golf Tech

“Já que nossa vida está cada vez mais dentro dos nossos celulares, estamos dando ao cliente a possibilidade de conectar seu aparelho no rádio do carro e aproveitar toda a sua funcionalidade: das músicas preferidas em formato MP3 ao GPS, ele terá tudo em suas mãos”, diz Biondo. “E isso facilita o dia-a-dia, dando mais versatilidade ao carro.”

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