Limitando a taxa de uso do combustível na Formula 1

quarta-feira, 19 de março de 2014 às 9:18

Sensor de fluxo de combustível

Pela primeira vez, a taxa do uso do combustível também será limitada. As equipes não poderão exceder um fluxo de 100 kg/h.

Isso será monitorado por um sensor de fluxo de combustível produzido pela Gill Sensors e homologado pela FIA para uso na Fórmula 1 e no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Ele utiliza pulsos ultrassônicos para medir o quão rapidamente o combustível está fluindo – quanto mais veloz o fluxo, mais rapidamente o sinal é recebido.

Para dar uma indicação de como o limite de fluxo é severo, a tabela abaixo fornece um guia para a taxa média de uso do combustível nas corridas do ano passado. Baseado nos dados acima, este gráfico compara as quantidades de combustível típicas para cada prova com o tempo dos vencedores a fim de mostrar a taxa média de consumo.

Tendo em mente que o limite imposto para este ano é no uso máximo, e não no consumo médio, os dados demonstram claramente como a redução é severa. A taxa média de uso do combustível sugerida abaixo para algumas corridas em 2013 excede o limite máximo que os pilotos poderão atingir nesta temporada de 2014.

Claramente, a eficiência do consumo será uma das principais metas em 2014. Gerar arrasto demais vai ser uma desvantagem maior, potencialmente obrigando as equipes a reduzir seus ângulos de asa, e os pilotos que conseguirem economizar combustível no começo da prova e forçar mais no final serão recompensados.

Como isso vai afetar as corridas? Os pilotos agora irão considerar vantajoso ficar no vácuo de seus rivais pelo maior tempo possível para poupar combustível? Certamente, podemos esperar ouvir muito mais conversas no rádio a respeito da estratégia de combustível neste ano.

 

LS - www.autoracing.com.br

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