Kaesemodel e Daniel Paludo são os poles da Porsche GT3 Cup Challenge

sexta-feira, 16 de setembro de 2016 às 19:26
Lico Kaesemodel

Lico Kaesemodel

A terceira passagem da Porsche GT3 Cup Challenge por Curitiba registrou os grids mais apertados da temporada 2016. Na classe Cup meio segundo separou os oito primeiros na fase final da classificação, enquanto na Challenge eram sete carros neste intervalo, sendo os quatro primeiros no mesmo décimo.

Destaque para Lico Kaesemodel, novamente pole em casa. O líder do campeonato da Cup fez não só a melhor marca do quali, como os dois melhores tempos do Q2. E isso foi decisivo para a manutenção de sua pole, uma vez que o piloto acabaria punido com a perda da melhor marca por atrapalhar Marcelo Hahn em giro lançado.

Com duas vitórias em Curitiba neste ano, Miguel Paludo, segundo no campeonato, completa a primeira fila com o Porsche #7. O terceiro no grid é Ricardo Baptista, também terceiro no campeonato.

Completam o top5 os outros dois vencedores na capital paranaense em 2016: Daniel Schneider e Pedro Queirolo.

Em franca evolução com os carros de corrida mais produzidos no mundo, o vencedor da etapa de endurance Marcelo Hahn larga em sexto e é o representante da Cup Sport mais bem classificado no grid. Já o líder da Cup Master, Maurizio Billi, foi o melhor competidor da divisão para pilotos acima de 50 anos de idade e sai em décimo no geral.

Na Challenge a pole ficou com Daniel Paludo, por meio décimo de vantagem sobre o líder da Challenge Sport, Eloi Khouri. Vice-líder do campeonato, o chileno Gonzalo Huerta cravou o terceiro tempo, um milésimo mais veloz que o jovem Christian Hahn, vencedor das duas últimas corridas. Cristiano Piquet parte em quinto lugar.

Neste sábado, a programação tem início com a primeira largada da classe Cup às 10h. A seguir acontece a prova da Challenge a partir das 11h, com a corrida complementar da Cup começando às 12h30.

As provas são exibidas ao vivo pelo site oficial da categoria, seu canal no Youtube e página no Facebook. Na TV, a previsão de exibição é pela Band no dia 25 às 13h

 

Momento Shell V-Power

A etapa de Curitiba marca uma nova premiação no campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge. A partir deste sábado e até o fim da temporada, o competidor protagonista da melhor manobra da etapa receberá o prêmio Momento Shell V-Power.

A manobra será indicada pelos especialistas em motorsport da fornecedora oficial de gasolina da categoria dos carros de corrida mais produzidos no mundo. Desde a prova de endurance em Interlagos, os carros da Porsche GT3 Cup Challenge competem abastecidos com combustível V-Power Racing.

O vencedor do Momento Shell V-Power em Curitiba será anunciado após o pódio da última prova deste sábado e receberá o respectivo troféu na próxima reunião do campeonato, em Goiânia.

 

Os treinos

Cup

Ricardo Baptista foi o primeiro a acelerar, seguido de seu irmão Adalberto. Os dois logo viraram abaixo de 1min21s (com o #10 registrando o melhor tempo do Q1) e trouxeram suas máquinas para box com apenas três voltas de treino, salvando equipamento para a parte decisiva da tomada de tempo.

Após os primeiros dez minutos de treino, o grupo do top10 aparentava estar definido, com Pedro Queirolo na décima e última vaga. E assim foram para o Q2.

Na marca de 5 minutos do Q2, Lico Kaesemodel aparecia na liderança, seguido por Queirolo, Schneider e Ricardo Baptista. Todos haviam andado abaixo de 1min21s.

Na parte final da tomada os competidores arriscaram mais e alguns inclusive saíram dos limites da pista, casos de Queirolo, Ricardo Baptista e Daniel Schneider.

Mas a marca de Kaesemodel se mostrou hegemônica. Em sexto, Marcelo Hahn foi o mais veloz da Cup Sport, enquanto Maurizio Billi, em décimo, registrou a pole da Cup Master.

 

Challenge

Eloi Khouri foi o primeiro a percorrer uma volta rápida, ficando a 37 milésimos da casa de 1min23s. Na marca de 5 minutos de treino, a bandeira vermelha foi acionada e cinco carros estavam no mesmo segundo. Atrás do virtual campeão da Challenge Sport vinham Gonzalo Huerta, Christian Hahn, Tom Filho e Cristiano Piquet.

Com o treino reiniciado, os carros #21 e #7 permaneceram nos pits. Mas Rodrigo Mello, Daniel Paludo e Rodolfo Toni se intrometeram entre eles.

Lutando pelas últimas vagas no Q2, Nando Elias, Otávio Mesquita, Christian Germano, Mauricio Salla e Marcio Mauro insistiram até a bandeirada. Então o #27 cravou o quinto tempo na volta final, com Mesquita abocanhando a última vaga em décimo.

Na fase decisiva do quali o primeiro a se destacar foi Cristiano Piquet, com 1min24s106. Eloi veio a seguir, à frente de Huerta, Toni e Paludo.

Na marca de 5 minutos Tom Filho cravou a pole provisória. Mas a seguir Paludo entrou na casa de 1min23s. Eloi fez o mesmo na passagem seguinte, mas não conseguiu desbancar a marca do gaúcho. A seguir ele baixou mais ainda, porém ficou a 0s050 do melhor tempo. Enquanto isso, Christian Hahn e Toni também entravam na casa de 1min23s, respectivamente em terceiro e quarto lugares.

A um minuto do fim, Gonzalo Huerta e Cristiano Piquet mostraram porque lideram o campeonato, embolando ainda mais o pelotão do top5, com o chileno em terceiro (um milésimo à frente de Christian Hahn) e Piquet em quinto.

 

 

Declarações dos pilotos

 

No Q1 estava todo mundo junto, os sete primeiros em cerca de dois décimos. Aí meu pessoal no box deu uma olhada na telemetria e viu que eu poderia melhorar um pouco numa freadinha aqui outra ali. Eram detalhes, que no final acabaram somando bastante. Consegui encaixar na primeira volta o que o pessoal disse que precisava melhorar e bati minha pole do começo do ano, sem peso extra. Agora estou com 50 kg e fui quase dois décimos mais rápido que na primeira etapa quando não tinha lastro. Então estou muito feliz. É o começo e a sexta-feira foi ótima

Lico Kaesemodel

 

Foi bom: do primeiro para o segundo quali meu carro começou a sair um pouco de frente, então fico feliz por ainda ter ficado no segundo lugar. O Lico virou três décimos mais rápido e eu teria que ter mexido um pouco no acerto do carro. Mas, enfim, primeira fila, largando por fora não é ruim. Vou procurar fazer uma largada limpa e daí pra frente me preocupar com a corrida. Claro que queria largar na pole, mas o negócio é ser constante e certamente o segundo lugar é positivo

Miguel Paludo

 

Vai ser uma corrida bem disputada. Especialmente a primeira, com os três líderes do campeonato saindo juntos lá na frente. É uma vantagem, mas vamos ver amanhã. Aqui é uma pista difícil de ultrapassar e onde sempre acontecem confusões na largada, por causa da primeira perna do S que é bem fechadinha. Vamos brigar os três lá, então a corrida promete

Ricardo Baptista

 

Com todo respeito à categoria Cup Sport, eu quero ganhar no geral. O objetivo do negócio todo é ganhar na Cup. Lógico que fico contente com o resultado na classe de iniciantes, que é a Sport, mas minha meta é ser primeiro no overall. E tinha chance de estar entre os primeiros. A diferença foi muito pequena. Vamos concentrar bem para fazer bem a primeira corrida e trabalhar para chegar ao pódio na geral

Marcelo Hahn

 

Foi um quali bem apertado, com cinco ou seis carros em questão de dois décimos. Então a corrida promete muito. Tenho que ir bem concentrado, fazer uma boa largada e procurar abrir o máximo possível para tentar garantir a vitória, que será muito importante para o campeonato

Daniel Paludo

 

Os tempos de hoje foram bem melhores que eu esperava, porque já tinha extraído bastante do setup do carro. Mas no final a pista esfriou e isso ajudou muito a baixar o tempo. Fiz minha melhor marca na quarta volta, o que significa que fui melhorando em cada passagem. Aí chegou na hora de fazer a chicane de alta e eu confiei mesmo e então veio o tempo. Estou muito feliz

Eloi Khouri

 

Foi uma classificação muito boa e difícil. Estamos todos bem próximos e o que está atrás de mim ficou a um milésimo. Vai ser uma corrida linda. Fico feliz por ter recuperado o ritmo porque estava difícil no início

Gonzalo Huerta

 

Espero uma corrida muito divertida! Com todo mundo andando no mesmo décimo de segundo isso aqui está incrível

Cristiano Piquet

 

Grids

Cup

1. Lico Kaesemodel, 1min20s617

2. Miguel Paludo, 1min20s742

3. Ricardo Baptista, 1min20s771

4. Daniel Schneider, 1min20s801

5. Pedro Queirolo, 1min20s819

6. Marcelo Hahn, 1min20s937

7. Marcel Visconde, 1min21s021

8. Adalberto Baptista, 1min21s023

9. Carlos Ambrósio, 1min21s202

10. Maurizio Billi, 1min21s798

11. Tom Valle, 1min21s542

12. Guilherme Figueirôa, 1min21s718

13. JP Mauro, 1min21s746

14. Marcio Basso, 1min22s084

15. Dario Giustozzi, 1min22s171

16. Paulo Pomelli, 1min23s525

 

Challenge

1. Daniel Paludo, 1min23s564

2. Eloi Khouri, 1min23s614

3. Gonzalo Huerta, 1min23s652

4. Christian Hahn, 1min23s653

5. Cristiano Piquet, 1min23s682

6. Rodolfo Toni, 1min23s742

7. Tom Filho, 1min23s984

8. Rodrigo Mello, 1min24s217

9. Otavio Mesquita, 1min24s696

10. Luiz Fernando Elias, 1min24s834

11. Mauricio Salla, 1min25s338

12. Rouman Ziemkiewicz, 1min25s383

13. Christian Germano, 1min25s596

14. Guilherme Reischl, 1min25s765

15. Marcio Mauro, 1min25s889

16. Roberto Samed, 1min26s032

17. Ramon Alcaraz, 1min26s445

 

Classificações

Cup

1. Lico Kaesemodel, 138 pontos

2. Miguel Paludo, 126

3. Ricardo Baptista, 116

4. Pedro Queirolo, 86

5. Daniel Schneider, 77

6. JP Mauro, 75

7. Adalberto Baptista, 57

8. Tom Valle, 54

9. Maurizio Billi, 51

10. Marcel Visconde, 50

11. Guilherme Figueirôa, 49

Marcio Basso, 49

13. Carlos Ambrósio, 48

14. Marcelo Hahn, 45

15. Esteban Gini, 40

16. Eduardo Azevedo, 30

17. Marcelo Stallone, 8

18. Fabio Alves, 7

Beto Leite, 7

20. Cláudio Dahruj, 6

21. Gil Farah, 5

Paulo Pomelli, 5

 

Cup Sport

1. Marcio Basso, 70

2. Carlos Ambrósio, 57

3. Adalberto Baptista, 52

4. Marcelo Hahn, 51

5. Beto Leite, 10

6. Gil Farah, 8

 

Cup Master

1. Maurizio Billi, 68

2. Guilherme Figueirôa, 56

3. Tom Valle, 46

4. Paulo Pomelli, 18

5. Marcelo Stallone, 11

6. Fabio Alves, 10

7. Cláudio Dahruj, 9

 

Challenge

1. Cristiano Piquet, 70 pontos

2. Gonzalo Huerta, 68

3. Otávio Mesquita, 56

4. Daniel Paludo, 48

5. Eloi Khouri, 46

6. Christian Germano, 35

7. Rodrigo Mello, 32

8. Ramon Alcaraz, 25

Luiz Fernando Elias, 25

10. Márcio Mauro, 24

11. Daniel Corrêa, 22

12. Christian Hahn, 20

13. Marçal Müller, 18

14. Luiz Arruda, 18

15. Roberto Samed, 16

Dario Giustozzi, 16

17. Rouman Ziemkiewicz, 15

18. Guilherme Reischl, 12

19. Beto Leite, 10

20. Mauricio Salla, 9

21. Juan Manuel Freddi, 4

22. Tom Filho, 3

23. Carlos Larrain, 2

24. João Lemos, 1

Bob Borowicz, 1

26. Alcides Amaral, 0

Francisco Horta, 0

Flavio Sampaio, 0

 

Challenge Sport

1. Eloi Khouri, 35

2. Christian Germano, 24

3. Ramon Alcaraz, 19

4. Luiz Fernando Elias, 18

5. Luiz Arruda, 13

6. Roberto Samed, 12

7. Marçal Müller, 10

8. Dario Giustozzi, 9

Guilherme Reischl, 9

10. Rouman Ziemkiewicz, 8

11. Beto Leite, 7

Mauricio Salla, 7

13. Juan Manuel Freddi, 2

14. Alcides Amaral, 0

João Lemos, 0

Francisco Horta, 0

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.