Le Mans 2010: Audi retoma hegemonia
sábado, 11 de junho de 2011 às 12:04A Audi conquistou mais uma vitória nas 24 Horas de Le Mans. Depois de ficar atrás nos treinos livres e classificatórios, a marca alemã não deu chances para a favorita Peugeot e ganhou a mais tradicional corrida de Endurance do mundo pela nona vez em 11 anos, retomando a hegemonia perdida em 2009 após cinco triunfos consecutivos.
A montadora alemã fez as três primeiras posições, ajudada pela desgraça da Peugeot. A marca francesa começou a corrida na frente com seus quatro carros (três oficiais) e tinha um rendimento muito superior. No entanto, um a um, seus bólidos foram tendo problemas, enquanto os Audis mostravam resistência.
Na classe P1, a vitória ficou com o carro nº 9, do trio Mike Rockenfeller, Timo Bernhard e Romain Dumas. O nº 8, de Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer chegou uma volta atrás, em segundo. O bólido nº 7, de Tom Kristensen, Allan McNish e Rinaldo Capello, ficou três voltas atrasado.
A Peugeot manteve as quatro primeiras posições após a largada. O pole Pedro Lamy (3) ficou em primeiro, com Frank Montagny (2) ultrapassando Marc Gené (1) e se posicionando em segundo. Nicolas Lapierre da ORECA Peugeot ficou em quarto e a Audi R15 de Allan McNish em quinto. Jonny Kane (LMP2), Oliver Gavin (GT2) e a Young Driver Aston Martin (GT1) começaram na frente em suas categorias.
O primeiro acidente da prova foi causado por Nigel Mansell após 17 minutos. O inglês bateu o seu Beechdean Ginetta-Zytek entre as curvas Mulsanne e Indianapolis, causando uma intervenção do Safety Car de 31 minutos. O “Leão”, de 56 anos, foi levado de ambulância para o hospital, mas não sofreu nada de mais grave. Mansell disputava a corrida ao lado de seus filhos, Leo e Greg, com um Beechdean Motorsport Ginetta Zytek.
Na segunda hora, o Peugeot nº 2 assumiu a liderança. O carro nº 3, de Sebastien Bourdais/Pedro Lamy/Simon Pagenaud, teve um problema de suspensão e abandonou quando ocupava a segunda posição, com o português ao volante na ocasião. O carro nº 1, com Anthony Davidson, pulou para a frente na quarta hora, com a Peugeot ainda tomando conta do evento.
A Audi nº 7, com Tom Kristensen ao volante, sofreu um grande atraso ao escapar da pista atrás da BMW M3 de Andy Priaulx. Na ocasião, o carro alemão estava dois minutos atrás dos líderes da prova. Depois disso, o mais próximo perseguidor dos Peugeots passou a ser o Audi nº 9, que com seis horas já estava uma volta atrasado.
Antes da oitava hora, a liderança mudou de mãos. O carro nº 1, então com Marc Gené, perdeu muito tempo nos boxes com um problema no alternador, após três horas em primeiro. Franck Montagny, com o bólido nº 2, passou para primeiro, seguido pelo ORECA de Olivier Panis. Os antigos líderes caíram para sétimo, na mesma volta dos líderes.
O carro da ORECA foi o próximo a ter problemas, por volta da metade da corrida. O nº 2 partia para uma vitória tranquila, sem os demais Peugeots na briga, mas um problema de motor entre a 16ª e a 17ª hora, com Franck Montagny ao volante, deixou a Audi nas duas primeiras posições, com o nº 9 na frente e o nº 8 em segundo.
As esperanças dos franceses ainda não haviam acabado. O carro nº 1 conseguiu descontar uma volta em relação aos Audis, tirava de 2 a 5s por volta e o final parecia dramático. O motor Peugeot, no entanto, novamente não aguentou, deixando as três primeiras posições com os carros alemães. O ORECA tentou se recuperar, vinha em quarto, mas também não resistiu.
Na classe P2, o Honda da Strakka dominou a prova e no final apenas administrou a vantagen. O trio vencedor, Jonny Kane, Danny Watts e Nick Leventis, chegou seis voltas na frente do Pescarolo-Judd nº 35, de M.Lahaye/G.Moreau/J.Charouz. O Lola do brasileiro Tomas Erdos chegou em terceiro, nove voltas atrás.
Na GT1, os favoritos Fords não confirmaram, e o triunfo ficou com o Saleen S7R do trio Gabriele Gardel, Roland Berville e Julien Canal. Eles ficaram quatro voltas na frente do Chevrolet Corvette guiado no final por Stephan Gregoire.
Na GT2, a Risi Ferrari vinha fazendo uma grande prova de recuperação, tendo largado em último e assumido a liderança após 2h30min. No entanto, antes da oitava hora, o carro de Jaime Melo teve um problema de câmbio, deixando a ponta nas mãos do Chevrolet Corvette nº 64, que rumava para a vitória até colidir com a Peugeot nº 1 de Anthony Davidson, outro acidente que provocou intervenção do Safety Car.
Quem acabou vencendo foi o Porsche 911 GT3 RSR, de Marc Lieb, Richard Lietz e Wolf Henzler. A Ferrari F430 GT de D.Farnbacher/A.Simonsen/L.Keen ficou com a segunda posição, duas voltas atrás. A BMW do brasileiro Augusto Farfus ficou em sexto.
Classificação da prova:
Pos Nº Classe Pilotos Equipe Carro Voltas Diferença Pit stops
1. 9 LMP1 M.Rockenfeller, T.Bernhard, R.Dumas Audi Sport North America Audi R15 TDI 397 397 voltas 33
2. 8 LMP1 A.Lotterer, M.Fassler, B.Treluyer Audi Sport Team Joest Audi R15 TDI 396 -1 volta 33
3. 7 LMP1 T.Kristensen, R.Capello, A.McNish Audi Sport Team Joest Audi R15 TDI 394 -3 voltas 33
4. 6 LMP1 S.Ayari, D.Andre, A.Meyrick AIM Team ORECA-Matmut Oreca 01-AIM 369 -28 voltas 33
5. 42 LMP2 N.Leventis, D.Watts, J.Kane Strakka Racing HPD ARX.01 367 -30 voltas 27
6. 007 LMP1 H.Primat, S.Mucke, A.Fernandez Aston Martin Racing Lola B09/60 Aston Martin 365 -32 voltas 30
7. 35 LMP2 M.Lahaye, G.Moreau, J.Charouz OAK Racing Pescarolo 01 Judd 361 -36 voltas 29
8. 25 LMP2 M.Newton, T.Erdos, A.Wallace RML Lola B08/80 HPD 358 -39 voltas 28
9. 24 LMP2 J.Nicolet, R.Hein, J-F.Yvon OAK Racing Pescarolo 01 Judd 341 -56 voltas 26
10. 41 LMP2 K.Ojjeh, T.Greaves, G.Chandalon Team Bruichladdich Ginetta Zytek 09S 341 a 2:12.700 31
11. 77 LMGT2 M.Lieb, R.Lietz, W.Hentzler Team Felbermayr Proton Porsche 911 GT3 RSR 338 -59 voltas 23
12. 89 LMGT2 D.Farnbacher, A.Simonsen, L.Keen Hankook Team Farnbacher Ferrari F430 GT 336 -61 voltas 24
13. 50 LMGT1 R.Berville, J.Canal, G.Gardel Larbre Competition Saleen S7R 331 -66 voltas 27
14. 97 LMGT2 M.Holzer, R.Westbrook, T.Scheider BMS Scuderia Italia Porsche 911 GT3 RSR 327 -70 voltas 28
15. 72 LMGT1 S.Gregoire, J.Policand, D.Hart Luc Alphand Aventures Chevrolet Corvette C6.R 327 a 2:24.241 26
16. 95 LMGT2 G.Fisichella, J.Alesi, T.Vilander AF Corse Ferrari F430 GT 323 -74 voltas 23
17. 76 LMGT2 R.Narac, P.Pilet, P.Long IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3 RSR 321 -76 voltas 22
18. 28 LMP2 M.Rostan, R.Meichtry, P.Bruneau Race Performance AG Radical SR9 Judd 321 a 1:31.736 29
19. 78 LMGT2 J.Muller, A.Farfus, U.Alzen BMW Team Schnitzer BMW M3 GT2 320 -77 voltas 27
20. 40 LMP2 M.Amaral, O.Pla, W.Hughes Quifel-ASM Team Ginetta Zytek 09S 318 -79 voltas 26
21. 75 LMGT2 P. Splunteren, N.Hommerson, L.Machiels Prospeed Competition Porsche 911 GT3 RSR 317 -80 voltas 26
22. 52 LMGT1 C.Nygaard, T.Enge, P.Kox Young Driver AMR Aston Martin DBR9 311 -86 voltas 22
23. 37 LMP2 P.Salini, S.Salini, T.Gommendy WR / Salini WR Zytek 308 -89 voltas 30
24. 88 LMGT2 H.Felbermayr Sr e Jr, M.Konopka Team Felbermayr Proton Porsche 911 GT3 RSR 304 -93 voltas 24
25. 26 LMP2 D.Brabham, M.Franchitti, M.Werner Highcroft Racing HPD ARX.01 296 -101 voltas 26
26. 39 LMP2 J.de Pourtales, H.Noda, J.Kennard KSM Lola B08/47 Judd 291 -106 voltas 22
27. 85 LMGT2 T.Coronel, P.Dumbreck, J.Bleekemoelen Spyker Squadron Spyker C8 Laviolette 280 -117 voltas 25
28. 11 LMP1 P.Drayson, J.Cocker, E.Pirro Drayson Racing Lola B10/60 Aston Martin 253 -144 voltas 30
– 1 LMP1 A.Wurz, M.Gene, A.Davidson Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi FAP
– 2 LMP1 N.Minassian, S.Sarrazin, F.Montagny Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi FAP
– 3 LMP1 S.Bourdais, P.Lamy, S.Pagenaud Peugeot Sport Total Peugeot 908 HDi FAP
– 4 LMP1 O.Panis, N.Voltaierre, L.Duval Team ORECA-Matmut Peugeot 908 HDi FAP
– 5 LMP1 N.Mansell, G.Mansell, L.Mansell Beechdean Mansell Ginetta Zytek
– 12 LMP1 N.Prost, N.Jani, M.Andretti Rebellion Racing Lola B10/60 Rebellion
– 13 LMP1 A.Belicchi, J-C.Boullion, G.Smith Rebellion Racing Lola B10/60 Rebellion
– 14 LMP1 C.Bouchut, S.Tucker, M.Rodrigues Team Kolles Audi R10 TDI
– 15 LMP1 C.Bakkerud, O.Jarvis, C.Albers Team Kolles Audi R10 TDI
– 19 LMP1 M.Lewis, B.Willman, T.Burgess Autocon Motorsports Lola B06/10 AER
– 29 LMP2 L.Pirri, M.Cioci, P.Perazzini Racing Box Lola B09/80 Judd
– 38 LMP2 J.Schell, F.Da Rocha, D.Zollinger Pegasus Racing Norma Judd
– 008 LMP1 P.Ragues, V.Ickx, F.Mailleux Signature Plus Lola B09/60 Aston Martin
– 009 LMP1 D.Turner, J.Barazi, S.Hancock Aston Martin Racing Lola B09/60 Aston Martin
– 60 LMGT1 T.Mutsch, R.Grosjean, J.Hirschi Matech Competition Ford GT Matech
– 61 LMGT1 N.Gachnang, R.Frey, C.Allemann Matech Competition Ford GT Matech
– 63 LMGT2 J.Magnussen, J.O’Connell, A.Garcia Corvette Racing Chevrolet Corvette C6 ZR1
– 64 LMGT2 O.Gavin, O.Beretta, E.Collard Corvette Racing Chevrolet Corvette C6 ZR1
– 69 LMGT1 A.Yogo, K.Yamanishi, H.Iiri JLOC Lamborghini Murcielago
– 70 LMGT1 E.de Doncker, B.Leinders, M.Palttala Marc VDS Racing Ford GT Matech
– 73 LMGT1 J.Jousse, X.Maassen, P.Goueslard Luc Alphand Aventures Chevrolet Corvette C6.R
– 79 LMGT2 A.Priaulx, D.Muller, D.Werner BMW Team Schnitzer BMW M3 GT2
– 80 LMGT2 S.Neiman, D.Law, J.Bergmeister Flying Lizard Motorsport Porsche 911 GT3 RSR
– 81 LMGT2 P.Gentilozzi, R.Dalziel, M.Goossens Jaguar RSR Jaguar XKRS
– 82 LMGT2 J.Melo, G.Bruni, P.Kaffer Risi Competizione Ferrari F430 GT
– 83 LMGT2 T.Krohn, N.Jonsson, E.van de Poele Risi Competizione Ferrari F430 GT
– 92 LMGT2 R.Bell, T.Sugden, B.Miller JMW Motorsport Aston Martin Vantage
– 96 LMGT2 L.Perez Companc, M.Russo, M.Salo AF Corse Ferrari F430 GT
24 horas, audi, autoracing, le mans, noticias, peugeot
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.