Lenovo Thinkpad Edge Drive Experience – deixando Thiago Camilo para trás!

terça-feira, 30 de novembro de 2010 às 13:56

É com imenso prazer que faço minha terceira colaboração com o site AUTORACING. Falei da A incrível tecnologia da F1 em 2005 e recentemente contei um caso “maluco” de um amigo que foi proibido de correr online comigo. Dessa vez o assunto é mais diretamente ligado a corridas, tema principal deste site. E de quebra mostro o que o anfitrião (Lenovo) trouxe de grande novidade (nova linhade notebooks ThinkPad Edge).

A incrível experiência – deixando Tiago Camilo para trás

Dia 3 de agosto de 2010 a Lenovo convidou um grupo de jornalistas para anunciar a chegada da nova linha de notebooks, a Thinkpad Edge (mais detalhes sobre o notebook na segunda parte deste texto). Não por acaso o evento aconteceu no Kartódromo da Aldeia da Serra, pertinho de São Paulo. A idéia era associar os aspectos de velocidade e modernidade aos novos notebooks.


Vista aérea do Kartódromo da Aldeia da Serra perto de São Paulo

Na sequência do evento aconteceu uma corrida de kart com 14 jornalistas convidados. E é sobre esta experiência única que quero falar! Quem leu meu texto Pode jogar com todos menos com o Xandó sabe o quanto sou aficionado por simuladores de corridas. Nas pistas virtuais pode-se dizer que “mando bem”, embora com muito menos frequência que tempos atrás. Mas sabendo da importância do conhecimento da pista, procurei me informar. Nos dois dias que antecederam à corrida eu assisti a vídeos que achei no Youtube de pessoas andando forte na pista. Inicialmente eu me preocupei em decorar a pista, que é fácil, apenas sete curvas. Em um segundo momento eu passei a observar nos vídeos onde se acelerava “cravado”, onde era feita a frenagem… Enfim, fiz a lição de casa necessária.


Diagrama do circuito em detalhes, curva a curva

O piloto de Stock Car Tiago Camilo, que já foi campeão da Stock Light e vice campeão da Stock foi um convidado especial para o evento. Ele nos deu várias dicas e entrou primeiro na pista para nos mostrar o caminho das pedras, ou melhor, onde a pista é limpa e mais emborrachada, as melhores trajetórias…

Convém eu contar que andara de kart apenas uma única vez na vida. Isso foi há doze anos. Um grupo de amigos fechou uma pista “indor” em São Paulo por duas baterias seguidas. Na ocasião andei razoavelmente bem, fiquei em quarto lugar, mas tive um sério problema. No meio da segunda bateria tive que parar o kart em um canto da pista para vomitar. Fiquei super enjoado. O kart “gruda” no chão e a força “G” nas curvas me deixou mareado… Essa era toda a minha experiência de pista “real”. Já na virtual, muitas e muitas horas de pista.

Voltando à corrida, o Tiago Camilo saiu na frente e todos o seguiram para a tomada de tempo para a classificação. Foi óoooootimo eu ter assistido aos vídeos, pois me senti 100% “em casa” logo na primeira volta. Foram dez minutos de qualificação. Não forcei muito. Eu tinha conversado com o Tiago Camilo antes de ir para a pista. Eu tinha visto que nas curvas um e dois não precisava frear, apenas aliviar o pé um pouquinho. Ele me disse que não precisava aliviar, era para cravar pé no fundo. Na qualificação não fiz isso, diminuia nestas curvas. Até porque na teoria o pneu precisa ganhar temperatura para melhor aderência e o dia estava frio e recém parara de chover.

Entre os quinze corredores (os 14 jornalistas mais o Tiago Camilo), fiquei em terceiro lugar, um jornalista em segundo e o Tiago em primeiro (claro – o cara anda muito!!!).

Na largada já fiquei em segundo, pois estava por dentro e aliviei bem perto da curva. Obviamente o Tiago Camilo estava ali para ensinar e para se divertir. Ele largou na frente, mas claramente estava “pegando leve”. Os dois primeiros passaram por ele. Uma hora dei uma erradinha e caí para 3º. Passei o Tiago que estava só se divertindo e comecei a perseguir o primeiro colocado. O Tiago que estava em 3º começou a me empurrar literalmente! Como eu tinha uma saída de curva mais lenta, ele nas retas dava “totós” na traseira do meu kart fazendo aumentar a minha velocidade. Em poucas voltas estava colado no primeiro e consegui ultrapassá-lo.

Neste momento da corrida curva um e curva dois já tinham virado reta para mim, era pé no fundo como o meu mestre havia ensinado. A partir daí foi só curtição! O Tiago me passava, eu o passava, eu pensava em fechar a porta ele me passava por fora, por dentro… Fomos trocando de posição muitas vezes. Eu não tinha malícia e traquejo de piloto que sabe fechar a porta na hora certa. Por isso essa moleza. Já estávamos virando muito rápido.


Visão da curva 1 do circuito – pé no fundo

Em certo momento eu saí da curva dois (pé no fundo) e dei uma erradinha, fui mais longe que devia na zebra. Corrigi e o kart fez um pequeno pêndulo para a direita. Atravessei na pista arrastando de lado as quatro rodas, apontando a frente do kart para a grama. Não sei como consegui com atos de puro reflexo endireitar o brinquedo para o lado certo (curva leve para a esquerda). Também não sei como ele não me bateu, pois na saída da curva dois ele costumava estar grudado em mim.

Quando começaram a aparecer retardatários ficou complicado. Eu não sabia por que lado passá-los. Nessa hora o Tiago Camilo já na minha frente abriu, ou melhor, eu perdi ritmo e fiquei para trás. No trato com os retardatários ele era um “Senna” (audacioso e habilidoso) e eu um “Prost” (cauteloso e lento com os retardatários). Um jornalista me passou, mas eu o persegui por mais três ou quatro curvas e consegui devolver a ultrapassagem na tomada da curva um. Uma delícia!!! Percebi que ele freava um pouquinho e eu já fazia daquela curva uma reta como tinha aprendido com Mestre Camilo.

Algum tempo depois o Tiago Camilo também foi retido por retardatários em uma tomada de curva e eu me aproximei. Ele também estava “pegando leve”. Eu percebia que pilotava melhor quando o seguia. Parece que andava mais rápido do que quando ia à frente. Nada como ver como se faz com quem entende. Eu consegui ficar perto dele nas três últimas curvas da volta e bem na curva que antecede a da reta de chegada havia um retardatário andando beeeeem lento . Ele foi por fora e passou fácil o fulano, mas perdeu velocidade. Eu fui por dentro. De repente o retardatário me fechou (ele não me viu) e eu fui obrigado a cortar um pedaço da curva (passei com as quatro rodas na zebra). Assim acabei ultrapassando o Tiago Camilo. Mas logo no começo da reta eu tirei o pé do acelerador e fiz sinal para ele passar, devolvendo a posição. Ele emparelhou comigo e fez sinal para eu seguir na frente. Além de um pilotasso, um super cavalheiro nas pistas.

No final já eu estava mais “malandro”, sabendo fechar a porta, espalhando nas saídas das curvas na direção certa… Assim rolou mais uma deliciosa sessão de “passa e leva” do Tiago (que gente boa esse cara). Não fazia idéia que a corrida estava quase no final. Não senti o tempo passar! Escorreguei demais em uma curva e ele me passou. Uma volta depois acabou a corrida! Cheguei a 0.5 seg dele.

Na hora do podium acabei indo para o primeiro lugar, pois o Camilo era “convidado” (e que convidado) . Foi uma curtição total!! Meu melhor tempo foi na 6ª volta (a corrida teve 22 voltas). Isso porque nas outras ficou aquele incrível “passa um passa outro” que faz a gente perder algum tempo. Fiz 55.49 seg a melhor volta, 0.27 seg pior que a melhor volta do Tiago (55.22). O 3º colocado chegou a 8 segundos de mim e o 4º colocado a 35 segundos. O último colocado chegou cinco voltas atrás. Uma curiosidade, o recorde dessa pista é do Felipe Massa obtido no dia 2/2/2008, ele fez a volta em 52.28. Resumindo eu fui 3 segundos mais lento. Para mim motivo para comemorar!!!

Gente que experiência!! Como disse, eu só tinha andando de kart uma única vez na vida em um kart indoor e há muito tempo. Acho que ter estudado a pista na véspera e minha experiência “virtual” com corridas ajudou bastante. Agora eu sei o porquê estes pilotos correm. A adrenalina que corre nas veias é DEMAIS! Foram 20 minutos de prova que pareceram apenas 5 minutos!! E que legal ter “disputado” com o Tiago Camilo, uma HONRA para mim. Ficamos praticamente a corrida toda engalfinhados. Claro que ele “aliviou”, mas mais do que isso, ele foi sensacional. Sua postura dentro e fora da pista, ensinando, ajudando, fazendo a corrida se tornar divertida e emocionante! O título deste texto foi proposital e obviamente provocativo. Não o deixei para trás. Ele ganhou a corrida, mas tive o prazer de disputar com ele e isso teve saber de vitória para mim!

Foi para mim uma experiência INESQUECÍVEL!! Agradeço à Lenovo pela oportunidade. Foi sensacional a idéia de associar a tecnologia e a velocidade de seus produtos com a velocidade e emoção do kart. Foi realmente uma LENOVO DRIVE EXPERIENCE!!


Indumentária pronta, vamos para a pista!


Recebendo meu troféu de 1º colocado


Comemorando minha vitória com o Tiago Camilo

Os novos notebooks Lenovo ThinkPad Edge

A Lenovo apresentou a nova linha ThinkPad Edge que traz inovações importantes. No lado corporativo já exista há tempo a linha ThinkPad “clássica”, conhecida por sua robustez e confiabilidade (é o notebook usado nas viagens do ônibus espacial da NASA). No outro extremo existe a linha IdeaPad, focada nos usuários domésticos, com características mais apropriadas a este mercado (configurações e design). A linha EDGE aqui apresentada está no meio do caminho. Visa atender usuários de pequenas e médias empresas, aliando as características do ThinkPad clássico com um design menos sóbrio, configurações adequadas (velocidade) e um design modernizado. O acabamento externo é do tipo “Black piano” (e não o preto fosco do ThinkPad clássico) com o bonito detalhe do “pingo do i” (do nome Thinkpad) ficar iluminado em vermelho na tampa com o notebook ligado.

Este é um mercado extremamente importante, pois é projetado um crescimento de 38% sobre o volume de 2009, atingindo em 2010 cerca de 595 mil notebooks vendidos no Brasil para este segmento de pequenas e médias empresas. É mesmo um segmento incrivelmente promissor.

No começo de 2009 eu testei o modelo ThinkPad SL400 e nesta ocasião destacava o visual renovado daquele novo modelo. A linha EDGE por trazer os processadores Intel Core 2010 (Core i3 e Core i5) se diferencia da série SL por seu maior desempenho e a as linhas X, T e W como “topo de linha” que têm características corporativas como gerenciamento remoto (Vpro), mobilidade extrema (série X) e altíssimo desempenho (série W).

Os EDGE têm tela de 14 polegadas (resolução de tela padrão HD – 1366 x 768). Seus processadores são “duais” (dois processadores em um) e ainda dispõem nos modelos com Core i5 a tecnologia HT (hyper Threading) que cria 4 filas de execução de instruções no dois núcleos do processador agilizando sobremaneira a execução de programas ou múltiplos programas ao mesmo tempo. Outro diferencial (nos modelos com processador Core i5) é a tecnologia TurboBoost. Um programa que não usa intensamente um dos núcleos do processador pode ser bastante acelerado pois parte do potencial dos núcleos inativos é revertido para aquele núcleo mais sobrecarregado. Na prática isso pode representar uma diferença de 5% a 35% dependendo do programa. Algo incrível, aceleração máxima sob demanda e de forma segura pois a temperatura de cada núcleo é constantemente monitorada e dessa forma o “Turbo” entra em ação sempre de forma segura.

A conectividade está garantida! A rede sem fio é a mais evoluída, capaz de atingir velocidades de 300 Mpbs (padrão 802.11n ) e a rede Ethernet é padrão Gigabit que opera até 1000 Mbps. Também conta com Bluetooth interno para comunicação com dispositivos como mouse, tecaldos, celulares, smartphones, etc. e segundo a Lenovo alguns modelos podem dispor de rede WWAN (slot para SIMCARD – modem 3G).

Outra relevante diferença é o sistema gráfico. Utiliza a tecnologia de video integrada ao processador. Até a geração anterior um PC ou notebook podia ter apenas dois tipos de sistema de vídeo, “onboard” (embutida no circuito da placa mãe) ou “discreto” que é uma placa externa especializada e muito rápida (mas que sempre consome muita energia). O sistema Intel HD Graphics que embute o processamento do vídeo no próprio processador é o melhor dos dois mundos, um excelente desempenho, embora ainda inferior a uma placa “discreta” e consumo de energia muito baixo. Eu expliquei isso em detahes no artigo Core i5 de 32 nm Clarkdale GPU no processador . Fica o convite à leitura para quem quiser se aprofundar.

Eu sou proprietário de um ThinkPad T400, máquina que já tem mais de um ano. Por isso chamou minha atenção nos EDGE o teclado e o touchpad. O teclado, que mantém o clássico “trackpoint” (marca registrada dos Thinkpad), dispõe de teclas de ótimo tamanho, com maior espaçamento e mais “macias” (algo subjetivo mas definitivamente mais agradável que os teclados anteriores) além de protegidos contra humidade e derramamento de líquidos. Além de tudo isso houve uma redefinição das teclas de função e das teclas de comando do ThinkPad. Antes as funções de “aumentar ou diminuir brilho”, “aumentar ou diminuir o volume”, “suspender” ou “hibernar”, etc. necessitavam serem usadas em conjunto com a tecla “Function” (Fn). Agora todos estes tipos de comandos, usados com frequência, são acionadas diretamente e as teclas clássicas de função (F1, F2, F3,…, F12) que requerem o uso combinado da tecla “Function”, uma idéia simples mas que faz todo o sentido.


Teclado do ThinkPad Edge em detalhes

O touchpad cresceu bastante, ocupa uma larga área no notebook. Mas não apenas o tamanho que é diferencial. Ele é agora multigestural, isto é, permite que o usuário manipule objetos na tela usando dois ou mais dedos, como o movimento de “pinça” para mudar o zoom, a “rotação” e a “rolagem de tela”.


TouchPad multigestural, trakpoint e leitor de impressões digitais

A Lenovo com ajuda da Microsoft desenvolveu um processo de otimização em seu hardware para que algumas funcionalidades fossem mais evoluídas em conjunto com o Windows 7. Por exemplo este notebook tem tempo de inicialização ou desligamento sensivemente mais rápidos que sistemas sem esta otimização com ganhos de 40% aproximadamente.

Vem com o MS Office 2010 versão Starter, uma versão que apesar de contemplar apenas Word e Excel, não expira (não para de funcionar depois de algumas semanas), muito melhor que o MS Works que tradicionalmente acompanha muitos notebooks. E este pode ser atualizado apenas pela compra de um “serial key” para uma versão mais completa do Office 2010 (vem pré instalado com a versao 2010 Home and Student – Word, Excel, PowerPoiunt e OneNote – só precisando de um serial novo ser adquirido).

• Processador Core i3-330M (2.13 Ghz) ou Core i5-430M (2.26 Ghz)
• Dimensões 344 x 233 x 32.8-39.0 mm
• Peso 2.3 Kg
• Memória 2 a 4 Gb Ram
• Disco 250 Gb a 320 Gb
• Sistema Operacional Windows 7 Professional
• USBs 4 portas (sendo um energizada mesmo com o notebook desligado)
• Mídia Leitor de cartões 7 em 1
• Conexões HDMI, eSATA, VGA
• Segurança Leitor de impressões digitais
• Teclado resistente ao derramamento de líquidos
• Touchpad maior e com capacidade multigestutral (mais de um dedo ao mesmo tempo)
• Placa de vídeo Intel® Integrated HD Graphics (integrado ao processador)
• Baterias 4 células (2,9 horas) ou 6 células (4,5 horas)
• Tela 14.0”, HD 16:9 (1366 x 768), retroiluminada por LED
• Outros Webcam integrada, gravador CD/DVD

Algumas características são importantes e gostaria de destacar. A porta eSata que permite conectar HDs externos (que tenham conexão eSata) que trabalham na mesma velocidade dos HDs internos do notebook (3.0 Gbps contra 480 Mbps da porta USB convencional). A conexão HDMI que permite conectar o notebook a uma TV LCD ou LED de grande dimensão facilmente. A porta USB energizada permite que dispositivos como celulares, MP3 Players, etc. sejam carregados mesma com o notebook desligado. A tela retroiluminada por LED garante menor consumo de energia (autonomia de bateria) em relação às telas de LCD.

As diferentes versões do Lenovo ThinkPad Edge, com processasdores Core i3 ou Core i5, discos de 250 a 320 Gb, 2 a 4 Gb de memória chegarão às prateleiras na segunda quinzena de agosto de 2010. Os preços sugeridos são a partir de R$ 2.499,00 para o modelo equipado com processador Core i3, e a partir de R$ 2.999,00 com Core i5, por meio de revendedores, ou pelo site www.lenovo.com.br . Os preços podem variar de acordo com a região do País.

Flávio Xandó

PS: este texto foi originalmente escrito para o site FORUMPCs e especialmente adaptado para o AUTORACING a convite de meu amigo Adauto Silva.

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