Johansson: Melhores pneus, melhores corridas na Fórmula 1

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018 às 9:13

Pneu de Fórmula 1

O ex-piloto de Fórmula 1, Stefan Johansson, acredita que parte do foco da F1 deve ser a melhoria dos pneus, uma vez que uma melhor aderência com menos downforce é uma boa receita para melhores corridas.

Os chefes da F1 estão trabalhando para definir a plataforma de regras de 2021 da categoria. Além do formato da unidade de potência muito debatida, a aerodinâmica também é uma área para a qual Ross Brawn e sua equipe de especialistas dedicam tempo e recursos.

Johansson, um homem com conhecimento valioso e senso comum quando se trata da F1, acredita que os pneus oferecem um meio melhor e menos dispendioso para melhorar as corridas do que a aerodinâmica complicada e onerosa.

“Não há como escapar dos efeitos da aerodinâmica, infelizmente”, disse o sueco. “Agora eles estão falando sobre a geração de downforce debaixo dos carros e não em cima. Isso pode ajudar a limitar a turbulência um pouco, mas não irá eliminá-la. Se você seguir outro carro ainda haverá ar sujo”.

“Já disse isso antes, mas vou repetir, sei que estou começando a parecer um disco quebrado. A maneira mais fácil de obter mais aderência – e seria tão fácil – é simplesmente melhorar os pneus”.

“Mesmo em um nível muito mais baixo do que a F1, como quando costumávamos correr de LMP2, poderíamos facilmente gastar um milhão de dólares em desenvolver a aerodinâmica do carro para ganhar, talvez meio segundo”.

“Então gastamos em um conjunto diferente de pneus que custou talvez 2 mil dólares e ganhamos um segundo e meio”.

“Não entendo porque melhorar os pneus nunca é mencionado na F1”, acrescenta Johansson.

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.