Legend Cars – Marcelo Henriques conquista primeiro pódio nos Estados Unidos

Brasileiro ficou com o terceiro lugar na quinta etapa do campeonato de base do automobilismo norte-americano, disputada em Bradenton

Foram necessárias apenas cinco etapas para o piloto brasileiro Marcelo Henriques conquistar seu primeiro pódio no automobilismo norte-americano. Em um projeto de carreira diferenciado, o piloto natural de São Paulo escolheu a Legend Cars – categoria de base que inspirou a criação da Stock Júnior no Brasil há quatro anos – para ingressar no automobilismo dos Estados Unidos.

A quinta etapa da temporada foi disputada na pista de DeSoto, considerada o oval curto mais veloz da categoria, na cidade de Bradenton, na costa oeste da Florida. Depois de largar na oitava posição, Marcelo Henriques recebeu a bandeirada final em terceiro lugar.

“É muito positivo testar em pistas novas, e assim treinar o meu tempo de adaptação. Sei que isso acontecerá bastante nas categorias seguintes e preciso estar preparado para uma rápida adaptação”, comentou Henriques, que pela primeira vez na temporada participou de uma prova fora do oval de Auburndale.

O grid de largada da quinta etapa foi formado por um treino de classificação – e não por uma corrida preliminar, como de costume na categoria – com apenas duas voltas lançadas para cada piloto.

“Tentei arriscar e ser agressivo na classificação, mas cometi erros nas duas voltas”, lembrou Henriques, que ficou com o oitavo melhor tempo e largou pelo lado de fora do traçado do oval. Já na primeira volta Marcelo ganhou três posições. “Às vezes temos que arriscar, às vezes é melhor não. Assim que largamos senti que era a hora e deu certo. Quando consegui assumir a linha interna, a traseira ‘esparramou’ na saída da curva bem perto do muro e não deu tempo de evitar o toque. Mas por sorte isso não influenciou no rendimento do carro e deu para continuar até o fim”, relatou.

No restante da corrida, Marcelo Henriques acompanhou o ritmo dos líderes e nas últimas voltas se beneficiou da desclassificação de um adversário e conseguiu desviar de um incidente ocorrido pouco à frente, para ganhar mais duas posições e garantir seu lugar no pódio.

“Muito bom terminar o final de semana em terceiro, considerando que não conhecia a pista e a pouco mais de um mês atrás, nunca tinha andado em um circuito oval. É muito bom sentir que a adaptação a este estilo está sendo mais rápida do que eu esperava”, avaliou o brasileiro.

A próxima etapa da Legend Cars está marcada para o dia 16 de abril, novamente no circuito oval de Auburndale.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.