F1 – Só a chuva pode tirar a vitória da Ferrari em Xangai

sábado, 8 de abril de 2017 às 16:44
Ferrari e Mercedes em Xangai

Ferrari e Mercedes em Xangai

Por: Adauto Silva

Apesar de Lewis Hamilton ter feito a pole-position com uma volta simplesmente fantástica no final do Q3, o carro da Ferrari é extremamente consistente. Pelas voltas onboard você simplesmente não consegue ver nenhum ponto fraco do carro.

A Mercedes escapa de frente principalmente depois de 3 ou 4 voltas com o mesmo pneu, enquanto a Ferrari se mantém equilibrada com qualquer composto pelo dobro do tempo. É só pegar os stints mais longos de Hamilton e Bottas e comparar com os de Vettel e Raikkonen desde os testes de pré-temporada e depois nos treinos e corrida na Austrália. Mesmo nas poucas voltas do TL3 da China, isso também aconteceu e mostra a clara vantagem do carro de Maranello sobre os alemães da Mercedes.

A sorte da Mercedes na China é que além de Hamilton ser um super-piloto e superar o claríssimo problema de seu carro numa volta voadora, quase que certamente o GP da China será disputado com chuva, senão eles não teriam chance contra a Ferrari, que no seco é favoritíssima para a corrida desta madrugada.

O próprio Vettel admitiu que “arregou” na última curva de sua volta voadora indo cedo demais no freio: “Fiquei feliz com a volta que fiz. Na última curva talvez eu tenha perdido um pouco, talvez tenha “arregado” (chickened) e ido aos freios um pouco cedo demais.”

E Kimi precisa parar de errar tanto, é uma no cravo, outra na ferradura. Seu carro é muito bom, mas nas voltas onboard você percebe que o finlandês se precipita demais ao volante na maioria das vezes. Quando ele erra numa curva ele quer compensar na próxima imediatamente e assim comete overdrive perdendo mais tempo ainda.

Os melhores pilotos não guiam só com as mãos e os pés. A calma, tranquilidade e auto-confiança tem papel fundamental na tocada do piloto. Se o piloto comente um erro, a única maneira de “consertá-lo” é completar a volta sem cometer mais nenhum, o que é difícil na corrida, mas imprescindível na classificação.

Bottas tem me impressionado pela atitude mental. Muito frio, o finlandês – na minha opinião – é atualmente o “ice man” da categoria, título que já foi de Kimi, mas que não condiz com a quantidade de erros que ele cometeu tanto na classificação de Melbourne quanto na de Xangai.

Numa categoria onde a briga é por décimos e muitas vezes por centésimos de segundo em pistas com cerca de 5 km, é a atitude mental que diferencia os bons e ótimos pilotos dos super-pilotos, já que a habilidade ao volante é muito similar entre os top 6 da F1.

Outro fator que vai influenciar demais na corrida desta madrugada é o tipo de acerto que cada carro foi à pista na classificação. Sabendo que a possibilidade de chuva para a corrida passa dos 80%, alguns pilotos podem ter feito acertos mistos, ou até de chuva mesmo. Não acredito que os oito primeiros fizeram isso, devido ao tempo que marcaram na classificação seca de hoje, mas daí para trás é uma incógnita.

A corrida promete muito, especialmente porque deve chover mesmo, a não ser que a previsão meteorológica esteja completamente furada.

É esperar pra ver…

Adauto Silva
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