Interlagos: 14 mortes desde 1940

quarta-feira, 20 de abril de 2011 às 19:41

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O falecimento do piloto Paulo Kunze, de 67 anos, em consequência de um acidente neste domingo na pista de Interlagos, foi a 14ª morte em 71 anos de existência do circuito.

Uma morte já é morte demais no esporte, mas quando comparado com inúmeros outros circuitos no mundo que recebem corridas quase todos os finais de semana, Interlagos tem uma média de 1 acidente fatal a cada pouco mais de 5 anos.

Os circuitos mistos mais perigosos do mundo que ainda recebem corridas são: Nordschleife, Le Mans e Ilha de Man TT.

Nordschleife, também conhecido como Nurburgring antigo, tem 22km e mesmo com as inúmeras reformas feitas, não recebe a Formula 1, a Moto GP ou a Indy. Muitas vidas foram perdidas em Nordschleife. Foi lá que Niki Lauda sofreu um acidente que o deformou para o resto da vida em 1976.

Le Mans, o circuito mais famoso do mundo, tinha a reta de Hunaudières com extensão de 5 km onde os protótipos alcançavam e mantinham uma velocidade de mais de 400 km/h durante um minuto. Mas essa reta foi dividida em três partes graças à instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns carros não tinham aerodinâmica suficientemente desenvolvida para poderem atingir grandes velocidades e acabavam tendo a tendência de levantar voo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 km/h (o recorde estabelecido foi de 405 km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ruptura total se não estivessem em ótimas condições. Além disso, os freios chegavam muito frios ao final desta reta e muitos carros simplesmente não conseguiam diminuir a velocidade o suficiente para fazer a curva Mulsanne e passavam reto. A situação era ainda pior visto que isto podia acontecer de noite e em meio a carros de GT, que percorriam a reta a cerca de 100 a 150 km/h mais devagar.

Segundo dados extraoficiais, 24 pilotos já perderam a vida em Le Mans, além de 82 espectadores.

Ilha de Man TT é um “circuito” perigosíssimo, na verdade uma estrada que passa por dentro de vários vilarejos da Ilha e tem 60km de extensão. Já fez parte do mundial de motovelocidade, mas hoje a Moto GP mantém distância segura de lá. Inúmeros pilotos morreram e continuam morrendo nas corridas realizadas na ilha. De acordo com estatísticas extraoficiais, 231 pilotos já perderam a vida no circuito da Ilha de Man TT, 4 dos quais em 2010.

Em relação aos circuitos ovais ainda em uso, Indianápolis e Daytona são os mais perigosos, com  56 e 24 acidentes fatais respectivamente.

Veja os pilotos que já faleceram na pista de Interlagos:

Milton Zapia em 1947
Djalma Pessolato em 1957
Fernando Mafra Moreira em 1962
Celso Lara Barberis em 1963
Dinho Bonotti em 1963
Américo Gioffi em 1964
José Almemida Santos em 1973
Paulo Rosito Filho em 1981
Zeko Gregurinic em 1985
Valdir del Grego em 1987
Rafael Sperafico em 2007
João Lisboa em 2011
Gustavo Sondermann em 2011
Paulo Kunze em 2011

RIP

AS – www.autoracing.com.br

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