Irmãos Sperafico comemoram volta da Stock Car a Cascavel

quarta-feira, 25 de julho de 2012 às 18:47

Stock12-RoSperaficoOs irmãos paranaenses Rodrigo e Ricardo Sperafico, que disputam a temporada de 2012 da Stock Car pela equipe Prati-Donaduzzi, comemoraram nesta semana o anúncio do retorno da principal categoria do automobilismo nacional ao autódromo de Cascavel, no Oeste do Estado.

Naturais de Toledo, cidade localizada a cerca de 40km do circuito, Ricardo e Rodrigo terão a oportunidade de correr em casa pela primeira vez desde que passaram a disputar a Stock Car.

A categoria não tinha uma etapa disputada no Autódromo Internacional de Cascavel-Zilmar Beux desde 1992, época em que os irmãos Sperafico, ainda crianças, corriam de kart. Eles viriam a estrear oficialmente em Cascavel no ano de 1998, quando disputaram a F-3 Sul-Americana. Em 1999, eles se despediram do autódromo correndo novamente pela F3 Sul-Americana.

“O autódromo de Cascavel foi muito importante para o automobilismo brasileiro, e era um legado que estava esquecido. Por isso comemoramos muito o anúncio da volta da Stock Car para cá”, disse Rodrigo Sperafico. “Toda a minha família, e muitas outras famílias de pilotos paranaenses começaram a correr nessa pista. Além de um traçado muito seletivo, o autódromo terá uma das melhores estruturas do país”, acrescentou o piloto.

As reformas no Autódromo de Cascavel praticamente criaram um novo circuito. Embora o traçado original tenha sido preservado – inclusive com reformas que melhoraram a segurança na curva do Bacião com a ampliação da área de escape e criação de uma área de segurança em asfalto no local -, praticamente tudo foi refeito.

“Estive na pista na última semana para dar uma olhada no andamento das obras e acompanhar o anúncio oficial do retorno da Stock Car a Cascavel, e, na minha opinião, o Autódromo Internacional terá uma das três melhores estruturas de pista do país”, avaliou Rodrigo.

“O traçado original foi mantido, mas a pista foi alargada em três metros em toda a sua extensão, o asfalto foi refeito e as estruturas de box, também. A reforma realmente ressuscitou essa pista, que foi muito importante para o automobilismo no Paraná, mas precisava destes ajustes”, encerrou Rodrigo.

A etapa de Cascavel substitui a pista de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no calendário 2012 da Stock Car. A prova será realizada no dia 16 de setembro, valendo a nona etapa do campeonato e representa, também, mais uma sede paranaense da categoria que já corre em Curitiba e Londrina.

Conheça alguns detalhes sobre o circuito paranaense (fonte: Vicar):

Autódromo Internacional de Cascavel-Zilmar Beux
Extensão da pista: 3.032 metros
Largura da pista: 12 metros
Sentido (curvas): anti-horário (7 curvas)
Ano de inauguração: 1970
Principais melhorias: revitalização completa do autódromo; recapeamento total da pista; alargamento da pista de 9 para 12 metros; trecho de 220 metros da pista em concreto; zebras no padrão FIA; ampliação das áreas de escape; construção de 36 novos boxes completos no padrão FIA e parque fechado; heliponto; área de lazer (camping, restaurantes/lanchonete); estacionamento.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.