Lewis Hamilton – GP Alemanha – 26/07/2011

terça-feira, 26 de julho de 2011 às 19:14

lewis-hamilton1Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: McLaren-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Lewis Hamilton teve uma grande atuação e conquistou sua segunda vitória da temporada no GP da Alemanha deste domingo em Nurburgring. O piloto da McLaren derrotou Fernando Alonso (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull) – segundo e terceiro colocados, respectivamente – após ótimas disputas na pista.

Sebastian Vettel precisou contar com o trabalho eficiente dos mecânicos da Red Bull para ganhar a quarta colocação de Felipe Massa quando ambos fizeram seus últimos pit-stops juntos ao iniciarem a última volta, depois de pressionar bastante o brasileiro na parte final da prova.

Webber novamente largou mal da pole e permitiu que Hamilton assumisse a liderança, enquanto Alonso se deu bem na primeira curva, superando Vettel para completar a primeira volta em terceiro. Entretanto, isso durou pouco, já que o espanhol cometeu um pequeno erro no início da segunda volta e foi ultrapassado pelo líder do campeonato.

Na abertura da oitava volta, Alonso fez uma bela ultrapassagem sobre Vettel na curva 1, freando mais tarde na linha interna, e passou a perseguir Hamilton e Webber. Pouco depois, o alemão da Red Bull colocou uma roda na grama e deu uma “meia rodada”, indo parar na área de escape. Ele voltou ainda na mesma posição.

Na 12ª volta, Hamilton cometeu um pequeno erro na chicane e foi superado por Webber na última curva, mas saiu mais forte e deu o troco imediato na reta principal, recuperando a ponta. Com Alonso se aproveitando para colar na dupla, os três passaram a andar juntos, e Webber antecipou sua primeira parada para tomar a liderança do piloto da McLaren.

Os mecânicos da Ferrari trabalharam muito bem no primeiro pit-stop de Massa e devolveram o brasileiro à pista na frente de Vettel, que vinha fazendo uma de suas provas mais discretas na temporada. Os dois se estabilizaram na quarta e quinta colocações depois da primeira rodada de paradas.

A segunda rodada de pit-stops teve início na 31ª passagem. Hamilton entrou uma volta após Webber levou a melhor em uma disputa acirrada com o australiano em seu retorno. Isso permitiu que Alonso, que parou na volta seguinte, saísse dos pits em primeiro, mas ele foi imediatamente ultrapassado por Hamilton, que tinha pneus aquecidos.

Massa e Vettel fizeram suas segundas paradas nas voltas 42 e 41, respectivamente. O brasileiro se manteve à frente apesar da forte pressão do alemão, com ambos cometendo pequenos erros na chicane e passando reto.

A nove voltas do final, o líder Hamilton foi o primeiro a fazer seu terceiro pit-stop para colocar pneus duros. Alonso permaneceu na pista por mais duas voltas, tentando tirar vantagem dos pneus macios, mas a estratégia não funcionou e ele continuou atrás da McLaren. Webber parou na 57ª passagem e se manteve em terceiro.

Massa e Vettel pararam juntos na abertura da volta final. Os mecânicos da Ferrari, que até então vinham trabalhando bem, falharam no momento decisivo e permitiram que Vettel tomasse a quarta colocação do brasileiro. Na frente, Hamilton seguiu tranquilo para receber a bandeirada e coroar uma tarde perfeita.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). Neste ano, é quem mais vem se aproximando do hegemônico Sebastian Vettel e sua Red Bull, com uma vitória na China e outra na Alemanha. Por isso, é o PILOTO DA SEMANA DO AUTORACING!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 63,2% dos votos. Casey Stoner (Moto GP) ficou na segunda posição com 15,8% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.