Jenson Button será o campeão

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011 às 2:17

button-aust2009-615

Jenson Button será o campeão

O título desta coluna pode parecer brincadeira, mas não é. Pode parecer uma previsão, mas também não é. Faltando ainda dez corridas para o final da temporada Jenson Button é o virtual campeão de 2009. São 26 pontos de vantagem para Rubens e 32 para Vettel. Impossível tirar essas diferenças? Não, matematicamente é claro que não, mas na prática só algumas catástrofes seguidas podem impedir o inglês de levar o título de 2009.

Mas por que então com tantas corridas pela frente já estou afirmando que o cara é o campeão? Simples, porque Button, “o cara”, está arrebentando! Faz tempo que não vejo um piloto com tanta confiança e vencendo com tanta facilidade como ele. O cara tem um carro magnífico, não comete um erro sequer e não dá a mínima para os adversários. Aliás, até nisso Jenson Button está com tudo, já que as tradicionais equipes de ponta da F1 estão uma draga este ano. A McLaren parece uma piada com seus dois carros que mal conseguem chegar no Q3 e nas corridas marcaram míseros 13 pontos até agora! A Ferrari não é nem sombra da potencia que foi nos últimos 10 anos. A Renault tem que colocar Alonso só no cheiro de gasolina para que ele chegue no Q3. Nas corridas os carros dessas três equipes simplesmente não aparecem, não andam nem perto do ritmo das Brawns e Red Bulls, ou seja, Massa, Hamilton, Raikkonen e Alonso não conseguem disputar nada contra Button. E mesmo que consigam daqui em diante, a vantagem do inglês sobre Massa e Alonso – que são os que tem mais pontos desse grupo, é enorme; 50 pontos!

O que falar de Rubens e Vettel, que estão muito mais próximos de Button na tabela? O termo mais apropriado seria “não acredito”. Em relação ao título Rubens está mal, acontece tudo com ele. Ora é o pneu, ora o cambio, ora o freio, ora a tática de corrida, ora tudo junto. Para Vettel está pior ainda, pois apesar de ele ter um carro excelente e ser um piloto muito rápido, ainda é bastante inexperiente e comete erros como os de ontem em Istambul, quando largando da pole e podendo tirar alguns pontos e minar um pouco a confiança de Button, errou sozinho na primeira volta e entregou a liderança de bandeja para o inglês.

Por outro lado Button parece um relógio. Agora parece claro porque Willians e BAR chegaram a ir ou ameaçar a ir aos tribunais por ele alguns anos atrás. O homem guia suave como ninguém, cuida dos pneus como ninguém, tira o pé para poupar equipamento quando precisa, é muito rápido, tem uma constância que chega a irritar e não faz nenhuma besteira, nenhuma. Está com tanta confiança que até sua fisionomia mudou.

E para piorar a situação do resto, as próximas 3 corridas do calendário serão em pistas amplamente favoráveis aos pilotos da Brawn. A exceção talvez seja a velocíssima Silverstone, onde a Red Bull tem uma pequena chance de fazer uma graça.

Incrível como a vida dá voltas. Há 6 meses atrás Button estava desempregado, a Honda tinha anunciado sua retirada da F1 e foi necessária uma engenharia política e financeira para que Ross Brawn pudesse assumir o espólio e chamar Button e Rubens de volta!

Eu sinceramente não esperava tudo isso. Lembro quando Ross Brawn disse que era uma pena a Honda desistir “justo no momento que ele sabia ter um ótimo carro para disputar a próxima temporada”. Desdenhei daquela declaração pensando que tratava-se de marketing para conseguir que alguém bancasse a coisa toda. A verdade é que o carro é campeão mesmo e que Button o vestiu como uma luva!

Até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.