Klien diz que europeus sofrem para entrar na F1 hoje em dia

quinta-feira, 25 de novembro de 2010 às 17:40

christian klien hispania 2010 autoracingA globalização da Formula 1 fez com que pilotos de países com tradição no automobilismo, começassem a enfrentar dificuldades para ingressar na categoria.

Esta é a visão de Christian Klien, piloto com passagens pelas equipes Jaguar e Red Bull e que fez poucas corridas em 2010, pela fraca equipe Hispania.

O austríaco espera correr a temporada de 2011 completa, mas admite que será difícil, pois o dinheiro trazido por pilotos de países sem tradição na F1, fala mais alto do que outros atributos, nos dias de hoje.

“O caso de Nico Hulkenberg mostra que não há garantias”, disse Klien. “Ele teve um grande ano de estréia, com a pole position no Brasil, mas está desempregado”, afirmou o piloto, dando como exemplo a substituição do alemão Hulkenberg pelo venezuelano Pastor Maldonado, que comprou a vaga de Nico na Williams.

“A formula 1 se internacionalizou muito rápido e no passado, se você fosse um italiano, um francês ou um inglês, você tinha uma boa chance. Hoje temos mais cockpits disponíveis do que antigamente, mas o mercado de pilotos tem sido controlado por muito mais países: Russia, Índia, a região do sul da Ásia e agora provavelmente Coreia e China”.

“Olhe para a França e para a Itália, há 20 anos atrás tinhamos dez pilotos de cada um destes países e hoje?”, desabafou Klien.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.